TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusao Auditiva

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

        A inclusão das PPNE na sociedade muda à forma dos indivíduos olhá-los percebendo que os mesmos têm direitos e deveres como qualquer outro cidadão.  Portanto é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações pequenas ou grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, portanto também do próprio portador de necessidades especiais.

        Nessa concepção, existe uma enorme dificuldade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, evidenciando uma interação comunicativa incompleta, pobre e deficitária, fazendo com que os professores utilizem o método comunicativo  bimodal ou o português sinalizado em códigos que em nada respeitam a estrutura da Libras. Essa situação evidencia uma condição de supremacia dos ouvintes sobre os surdos, reduzindo a escola unicamente a um espaço de ensino, como se este fosse seu único ou seu principal objetivo

        É preciso ter clareza que a aprendizagem é um processo social, de inserção do indivíduo na sociedade, tendo como principal objetivo facilitar as formas de se mediar o aprender, respeitando o desenvolvimento dos alunos. Pertence ao professor a tarefa de rever os métodos tradicionais, reducionistas e inviabilizadores de ensino para que a educação passe a trazer prazer em aprender.

Os educadores formados para o atendimento educacional em escolas regulares, poderão atenderem às diferenças em suas salas de aula?

        É possível afirmar que a inclusão dos PPNE nas salas de aula comum no ensino  regular está ocorrendo, sendo que ainda ocorre uma dificuldade por parte dos professores de se adaptarem com os métodos atuais do ensino pedagógico por não terem uma capacitação adequada para trabalhar com esses alunos. Podemos assim dizer que, alguns ainda se sentem inseguros e incapazes de lidar com a diversidade humana que a educação inclusiva propõe, mas mesmos diante dessas dificuldades podemos perceber que esses professores estão realizando verdadeiros milagres para fazer com que a inclusão desses alunos nas escolas de ensino regular venha a ter sucesso e fatores positivos.

        Este tema foi escolha, com o objetivo de elucidar alguns pontos do assunto aqui abordado. Torna-se evidente que muitos educadores não possuem conhecimento a respeito da temática surdo, permitindo que não se tenha um aprofundamento teórico e ou prático. Isso faz com que esse despreparo e o desconhecimento, ocasionam um total fracasso escolar, no que tange à educação qualificada desses alunos.

        O educador deve estar sempre preparado e adequado a essas questões da educação inclusiva, sendo necessário que haja educadores capacitados, escola adaptada às necessidades com portadores de deficiência, que necessita de atendimento especializado.

        Para que tal situação seja mudada, temos que ter uma nova postura dos professores, buscar novas formas de ensinar e estudar as necessidades especiais, para que assim respeitem o nível intelectual de cada aluno, possibilitando novas formas de cooperação entre eles. Pois a educação inclusiva é o motivo que implica no aprimoramento da formação dos professores para realizar propostas de ensino inclusivo e também, um pretexto para que a escola se modernize, atendendo as exigências de uma sociedade. Isso com que poderemos vislumbrar um futuro diferente para alunos portadores e não portadores de necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com