TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA, ALICERCE DA VIDA

Por:   •  23/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO DE PESQUISA

FAMÍLIA: ALICERCE DA VIDA

Educando(a): Letícia Schneider

Estado do Rio Grande do Sul, Novembro de 2016

INDÍCE

1. APRESENTAÇÃO_________________________________________3

1.1 OBJETO DE PESQUISA____________________________________3

1.2 PROLEMA DE PESQUISA__________________________________3

1.3 OBJETIVO GERAL________________________________________3

1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS_________________________________4

1.5 HIPÓTESE________________________________________________4

2. DESCRIÇÃO______________________________________________4

3. CONCEITOS E CATEGORIAS_______________________________5

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS____________________7

5. CONCLUSÃO______________________________________________8

5.1 CRIANÇA PRECISA DE ATENÇÃO E LIMITE¬¬¬¬_________________9

5.2 PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO___________________________9

5.3 OS FILHOS NAS DIVERSAS CONFIFURAÇÕES FAMILIARES___10

6. BIBLIOGRAFIA____________________________________________11

1. Apresentação

A realização deste relatório de pesquisa tem por objetivo descrever a trajetória da realização do Projeto de Pesquisa, analisando o problema em questão e mostrando possibilidades de intervenção para o mesmo.

1.1 Objeto de pesquisa

O objeto da pesquisa são as relações familiares nas suas diversas configurações e o impacto no desenvolvimento social, afetivo, cultural, de sua prole.

A escolha do objeto deve-se pela observação que tenho nas minhas vivências tanto pessoais, como sociais e profissionais de que a forma como a criança tem suas primeiras experiências irá influenciar decisivamente na forma como irão enfrentar as adversidades da vida quando chegarem na fase adulta. Estas experiências começam na vida intra - uterina, onde a mãe passa a aceita-lo ou não como um serzinho que irá depender dela nos próximos anos, passa pela infância, quando a criança está formando suas ideias seu modo de pensar que irá influenciar em suas decisões na fase adulta, até a adolescência.

1.2 Problema da pesquisa

O problema em discussão na pesquisa é como possibilitar uma boa convivência entre pais e filhos para possibilitar um relacionamento familiar saudável que vise a garantia e o desenvolvimento pleno a sua prole.

1.3 Objetivo Geral

Analisar o tema convivência familiar na infância, indicando uma associação entre a realidade familiar existente com a aspiração de uma família unida, que cresce com amor, respeito, entendimento e comunhão entre seus membros, indo ao encontro do conhecimento para desenvolver atitudes que ajudem na garantia de formação de cidadãos honestos, dignos em qualquer situação, com coragem de assumir seus erros ou decisões, tolerentes, flexíveis e humildes, que saberão dizer não as drogas e ao álcool, não se envolverão em brigas, serão aptas a ter resiliência e a confiança necessária para atingir seu pleno potencial.

1.4 Objetivos Específicos

1.4.1 Compreender o processo histórico familiar contribuindo para um relacionamento harmonioso;

1.4.2 Explicar a relevância do envolvimento dos pais na vida das crianças;

1.4.4 Explicar a importância da afetividade na família;

1.4.5 Analisar os papeis familiares e a possibilidade de mudanças em seus padrões;

1.5 Hipótese

As famílias que são um pilar na vida das crianças estão preparando-as para os desafios do mundo. Estas crianças irão desenvolver sua cidadania com princípio da igualdade e do respeito aos direitos humanos, com coragem de assumir seus erros ou decisões, tolerentes, flexíveis e humildes, que saberão dizer não as drogas e ao álcool, não se envolverão em brigas nem atos infracionais, serão aptas a ter resiliência e a confiança necessária para atingir seu pleno potencial e certamente formarão as próprias famílias com as mesmas características.

Desta forma, é de fundamental importância a centralidade da família nas diretrizes e nos programas da política social brasileira, pois ela, a família, é o principal aporte social, afetivo e material para sua prole. (ACOSTA E VITALE, 2003)

2. Descrição

Para a compreensão dos processos históricos de transformação da família brasileira e da Política Pública de Assistência Social na realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com destaque para o eixo da matricialidade sociofamiliar. O instrumento teórico metodológico que será utilizado para o Projeto de Intervenção é o grupo e a visita domiciliar, onde o atendimento ao usuário é feito dentro do seu próprio meio social ou familiar, aproximando a assistente social da realidade do indivíduo. Este instrumento será utilizado para uma ação efetiva no arranjo familiar contribuindo assim para que a proposta de intervenção seja eficaz. Também será realizada a entrevista em profundidade afim de obter informações com riqueza de detalhes e da possibilidade de aumentar o entendimento sobre a importância do relacionamento familiar saudável na vida dos filhos. (MARCONI E LAKATOS,1999)

Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada, na qual a metodologia usada é a explicativa indutiva, que tem por objetivo interpretar a realidade, descobrindo, observando e explicando fenômenos na constituição familiar, descrevendo-os e analisando-os. A análise documental foi realizada afim de incorporar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com