TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II PROJETO DE INTERVENÇÃO ORIENTAÇÃO PARA VISITAÇÃO HOSPITALAR

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

PROJETO DE INTERVENÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA VISITAÇÃO HOSPITALAR

[pic 3]

João Pessoa

2019

IVANILDA TENORIO DA SILVA

PROJETO DE INTERVENÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA VISITAÇÃO HOSPITALAR

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná em requisito à produção textual individual interdisciplinar relativa ao 5º semestre, portfólio para a disciplina de:

Estágio Curricular Obrigatório II

Coordenador do Curso: Prof.ª  Valquíria Aparecida Dias Caprioli

João Pessoa

2019


SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO        4

2. JUSTIFICATIVA         5

3. OBJETIVOS        6

3.1 Objetivos Gerais

3.2 Objetivos Específicos

4. PÚBLICO ALVO         6

5. METAS A ATINGIR         6

6. METODOLOGIA         7

7. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        8

7.1 Recursos Humanos

7.2 Recursos Materiais

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORES        8

9. AVALIAÇÃO        8

10. CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

 


  1. APRESENTAÇÃO

A saúde necessita, incorporar novas dimensões e com isso tornar-se responsável por conquistas que até então, se colocavam externas a ela, sendo necessário ainda estabelecer critérios rigorosos para atender o anseio em localidades em que haja maior necessidade, e atingir a demanda que necessita de algum serviço maior, porque esse é o desafio da gestão em saúde, o que depende da eficiência e da eficácia do gestor.

Isto tudo implica na capacitação, qualificação e na real formação do gestor dos serviços, porque o papel deste é estabelecer para sua equipe um modelo ideal para com o ambiente hospitalar, buscando executar projetos definidos, padronizando os serviços, investindo na qualificação profissional do quadro técnico, buscando a implementação da tecnologia dos serviços oferecidos, atuar na coordenação e na administração das responsabilidades e compromisso.

Torna-se evidente que a orientação para visitação hospitalar, a socialização não deve ser vista apenas como um programa, mas como uma política que atravessa as diferentes ações.

Pode-se dizer que durante o período de internação a presença dos familiares junto ao paciente é valiosa por garantir dignidade as inter-relações pessoais do enfermo. Ao redor do mundo, experiências de flexibilização dos horários de visitação familiar têm se demonstrado seguras e reprodutíveis.

Congruente com esse cenário, o projeto em questão foi elaborado com o intuito de tornar o atendimento mais humanizado e centrado nas necessidades do paciente e da família.

A visita hospitalar é um ato que propicia a melhora no tratamento de qualquer enfermidade.

Portanto, pode-se dizer que esse projeto tem a intenção de minimizar o sofrimento e a dor do paciente, decorrente do seu afastamento do habitat natural, causado pela internação hospitalar em consequência ao seu estado de doença, acolhendo-o e reconfortando-o da melhor maneira possível, buscando agilizar os processos de trabalho que possam propiciar maior resolutividade e otimização do tempo médico de permanência durante a internação do paciente.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente projeto será desenvolvido pela estagiaria de serviço social, o qual está direcionado a orientação da visitação hospitalar, onde o estágio é no Hospital Ortotrauma de Mangabeira, localizado na cidade João Pessoa/PB.

A sua execução se dará através de ações planejadas voltadas aos visitantes e aos usuários dos referidos setores, no intuito de facilitar o acesso dos mesmos as informações imprescindíveis.

O referido projeto propõe um trabalho educativo que se fundamenta na perspectiva da Educação em saúde, como instrumento promotor da saúde, o intuito central é que tanto o acompanhante como o visitante deve ser orientado sobre seus direitos e deveres como cidadão, pois o mesmo é representante da rede social da pessoa internada que o acompanha durante toda permanência nos ambientes de assistência à saúde.

Mas, antes de propor qualquer intervenção, o usuário visitante será entrevistado permitindo o estabelecimento de objetivos e metas a serem realizadas na instituição junto com o serviço social e atendendo assim a real necessidade do usuário e da instituição.

Foi observado que muitos visitantes demonstram certo desconhecimento em relação a seus direitos no campo da saúde. Com isso, optou-se por elaborar um projeto de intervenção, visando contribuir com as ações do Serviço Social na sua permanente busca por respostas críticas e criativas para seu cotidiano, como também para o fortalecimento do sujeito, no sentido da ampliação do conhecimento em relação a seus direitos de cidadania.

Para êxito da proposta de implementação da política de socialização com os visitantes hospitalar, faz-se necessário, entre outras questões, o compromisso ético-político da equipe interdisciplinar com os usuários, visando à ampliação de processo de universalização do acesso à saúde e da participação popular na condução das políticas públicas.

  1. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

  •   Apoiar e orientar os pacientes internados, visando esclarecer as rotinas do hospital, funcionamento da unidade de internação em estiver o paciente, esclarecendo quais os direitos sociais, cuidados necessários a recuperação de sua saúde.

3.2 Objetivos Específicos

  •  Socializar informações junto aos acompanhantes dos pacientes quanto aos direitos e deveres de cidadania;
  •  Melhoria de acomodações para os internados;
  • Fazer levantamento sobre o grau de satisfação ou insatisfação da higienização hospitalar e pessoal;
  • Contribuir para estimular a reflexão dos acompanhantes com relação ao papel do Assistente social no campo da saúde pública.

  1. PÚBLICO ALVO

Constituem público alvo do presente projeto as famílias, bem como as acompanhantes, junto a equipe interdisciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (76.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com