TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Pesquisa de Estágio

Por:   •  31/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 8

Leticia da Silva

Disciplina de Laboratório de Produção Científica em Serviço Social

Reflexão dos Elementos Constitutivos da Inserção do Estagiário de Serviço Social em Processos de Trabalho.

Porto Alegre/RS

2016

SUMÁRIO

1. Elementos Constitutivos da Inserção do Estagiário de Serviço Social em Processos de Trabalho ----------------------------------------------------------------------- 3

Referências -------------------------------------------------------------------------------------- 8

1. Reflexão dos Elementos Constitutivos da Inserção do Estagiário de Serviço Social em Processos de Trabalho.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

Na região Leste da cidade de Porto Alegre localizam-se dois Centros de Referência de Assistência Social: O CRAS Básico localizado na Avenida Protásio Alves e o CRAS Leste Ampliado, localizado no Bairro Bom Jesus. O CRAS Leste Ampliado oferece os serviços de inclusão no Cadastro Único, trabalho socioeducativo, ProJovem Adolescente, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), acompanhamento do Programa Bolsa Família (PBF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), inclusão produtiva e benefícios eventuais, com vistas à garantia dos direitos e desenvolvimento do protagonismo e fortalecimento dos vínculos familiares da comunidade que acessa seus serviços.

No campo de estágio podemos observar que a região Leste é um território de extrema vulnerabilidades, onde as mesmas são reflexo do impacto da realidade socioeconômica, cultural e contradições do território que as famílias estão inseridas. Essas expressões da questão social caracterizam-se pela grande concentração de vulnerabilidades e risco social, expressas através do analfabetismo, desemprego, precarização de habitação, uso e tráfico de substâncias psicoativas, negligência com crianças e idosos, violência, miserabilidade, baixa renda e ganhos obtidos através do trabalho informal.

A citação de Yazbek contempla o perfil das múltiplas expressões da Questão Social:

(...), os sem-teto, os sem-terra, o envelhecimento sem nenhuma qualidade, o desconforto da moradia precária e insalubre, a moradia nas ruas, a saúde débil, a droga, a Aids, a prostituição, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, as humilhações, as punições, a resignação, a revolta, o fanatismo e a busca de explicações ‘mágicas’ da realidade vivida, a tensão, o medo, a sujeição, a violência e tantas outras situações que anunciam os limites da condição de vida humana dos pobres, dos excluídos e dos subalternizados em nossa sociedade (YAZBEK, 2001, pág. 22).

Durante atendimentos, nas entrevistas do Cadastro único e na aplicação do Projeto de Pesquisa foi percebido o elevado índice de evasão e infrequência escolar das crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família. No ano de 2015, mais de 600 crianças encontravam-se evadidas da escola, de acordo com o relatório de prestação de contas do Conselho Tutelar da região.

Tendo como base esses dados, é uma das atribuições do Assistente Social contatar as famílias desses sujeitos na tentativa de identificar os motivos da evasão escolar, com vistas de melhor compreender suas dificuldades, analisar a profundidade das suas vulnerabilidades e de articular estratégias junto a equipe técnica, para sensibilizar essas famílias da importância dos cumprimentos das condicionalidades e de dar-lhes o amparo social para fortalecimento e desenvolvimento de sua autonomia frente as demandas apresentadas.

Dessa forma, a relevância do projeto de intervenção vincula-se no dever do Estado em ofertar serviços à população, garantindo o acesso à educação e à saúde, com vistas a potencializar a garantia de direitos conforme previsto na Constituição Federal de 1988. E ainda, nesse contexto, conforme a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), a família deve ser atendida na sua integralidade, superando as ações fragmentadas e segmentadas.

Através do Projeto de Intervenção intitulado ``A família em sua totalidade: ações para o enfrentamento das fragilidades sociais´´: vislumbrou-se a oportunidade de trabalhar com um grupo de famílias, com objetivo de sensibilizar e promover a conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância de manterem seus filhos frequentes na escola. É importante destacar que a evasão escolar é uma expressão da questão social na contemporaneidade, e considerada pelo ECA como uma violação aos direitos da criança e do adolescente, nesse sentido um tema desafiador para ser trabalhado com as famílias.

O Projeto de Intervenção deu-se início em Setembro de 2015, onde foi realizada a filtragem da lista Sistema de Condicionalidades (SICON). Dessa forma, após essa etapa realizamos uma relação com os nomes, endereços e contatos das famílias pertencentes ao território do CRAS que encontravam-se em descumprimento das condicionalidades referentes à educação. Após realizada essa ação, entramos em contato telefônico para convidar as famílias para participarem do grupo. As famílias que não conseguimos contatar realizamos visitas domiciliares. Segundo Amaro, sobre a visita como técnica,

“O fato de realizar-se num locus privilegiado, o espaço vivido do sujeito e, no geral contar com a boa receptividade do visitado. O fato de acontecer no ambiente doméstico, no cenário do mundo vivido do sujeito, dispõe regras de convivialidade e relacionamento profissionais mais flexíveis e descontraídas do que as práticas do cenário institucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com