TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSICALIZAÇÃO: PROJETO USINA DA CIDADANIA

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

        SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço sOCIAL

WEINNY MARIANA BUENO DA SILVA

MUSICALIZAÇÃO:

PROJETO USINA DA CIDADANIA

[pic 3]

bANDEIRANTES – PR

2018

WEINNY MARIANA BUENO DA SILVA

MUSICALIZAÇÃO:

Projeto Usina Cidadania

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Unopar – Universidade Norte do Paraná, como atividade avaliativa do 6º semestre, para a disciplina Estágio Serviço Social II.

Orientadora: Profª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

BANDEIRANTES – PR

2018

Sumário

1.        APRESENTAÇÃO        4

2.        IDENTIFICAÇÃO        5

3.        JUSTIFICATIVA        5

4.        OBJETIVOS        6

5.        PUBLICO ALVO        8

6.        METAS A ATINGIR        8

7.        METODOLOGIA        8

8.        RECURSOS HUMANOS        8

9.        PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS        8

10.        AVALIAÇÃO        9

4.        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        9

BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA        11


  1. APRESENTAÇÃO

A convivência de todo ser humano, numa sociedade solidária e desenvolvida, só poderá tornar-se realidade se tiver á frente da “educação de qualidade”, um instrumento poderoso de transformação social.

Diante disso e com base nas diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CONANDA), desenvolvemos o Projeto de musicalização, visando a Proteção Social Básica, qual seja o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.

O Projeto de musicalização define estratégias e ações em longo prazo, fomentando assegurar uma Política Pública que resguardem as necessidades básicas dos munícipes, nesse caso, crianças e adolescentes e suas respectivas famílias, estas ações devem estar em consonância com as legislações em vigor.

O envolvimento da sociedade e de todos os agentes diretamente ligados ao processo social dá a este plano a legitimidade necessária para sua implantação, execução, acompanhamento e avaliação por todos os atores que participam na sua elaboração, sendo que o seu sucesso depende do compromisso daqueles que deverão colocá-lo em prática. Garantir a efetuação das propostas aqui apresentadas constitui-se nosso compromisso de criar um mundo melhor para as pessoas que estão em fase peculiar de desenvolvimento, as crianças e adolescentes, levando em conta seus interesses, através dos municípios da democracia, da igualdade, da não discriminação, da paz e da justiça social.

Considerando a problemática das crianças e adolescentes a serem atendidos e as diversas situações do contexto social, familiar e educacional, estes alunos serão inseridos no Projeto de musicalização no qual irão receber atenção, cuidado, educação, lazer, cultura e estimulação da auto-estima e da autoconfiança.

A proposta deste projeto é desenvolver ações integradas com toda Rede Municipal às crianças e adolescentes do Município de Bandeirantes, nas áreas: educação, saúde, assistência social, cultura e esportes, com o objetivo de proporcionar a efetivação dos direitos fundamentais consagrados ao adolescente na Constituição Federal (art. 227) e no ECA (art.4º), garantindo-lhe sua condição de cidadão. Nesse sentido, as ações que estarão sendo implementadas visam promover a melhoria, a otimização dos recursos disponíveis, a consolidação de uma rede articulada e integrada de atendimento a criança e ao adolescente e a implementação de ações sociais eficazes de prevenção da violência.

  1. IDENTIFICAÇÃO

A instituição “Projeto Usina da Cidadania” é uma associação civil sem fins lucrativos, de cunho assistencial e filantrópico, que busca complementar serviços auxiliares na Vara da Infância, na comarca de Bandeirantes/PR que atendam a política voltada à Proteção Social Especial para crianças e adolescentes.

Iniciou suas atividades no dia 28 de abril de 2009, está localizado, na Rua Benedito Bernardes de Oliveira nº 39, Centro, Bandeirantes PR, em um local de fácil acesso aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, sem estrutura familiar, cultural e social, prestando atendimento voltado às crianças e adolescentes, bem como a seus familiares.

O projeto atua no atendimento, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, com projetos na área de educação, saúde, assistência social, entre outros, visando auxiliá-los a desenvolver suas capacidades físicas, intelectuais e morais para o exercício da cidadania, de conformidade com a Lei Federal 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), oferecendo atividades nas modalidades de artes, esporte e lazer.

O projeto proporciona também aos familiares a participação ativa nas atividades propostas, oferecendo à comunidade acesso à orientação e informação sobre o desenvolvimento de seus filhos, visando o exercício da cidadania

  1. JUSTIFICATIVA

De acordo com as diretrizes curriculares, o som é a matéria prima da música; porém, a simples percepção e memorização dos sons não caracterizam o conhecimento musical, objetiva a educação dos sentidos e não está dissociada do lugar onde é composta e interpretada, nem está desarticulado dos valores de um determinado grupo social. E ao trabalhar os conhecimentos musicais, devem-se considerar os saberes específicos dessa linguagem e priorizar a escuta consciente, ou seja, aquela capaz de perceber a distribuição dos sons de maneira sucessiva e simultânea, trabalhando também as prioridades do som: timbre, intensidade, altura e duração, bem como suas variações. Portanto, faz-se necessário um trabalho constante com músicas para desenvolver a atenção, a memória e o raciocínio dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com