TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas brasileiras de serviços hospitalares

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará um estudo baseado no texto “Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: Um novo modelo de Gestão”; tendo como principal objetivo analisar todos os dados apresentados no mesmo assim como a metodologia utilizada, seus dados e gráficos, o panorama em que se encontram os hospitais universitários federais - inseridos em um contexto histórico marcado pela lógica produtivista, reforma do Estado e precarização das condições e relações de trabalho assim como as pespectivas de melhoramento e \ou mudanças.

Trata-se de um artigo que tem por objetivo analisar e compreender a nova proposta da política de gestão nos Hospitais Universitários Federais por meio da empresa brasileira de serviços de hospitalares e realizar a gestão destes serviços de saúde pública.

        

2- DESENVOLVIMENTO

         

         A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é uma empresa pública criada pelo Governo Federal com autorização do Poder Legislativo com recursos 100% públicos, dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, que será regida por seu Estatuto Social e Regimento Interno.
             Os hospitais universitários federais são importantes centros de formação de recursos humanos na área da saúde e prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados. Além disso, no campo da assistência à saúde, os hospitais universitários federais são centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as diversas patologias. Isso garante melhores padrões de eficiência, à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de educaçãõ continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo sistema de saúde.
 

Os hospitais universitários apresentam grande heterogeneidade quanto à sua capacidade instalada, incorporação tecnológica e abrangência no atendimento. Todos desempenham papel de destaque na comunidade onde estão inseridos.  

O principal objetivo deste texto é levantar dados referentes tanto a importância dos Hospitais Universitários Federais, quanto as necessidades e as diversas situações de precariedade em que estes se encontram, sendo assim o autor teve como base para a elaboração do texto o método que trata-se de uma investigação qualitativa e descritiva, utilizando uma amostragem sistemática, pois esta, é muito utilizada quando os elementos a serem pesquisados já se encontram organizados ou ordenados de alguma maneira não sendo necessário construir o sistema de referência.

Na figura 1 que mostra força de trabalho dos HUFs o gráfico utilizado foi o denominado de setores ou pizza, foi apresentado neste gráfico que sua maior parte de funcionários ou seja, os contratos que predominam no gráfico são formadas por profissionais da RJU com 51,27%, em segundo vem a CLT (Fundação) com 17,82%, em órdem decrescente seguem os terciarizados com 16,09%, a CLT (Universidade) com 8,90%, a RPA com 3,40% e por último a SSPE com 2,51% este mostra as divergências e a precarização das relações de trabalho inseridas dentro das HUFs onde estes possuem vários tipos de vínculos e estes pór sua vez geram diferenças quanto a relação empregado e empregador, remunerações, cargas horárias diferentes inseridos em uma mesma instituição. Essas relações de trabalho geram de certa maneira desconforto entre os profissionais pois acabam previlegiando uns e outros não tornando assim o ambiente de trabalho em verdadeiras arenas para que os profissionais se tornem individualistas e competitivo ao ponto de prejudicarem a si mesmos e aos usuários do sistema .

Na figura 2 – Totalização das dívidas dos HUFs mostra  as dívidas adquiridas pelas HUFs sendo que a maior concentra-se em encargos trabalhistas com 32,68% seguida pelos fornecedores que são responsáveis por 32,64% da dívida os empréstimos bancários aparecem com 6,97% e são de certa maneira uma vávula de escape utilizada para cobrir outras dívidas ou seja, como citado no próprio texto a gestão por meio de improvisação.

O Serviço Social tem na questão social um dos elementos fundantes da profissão, uma vez que seus profissionais historicamente trabalham na execução das Políticas Sociais Públicas que constituem respostas às diversas expressões da questão social produzidas pela sociedade capitalista. Na contemporaneidade, os profissionais do Serviço Social têm se deparado tanto com o aprofundamento da questão social, em função das suas novas configurações, e, conseqüentemente com o aumento de demandas no seu cotidiano profissional, quanto com a desqualificação dessa mesma questão social. Em outras palavras, a questão social que deve e necessita ser tratada como uma questão política, passa a ser vista a partir de referenciais morais, com um forte apelo à filantropia custeada pela iniciativa privada, destituindo o caráter público dos direitos sociais da população demandante das políticas de proteção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com