TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INDIGINA.

Por:   •  18/10/2022  •  Artigo  •  4.708 Palavras (19 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

CURSO: 2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MARLENE DE LIMA ANDRADE

LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM   E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INDIGINA.

NOVO PROGRESSO/PA

2021

MARLENE DE LIMA ANDRADE[pic 3]

LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM   E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INDIGINA.

 [pic 4]

NOVO PROGRESSO/PA

2021

SUMÁRIO[pic 5]

1.INTRODUÇÃO..............................................................................................05  2.DESENVOLVIMENTO..................................................................................06

  1. As estratégias de ensino e aprendizagem.......................................06
  2. A tempestade de ideias....................................................................06
  3. A contação de histórias....................................................................07
  4. O cantinho da leitura........................................................................08
  5. O mapa conceitual...........................................................................08
  6. As atividades grupais.......................................................................09
  7. Os jogos...........................................................................................09
  8. A dramatização................................................................................10
  9. A música..........................................................................................11
  10. As atividades individuais............................................................11
  11. As atividades coletivas...............................................................12
  12. A contação de histórias..............................................................12
  13. As artes plásticas.......................................................................13

3.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS....................................................13

4.CONCLUSÃO..............................................................................................14 6.REFERÊNCIAS ..........................................................................................14

LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM   E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INDIGINA.

A cultura lúdica é fundamental para quem convive com a infância, entre crianças e adolescentes é, um trabalho brilhante, fantástico e enriquecedor além de compartilhar com a criança, seu mundo e, de nós, educadores, pais, e pesquisadores, com a disponibilidade para rever, o jogo, o brinquedo e as brincadeiras, que há muito tempo percebe-se que está sendo deixado pra trás por consequência das exigências que o universo, em termo tecnológico, na era do mundo digital com as novas tecnologias e as diversas culturas tecnológicas ao mundo nos impõe.  

 Os jogos, brinquedos e brincadeiras, além de favorecer que as crianças venham a se divertir, venham a deixar de lado a forma agressiva como hoje se apresentam nas brincadeiras na hora das atividades livres, favorecendo também ao professor (discente) um resgate da própria cultura do país, do folclore de todo povo. Sendo assim, pode-se levar o aluno (discente) ao conhecimento da história de seu povo, ao conhecimento de sua cultura, seus valores, seus costumes. O Jogo é a lente por meio da qual a criança, o jovem e o adulto compreendem e se faz compreender pelo mundo.  Por tanto, há um novo jogo que precisa ser resgatado (Lúdico), afinal, todos nós vivemos o lúdico constantemente desde o tempo da infância.  No que se pode perceber que essa prática ainda existe na educação infantil, podendo se estender ao ensino fundamental, já que o lúdico e a ludicidade existe dentro de todos nós, em que a lógica dominante é da produtividade, ou seja, do trabalho contraposição do brincar, ao jogar, tomadas como atividades produtiva, evolutiva e progressiva para o processo, educativo no desenvolvimento e aprendizagem dentro do meio social, cultural e intelectual.

Palavras-chave: Reflexão-Lúdico- aprendizagem significativa.

  1. INTRODUÇÃO

O ensino fundamental é de matricula obrigatória para todas crianças de 06 (seis) anos completos até 31 de março do ano em que ocorrer matricula, conforme estabelecido pelo CNE no Parecer CNE/CEB nº 22/2009 e Resolução CNE/CEB nº 1/2010. O Ensino Fundamental tem constituído foco central da luta pelo direito à educação, ocorrendo mudanças no que refletem na expectativa de melhoria de sua qualidade e de ampliação abrangência, consubstanciadas em novas leis, normas, monitoramento. Entre as mudanças recentes temos a ampliação do Ensino Fundamental para os 9 (nove) anos de duração, mediante a matricula obrigatória de crianças 6 (seis) anos, obrigando assim os pais a matricular a criança e iniciar sua vida escolar aos 6 anos de idade prosseguindo seus estudos ao ensino fundamental até aos 14 anos. O Ensino Fundamental, de frequência compulsória, é uma conquista resultante da luta ao direito a Educação travada nos países do ocidente ao longo dos últimos séculos por diferentes grupos sociais, entre os quais aviltam os setores populares. Direito associado ao exercício da cidadania, uma vez que a educação é um eterno processo em desenvolvimento ao potencial humano, que garante o exercício dos direitos civis, políticos e sociais.

Na etapa da vida que corresponde ao Ensino Fundamental, o estatuto de cidadão vai se definindo gradativamente conforme o educando vai se assumindo a condição de um sujeito de direitos. As crianças quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais pelas quais passam. Tais transformações requerem reformulação de autoimagem, a que se associa o desenvolvimento cognitivo, Junto a isso, buscam referências para formação de valores próprios, novas estratégias para lidar com as diferentes exigências que lhes são impostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (285 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com