TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado II

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

AGNES MARIA DE CASTRO FONSECA – RA 400796

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

 SERVIÇO SOCIAL

ATIBAIA – SÃO PAULO

2015

AGNES MARIA DE CASTRO FONSECA – RA 400796

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

SERVIÇO SOCIAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Serviço Social.

ATIBAIA – SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

II - DESENVOLVIMENTO        05

III – CONSIDERAÇÕES FINAIS        07

BIBLIOGRAFIA:        08

IDENTIFICAÇÃO

Nome da Estagiária: AGNES MARIA DE CASTRO FONSECA

Curso: SERVIÇO SOCIAL

Telefone: (11)  97224-4107               email: agnesfonseca@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: II

Local de Estágio: DEPARTAMENTO DE AÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Endereço: TRAVESSA CAPITÃO SILVESTRE, Nº 15, CENTRO, NAZARÉ PAULISTA

Nome da Supervisora Acadêmica: ARLETE DA SILVA SANTOS

Nome do Supervisor de Campo: DIVANEIDE ALVES DA SILVA

Carga horária: 114 horas             Início: 11/15/2015                   Término: 05/06/2015


I - INTRODUÇÃO

           Neste estágio realizado juntamente ao Departamento de Ação e desenvolvimento Social, localizado no Município de Nazaré Paulista foi uma experiência totalmente diferenciada por não conhecer área.

Devido possuir uma grande experiência na área de Criança e Adolescente, trabalhar no Departamento fez com que todos os problemas pessoais não chegassem perto das experiências adquiridas, devido diariamente lidar com vulnerabilidade dos usuários acompanhados e atendidos.

Este estágio foi realizado com muita vontade de adquirir novas experiências, devido se identificar com Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, tendo o Departamento de Ação e Desenvolvimento Social como desafio a ser cumprido.

Será abordada a problemática enfrentada pelos Assistentes Sociais, suas atividades e metas a serem cumpridas, as demandas, o atendimento personalizado, a busca de melhorias de vida e o tentar esclarecer o significado e o trabalho do Departamento.

As orientações do Assistente Social Supervisor de Campo (Divaneide) possibilitou ainda mais conhecimentos, tratando o assunto conforme visto com a Supervisora Acadêmica (Arlete) e assim alcançando os objetivos com o avanço na sabedoria, tendo como foco principal o que determina as Leis e Normativas.

Este estágio esclarece a importância das Políticas de Proteção aos usuários, sendo ofertados e orientados, tendo como principal informação seus direitos assegurados por Lei. Neste sentido, fazendo com que os assistidos gradativamente consigam sair da situação de vulnerabilidade que se encontram e com isso obter uma vida de melhor qualidade para os protagonistas.  

II - DESENVOLVIMENTO

Na realização do presente estágio foi observado que o Departamento de Ação e Desenvolvimento Social do Município de Nazaré Paulista tem como missão assegurar os direitos dos indivíduos que necessitam da garantia de seus direitos, com o objetivo de fortalecer, acolher, promover, regatar a integridade física como moral, elevar a autoestima, reconstruir os vínculos familiares, melhorar a qualidade de vida, garantir seus direitos que estão assegurados por Lei, entre outros.

O Departamento de Ação e Desenvolvimento Social tem como principal norteador o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a Lei Orgânica da Assistência social – LOAS, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, a Política Nacional de Assistência Social e entre outras Resoluções que constroem as Políticas da Assistência Social.

A organização da Assistência Social tem como base a descentralização política-administrativa para os Estados, Distrito Federal e os Municípios, tendo a Proteção Social Básica (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS) e Proteção Social Especial (Centro de Referência Especial de Assistência Social – CREAS), sendo um instrumento de proteções que identificam e previnem as situações de risco e vulnerabilidade social.

O Departamento de Ação e Desenvolvimento Social de Nazaré Paulista oferece o CRAS que nele está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de proteção Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Assim realizando atendimentos e acompanhamentos dos usuários que necessitar, tanto por encaminhamentos, como por procura espontânea, sempre com o intuito de proteção, garantia de direitos e prevenção de risco social.

A procura é grande dos usuários com o Benefício Bolsa Família no Departamento, onde é um programa do Governo Federal, sendo ofertado como benefício básico, destinado a unidades familiares que se encontrem em situação de extrema pobreza. A procura dos usuários é para se cadastrar, realizar a pesagem, tirar suas duvidas, ver o dia de pagamento, entre outros.

Os atendimentos realizados no Departamento são de primeira linha pela Assistente Social, dando oportunidade de escuta qualificada, conforme a demanda dos usuários, que muitas vezes não são ouvidos pelas pessoas, tendo acompanhamento especializado com respeito, dignidade, sem discriminação, diversidade, atenção, qualidade e trabalho articulado juntamente com a rede socioassistencial.

O Departamento aciona a rede para garantir os direitos dos acompanhados ou atendidos, como: inclusão no Bolsa Família, incluir no Cadastramento Único para ser inserida nos Programas Sociais do Governo Federal, acesso à documentação (RG, CPF, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento e Casamento, Carteira de Trabalho, etc), acesso nos programas Proteção Social Básica, Serviços de Políticas Públicas Setoriais (Saúde, Habitação, Trabalho e Renda), Redes Sociais locais e Movimentos Sociais, Órgãos de Defesa de Direitos, Sistema de Segurança Pública,  Benefício de Prestação Continuada – BPC, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com