TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Restaurante Felini

Artigos Científicos: Estudo De Caso Restaurante Felini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 7

1) Como podemos perceber os diversos aspectos da cultura organizacional? Qual o impacto de tais valores e cultura no perfil do colaborador a ser contratado?

Resposta:

Problema: Cada empresa tem uma “personalidade”, uma maneira de ser vista e compreendida por seus membros e stakeholders. Algumas abertas a participação, outras mais fechadas.

Conteúdo(conhecimento):Cultura Organizacional.

Competência e Perfil:

(C2) Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.

(P2): Ser capaz de compreender diferentes modelos de gestão organizacional.

A cultura organizacional pode ser evidenciada em diversos aspectos no Restaurante Fellini, podemos criar um link com a relação estabelecida pelo autor Chiavenato em ‘O iceberg da Cultura Organizacional – 1999’, entre a cultura organizacional e um iceberg, todo o sucesso e bom desempenho do restaurante pode ser considerado a parte mais superficial, aquilo que é visível a olho nu, a superfície desta grande pedra de gelo. O que realmente sustenta isso tudo é o que esta encoberto, sendo assim, não visível para aqueles que analisam sem profundidade, que consiste em todo o procedimento e elaboração criada pelo proprietário Nelson Laskowsky, os quais seriam os pilares de sustentação deste grande empreendimento.

Todos os princípios, valores, crenças, rituais e normas presentes na organização, juntamente com este clima familiar e aconchegante, influenciam e guiam seus colaboradores para o êxito. Nem mesmo a densa concorrência impediu que chegassem a frente, usando dotes como o da educação e cordialidade, gerando assim, um publico satisfeito e por consequência fiel.

Um dos principais pontos tratados por Nelson é uma boa atmosfera de trabalho. Ressaltam que, em primeiro lugar esta satisfação do cliente interno juntamente com a técnica administrativa do win win win, todos saem ganhando, colaboradores, clientes e sócios.

Em se tratando de colaboradores, cabe ressaltar a importância e obrigatoriedade de que tais funcionários se enquadrem nos pré-requisitos culturais e nos valores da empresa. Ainda, cabe destacar a importância de cada um dos colaboradores para o perfeito andamento desse empreendimento, já que, como é sabido, esses estão em contato direto não somente com as atividades especificas do restaurante, mas também com a questão organizacional e administrativa do mesmo.

2) Avalie as formas de motivação empregadas por Nelson e sua família.

Elas se aplicam a alguma teoria da motivação? Qual? De que forma? Qual a importância da motivação dos colaboradores em empresas de prestação de serviços?

Resposta:

Problema: Ao conhecer diferentes empresas, você nota que há grande distinção na forma de tratar as pessoas no ambiente de trabalho. Pode ser que seja a cultura da organização ou do gestor que estão interferindo.

Conteúdo (conhecimento):Teoria “Y” de Mcgregor.

Competência:

(C2) - Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.

(P2) - Ser capaz de compreender diferentes modelos de gestão organizacional.

A motivação de colaboradores dentro de uma empresa é importantíssima porque só assim eles estarão trabalhando com vontade e irão ter uma melhor produtividade. As formas de motivação escolhidas por Nelson, no restaurante Fellini, são um exemplo de motivação aos funcionários visto que, se trabalharem bem, ganharão bônus, se a produtividade for alta, ganharão bônus, se forem elogiados por sua boa educação, ganharão bônus assim levando eles a agir corretamente, sempre tratando todos muito bem e sempre procurando reduzir custos e aumentar sua produtividade.

A motivação que Nelson aplica em seus funcionários está ligada a teoria da motivação, onde as pessoas têm necessidades sociais, de status e de auto realização, incentivando-os sempre a quererem ser melhores dentro da empresa, dando-lhes cursos, incentivos e ajudas financeiras, que implicam em uma melhor realização de tarefas, pois ao receber tantos benefícios os colaboradores sentem se felizes ao perceberem que são reconhecidos como bons trabalhadores e que atendem às normas prescritas e alcançam os objetivos da empresa, sempre caminhando para o sucesso profissional.

Tendo em vista isto se ressalta a importância dos chefes motivarem seus colaboradores, para que possam, em um todo, se satisfazerem, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, sempre almejando o sucesso e também a excelência de processos e produtos, para combater as necessidades e os desejos de seus clientes e assim satisfaze-los. Por sua vez estes criaram um vínculo e voltando sempre lugares onde são bem tratados e possuem um atendimento de qualidade.

3) Como ocorre o processo de liderança no restaurante? Qual estilo de liderança é adotado? Quais as vantagens de se adotar este estilo?

Resposta:

Problema: Nem sempre colaboradores capacitados conseguem trazer bons resultados se não contarem com um bom líder. Mas temos que entender o que significa liderar.

Conteúdo (conhecimento):A liderança

Competência:

(C5) - Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com o reconhecido nível de precisão.

(P2) - Ser capaz de compreender diferentes modelos de gestão organizacional

O processo de liderança no Restaurante Fellini foi desenvolvido pouco a pouco juntamente com as adaptações feitas por Nelson. Dentre inúmeras ideias inovadoras pode ser elencado um meio de liderança notoriamente democrático, onde o líder é flexível diante de todas as situações, adequando seu estilo de agir a cada tipo de pessoas, sempre procurando alcançar o melhor de seus liderados.

Essa postura vem acompanhada de uma gestão participativa, na qual todas as diretrizes, tanto da parte comercial e administrativa como a de recrutamento e seleção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com