TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Social ou Redes de Mobilizações

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

TUPÃ

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: Movimentos Sociais

Márcia de Fátima Rosa - 399298

Romilda Ferreira Dias Siqueira - 356713

Tatiane Bueno Moraes – RA 356085

Vania Oliveira S. Duarte – RA 349823

Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutora Presencial: Gabriela Natalia dos Reis

Polo de Apoio Tupã

2015

Introdução.

Movimento Social ou redes de mobilizações

 

Com base nas reflexões de Maria da Gloria Gohn sobre o tema de seu livro Movimentos social e redes de mobilizações civis no Brasil Contemporâneo, ela destaca cinco pontos de diferenciação dos movimentos sociais atuais em relação aos do passado. Ela apresenta um painel temático e histórico das organizações sociais estudadas, apresenta também um mapeamento das principais ações coletivas, organizando em movimentos, redes de mobilização ou associações civis da atualidade. O mapeamento apresentado refere aos movimentos, que são os problemas sociais e sua contextualização, aos os objetivos programáticos e as características das suas redes de mobilização.

Maria da Gloria Gohn faz também uma discussão sobre as redes e mobilizações sociais, onde o livro apresenta o universo social das ações coletivas, expressas nos movimentos sociais e em redes de mobilizações. Segundo Gohn, um movimento social é considerado ações coletivas e decorre de uma luta sociopolítica, econômica ou cultural, tendo como elementos as demandas que configuram sua identidade, adversários e aliados.

 Música “Preso a liberdade” do grupo Subsolo, percebemos que a ênfase da letra diz respeito aos movimentos sociais que mesmo que façam em todas e quaisquer tipo de dimensão, os movimentos não abrem os ouvidos e os corações das autoridades.

Nos dias de hoje, o que se busca é o reconhecimento e o respeito às diferenças e às demandas e características particulares, representados pelos movimentos identitários. Atualmente existe grande variedade de organizações, articulações, projetos e experiências, refletindo a ampliação do leque dos movimentos sociais.

Gohn, ao estabelecer relações com os movimentos sociais, o Estado passa a exercer uma influência política “de cima para baixo”, retirando deles o seu caráter político e de pressão. Em outras palavras, os movimentos sociais passam a sofrer forte influência e até mesmo controle das estruturas políticas do Estado, que transformam as identidades políticas dos movimentos, e fazem com que a demanda coletiva seja suplantada por uma série de outras demandas específicas, isoladas e débeis. E, em decorrência, o Estado torna-se o único ponto de integração e convergência.

Na atualidade, há vários tipos de movimentos e estes movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação. Atuam diversas formas em redes, segundo uma agenda emancipatória, realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas, articulam ações coletivas que operam como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social. Vamos conhecer cada movimento e que eles compõem sua lutas .
Movimentos sociais ao redor da questão urbana; Conjuntura: Concentração da população na área urbana, aumento do número de favelas precarização das condições de vida. No ano de 2000, o IBGE registrava ocorrência de favelas em 80% das grandes e médias cidades brasileiras. Abordam os movimentos sociais que incluem a questões da moradia, violência urbana as áreas sociais e prestações de serviços públicos como: educação, setor de transportes, saúde.

Movimentos sociais identitários e culturais; gênero, etnia e gerações;Foram os movimentos que mais cresceram a partir dos anos 1990. Muitos programas de governo têm sido direcionados a esse grupo. Abordam diversos movimentos como o de gênero, afro-brasileiro, indígenas, idosos, entre outros.

Movimentos de demanda na área do direito; Fala da garantia que todos têm direitos, pois é fundamental.

Movimento ao redor da questão da fome; Discuti questões relacionadas ao problema da fome, pobreza, desigualdades sociais.

Mobilizações e movimentos sociais na área do trabalho; Essa mobilização inclui movimentos sindicais, movimentos contra as reformas estatais, movimento contra o desemprego e movimento das cooperativas e produção alternativa da Economia Solidária.

Movimentos decorrentes de questões religiosas; (especialmente das católicas) nos anos de 1970 e 1980. Hoje, as novas configurações da religiosidade no Brasil mudaram as articulações conhecidas, mas diversos ainda são os movimentos civis decorrentes das igrejas e por elas apoiados. Abordam sobre diferentes crenças, seitas e tradições religiosas.

Mobilizações e movimentos rurais; Os movimentos no campo cresceram a partir de 1990, atualmente existem cerca de 80 organizações. Tem como eixo temático central a luta pelo acesso a terra e pelo fim do latifúndio, contudo, atuam também nos temas articulados com as cidades via participação dos desempregados, moradores de rua, mobilização contra o modelo econômico e as políticas neoliberais, articulação com outros movimentos e trata-se de movimentos de trabalhadores que incluem Movimentos de Trabalhadores Rurais- MTR, Movimentos de Mulheres Camponesas –MMC Movimentos dos pequenos Trabalhadores Rurais-MTR e entre outros.
Movimentos sociais no setor de comunicações; Usualmente, organizam-se em dois eixos: Classes médias intelectualizadas e o meio popular, que busca formas de fazer ouvir suas demandas. A internet surge como um grande potencial de articulação de ações coletivas e criação de conexões.

Movimentos ambientais: Tratam das questões do meio ambiente, discutem a problemática em torno do mau uso e os impactos e danos do meio para as gerações futuras.

Movimento feminista: Movimento numeroso, mas que aparece por meio de suas demandas, que atingem toda a população: por exemplo, escolas e saúde. As mulheres são maioria nos movimentos sociais, mas mesmo nesses, ainda são poucas que exercem cargos de comando. Seu objetivo é a luta por direitos iguais e a proteção legal às mulheres.

Movimento indígena: Busca a garantia, efetivação e defesa dos direitos indígenas. Os movimentos sociais possuem determinações concretas advindas das relações de exploração e dominação capitalistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com