TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera-UNIDERP Centro de Educação à Distância

CATARINA DA MOTTA SILVA – RA: 9910177479

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II


[pic 2]

Universidade Anhanguera-UNIDERP Centro de Educação à Distância

CATARINA DA MOTTA SILVA – RA: 9910177479

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.

Supervisor(a) Acadêmico(a): Roseane Rocha Neto Supervisor(a) de Campo: Leedyan Casaes


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.        5

DESENVOLVIMENTO.        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS.        9

REFERÊNCIAS.        11


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Catarina da Motta Silva Curso: Serviço Social

Tel:*********        E-mail: catarina_motta23@hotmail.com Nível do Estágio Supervisionado: Nível II

Local de Estágio: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE/Feira de Santana-Ba.

Supervisor(a) Acadêmico(a): Roseane Rocha Neto Supervisor(a) de Campo: Leedyan Casaes

Carga horária: 150        Início: 13/03/17        Término:19/06/17


INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo expor sobre as experiências vivenciadas em campo no estágio supervisionado II , do 7º semestre do curso de graduação em Serviço Social do Centro de Educação à Distância, da Universidade Anhanguera-UNIDERP, que foi realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE/FSA- Ba, localizado na Rua da APAE, s/n, Tanque da Nação, de 13 de março de 2017 a 19 de junho de 2017, com carga horária de 150 hs.

Durante a vivencia no campo de estágio foi acompanhado a rotina do trabalho prestado pelo setor de serviço social da instituição. Além de acompanhar, também foi possível realizar algumas de suas atividades, tais como: registrar os atendimentos no prontuário, preencher ficha de triagem, atualizar no sistema os dados dos associados na instituição, acompanhar a supervisora nas visitas domiciliares, realizar contato por telefone com associados.

No período em que o acadêmico tem a sua experiência como estagiário, não só está sendo avaliado por um supervisor, mas está avaliando a si próprio, como também está em um momento de preparação profissional. A relação entre supervisor e estagiário é uma troca muito valiosa, pois o conhecimento para a prática da profissão não se resume apenas no espaço acadêmico, mas sim numa soma de teoria com a prática no campo de estágio.

É o campo de estágio que possibilita o contato com os instrumentos e técnicas utilizadas pelo assistente social no atendimento às demandas. O que era visto apenas nos materiais didáticos, podem melhor ser absorvidos quando executados. A experiência de estágio supervisionado em Serviço Social revela-se importante para  o processo de formação, aprimoramento e aprofundamento profissional.

O projeto de intervenção foi realizado com dois encontros nos dias 12 e 19 de junho deste ano, no Clube de Mães da APAE, na qual falou-se sobre inclusão da pessoa com deficiência, em que nos encontros foram feitas algumas atividades que, objetivavam estimular a família a promover a inclusão no âmbito familiar. Nesse


projeto, estagiário e supervisor de campo se uniram com a finalidade de construí-lo, por se fazer necessária a contribuição do profissional para orientação e coordenação.

Por meio deste relatório será possível saber mais sobre a referida instituição onde o projeto de intervenção foi desenvolvido, saber sobre o seu processo de construção  e aplicação, as contribuições do serviço social e os resultados obtidos com o projeto.


DESENVOLVIMENTO

A APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana presta serviços gratuitos, articular junto aos poderes públicos, municipais e entidades privadas, políticas que assegurem o pleno exercício dos direitos da pessoa com deficiência; promove e articula serviços e programas de prevenção, educação, saúde e assistência social, lazer, esporte, visando à inclusão social; promove a melhoria da qualidade de vida, buscando assegurar-lhe o pleno exercício da cidadania; incentiva atividades produtivas com a finalidade de gerar renda.

Neste estágio II, além de acompanhar os atendimentos realizados pelo serviço social, também foi possível Para além dessas outras atividades, também a criação de um projeto de intervenção na APAE que foi elaborado de acordo com o diagnóstico social realizado no estágio I, que permitiu traçar o perfil do público alvo.

O projeto foi intitulado “ Inclusão começa em casa”, pois foi percebido que havia a necessidade de abordar sobre a importância da família na inclusão da pessoa com deficiência, com o intuito de fortalecê-las, pois muitas vezes a sociedade as vê com um olhar de comiseração, não enxergando a pessoa com deficiência como sendo um sujeito que possa exercer sua cidadania, como se fossem pessoas incapazes.

O processo de construção e aplicação do projeto contando desde as discussões sobre como deveria ser feito o projeto, a sua elaboração, apresentação aos supervisores para aprovação, apresentação às participantes e aplicação, em seu cronograma totalizou três meses.

O Clube de Mães da APAE é o local onde elas aprendem costura e artesanato e ao mesmo tempo dividem suas experiências, e foi justamente este espaço escolhido para aplicação do projeto , em que foram feitos dois encontros no mês de junho, nas segundas-feiras pela tarde em que houveram mini palestras, distribuição de folder com informações sobre os temas discutidos no projeto, dinâmica em grupo. Os dois temas abordados foram: A importância da família na inclusão da pessoa com deficiência e Saber direitos também é uma forma de inclusão, sendo um tema para cada encontro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com