TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO MAPA DE GERONTOLOGIA SOCIAL

Por:   •  23/9/2020  •  Artigo  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 13

                Curso de Bacharelado em Serviço Social -                                                        [pic 1]

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO MAPA DE GERONTOLOGIA SOCIAL

IV MOSTRA SENIOR: EDUCAÇÃO E LONGEVIDADE 2020

Esta avaliação objetiva analisar o conteúdo da pesquisa realizada pelo alunos de forma coletiva e/ou individualmente, com base no registro qualificado das informações coletadas  

1. Informe o link do vídeo gravado e disponibilizado no youtube,

                

___________________________________________________________________________________

A ação tem por objetivo principal divulgar e dar visibilidade ao trabalho que o Município de Franca, juntamente com as Entidades Assistenciais privadas que trabalham em parceria com a Rede Pública, oferecem para o público das pessoas idosas.

A concessão do Selo Cidade Amiga do Idoso, para a secretaria municipal de Ação Social, é um reconhecimento importante do trabalho consistente que vem sendo feito na cidade, em que são considerados diversos aspectos da política de atendimento à pessoa da terceira idade. Desde o número de Centros de Convivência, dos serviços que oferecem, aos Centros Dia, incluindo o transporte coletivo com gratuidade, veículos adaptados, locais reservados para estacionamento e acessos aos eventos públicos.

Somando-se aos equipamentos de acolhimento, entre eles os lares de idosos, também existe um Conselho Municipal do Idoso, com reuniões periódicas, participação nas Conferências Municipais, Ambulatório de Geriatria Pública e até uma Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI), além de grupos em várias Unidades Básicas, que participam do projeto Vida Viva, com atividades físicas orientadas. No campo esportivo, torneios periódicos são organizados, com estímulos à participação dos idosos nas diversas modalidades, exercitando seus potenciais e mostrando cada qual o seu talento.

O Município contempla  um número bem significativo de pessoas idosas com os serviços de:  Acolhimento Institucional- ILPI , Centro Dia, Atendimento Domiciliar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV  e Centro de Convivência do Idoso –CCI.

Contamos também com dois Centro de Referência Especializado de Assistência Social –CREAS, e quatro Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, em regiões estratégicas da cidade.

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA IDOSOS – MODALIDADE ABRIGO INSTITUCIONAL – PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE

No município de Franca contamos com 5 lares para abrigar pessoas idosas em regime residencial, sendo: Lar São Vicente de Paulo, 40 pessoas idosas de ambos os sexos,  Lar Eurípedes Barsanulfo, 40 pessoas idosas do sexo masculino, Lar Dona Eleonor, 50 pessoas idosas do sexo feminino e  Lar de Ofélia- Fundação Espírita Judas Iscariotes,  170 pessoas idosas de ambos os sexos, contamos também com Lar Vitativa com atendimento particular

O número de atendimento dos lares privados conveniados com o Município são de 300 pessoas idosas.

O acolhimento institucional para pessoas com 60 anos ou mais realiza-se nas instituições de longa permanência para idosos, comumente conhecidas como ILPIs.

O efetivo acolhimento nas ILPIs ocorre através de um processo de solicitação de vaga nestas instituições. Os pedidos de solicitações são inseridos em uma lista e, após a análise de caso a caso, a conclusão dos trâmites legais, a avaliação de prioridades e a disponibilidade de vagas, o idoso pode ser acolhido e/ou encaminhado para outro serviço da rede sócio assistencial. Para solicitar uma vaga, o contato são um dos locais: CREAS, CRAS,LAR SÃO VICENTE DE PAULO, LIEB- LAR DE IDOSOS EURIPEDES BARSANULFO, FEJI- FUNDA ESPÍRITA JUDAS ISCARIOTES, NOSSO LAR- LAR DONA ELEONOR.

Os objetivos são oferecer um espaço qualificado, seguro e acolhedor, com equipe qualificada e humanizada para cuidar com carinho e profissionalismo.

Acolher e garantir a proteção integral de pessoas idosas, proporcionando-lhes condições dignas que favoreçam seu bem-estar, privacidade, convivência comunitária, qualidade de vida, autonomia, protagonismo, e interatividade.

Tem como objetivos específicos:

  • Incentivar o desenvolvimento da autonomia, protagonismo e de capacidades individuais para a realização das atividades de vida diária;
  • Promover acesso a serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial, bem como a saúde e demais políticas públicas;
  • Reduzir situações de vulnerabilidade, negligência, violência ou risco.
  • Proporcionar o acesso às programações culturais, de lazer, esporte e atividades ocupacionais internas e externas, relacionando-as aos interesses e vivências dos acolhidos;
  • Reestabelecer vínculos familiares e/ou sociais, através de orientações e reuniões desenvolvidas entre a Instituição e os familiares e eventos promovidos pela mesma, bem como a convivência comunitária;
  • Estimular a convivência mista entre residentes de diversos graus de dependência;
  • Construir caminhos para a promoção da reintegração familiar.

Atendimento domiciliar.

  • O que é atendimento domiciliar: 
  • A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. A Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.
  • Como receber atendimento domiciliar:

O Serviço de Atendimento Domiciliar, por meio do programa Melhor em Casa, é composto por diversos profissionais da saúde, que realizam atendimento no domicílio das pessoas que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos. O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com