TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NPG - SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Por:   •  26/10/2017  •  Exam  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 6

NPG - SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Questão número 1.1a Questão (Ref.: 812817) Pontos: 0,5 / 0,5

A primeira interface da rede de atenção psicossocial é a Atenção Especializada, justamente o que demonstra a mudança de paradigma proposta pela Lei 10.2016, ao qual a internação só é justificada após ter sido refutada todos os artifícios da rede e jamais no modelo manicomial. Assim, a Atenção Especializada é formada pelos CAPS - Centro de Atenção Psicossocial.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:

I - O CAPS I e o CAPS II se diferenciam pela quantidade de habitantes do município, pois possuem o mesmo horário de funcionamento e público.

II - O CAPS III se diferencia pelo número de habitantes atendidos, pelo turno de 24 de funcionamento e pelo funcionamento no final de semana.

III - O CAPSi é o responsável pelas internações.

IV - O CAPS AD tem funcionamento diário e atende apenas adolescentes.

Opção Não Respondida Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras

Opção Não Respondida Todas as alternativas são falsas

Opção Não Respondida Todas as alternativas são verdadeiras

Opção Não Respondida Apenas as alternativas II e III são verdadeiras

Opção Marcada Opção Certa Apenas as alternativas III e IV são falsas

Questão número 2.2a Questão (Ref.: 812818) Pontos: 0,5 / 0,5

É o intenso período de moratória que faz com que a adolescência se torne um período turbulento e repleto de sintomas que Aberastury e Knobel (1981) chamaram de Síndrome Normal da adolescência. Observe as frases abaixo: I - A flutuação da nova identidade dos adolescentes aparecem nas roupas e nos personagens II ¿ A adolescência contempla uma regressão às fases do desenvolvimento infantil mal elaborada III - Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo. Sobre as frases acima, responda:

Opção Marcada Opção Certa Todas são verdadeiras

Opção Não Respondida Apenas I e III são verdadeiras

Opção Não Respondida Apenas a II é falsa

Opção Não Respondida Apenas a II é verdadeira

Opção Não Respondida Todas são falsas

Questão número 3.3a Questão (Ref.: 812824) Pontos: 0,5 / 0,5

Os Transtornos Emocionais que se configuram em Transtorno Ansioso são bastante complexos e requerem maior atenção a fim de que garanta um psicodiagnóstico que favoreça uma boa conduta terapêutica e psicossocial. Sobre os Transtornos Emocionais com início específico na infância, assinale a alternativa INCORRETA:

Opção Não Respondida O Transtorno de Ansiedade Fóbica na Infância se diferencia do Transtorno de Ansiedade Social é que na Ansiedade Social o medo é acompanhado de uma vinculação seletiva com alguém que lhe traga segurança.

Opção Não Respondida O Transtorno de Ansiedade Fóbica se diferencia do Transtorno de Ansiedade Generalizada, pois no primeiro existe a presença de um objeto específico como alvo da fobia e que acontece dentro de um período etário do desenvolvimento.

Opção Não Respondida Para o Transtorno de Ansiedade de Separação na Infância necessariamente a criança deve apresentar problemas de funcionamento social, mas que não seja transtorno de humor.

Opção Não Respondida Consideramos como transtorno de ansiedade os transtornos de Identidade e o Transtorno de Hiperansiedade.

Opção Marcada Opção Certa A precaução a estranhos até a segunda metade do primeiro ano de vida e apreensão para situações novas no início da infância já são sinais do Transtorno de Ansiedade Social.

Questão número 4.4a Questão (Ref.: 1001750) Pontos: 0,5 / 0,5

Considerando o movimento de reforma psiquiátrica e as políticas de saúde mental no Brasil , aponte a opção que apresenta a descrição adequada da Lei 10.216/01 desenvolvida por Paulo Delgado na III Conferência Nacional de Saúde Mental:

Opção Não Respondida Regulamenta que a atenção psiquiátrica não permite alcançar os objetivos compatíveis com uma atenção comunitária, descentralizada, participativa, integral, contínua e preventiva.

Opção Não Respondida Regulamenta a criação do dia da luta antimanicomial em 18 de maio.

Opção Não Respondida Regulamenta a efetiva implantação do "Programa de Volta para Casa", criado pelo Ministério da Saúde em 2003.

Opção Marcada Opção Certa Regulamenta o direito das pessoas com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios do país. Prevê uma desinstitucionalização da loucura.

Opção Não Respondida Regulamenta a ampliação do hospital dia.

Questão número 5.5a Questão (Ref.: 812829) Pontos: 0,5 / 0,5

É quem forma a base para o desenvolvimento da inclusão social do usuário do RAPS por considerar as pessoas em sua totalidade. É quem rege o seu fazer e entende que não é um só profissional e um saber que pode dar conta da complexa produção da saúde mental. Estamos falando do conceito de:

Opção Não Respondida Projeto Terapêutico Singular

Opção Não Respondida Especifidade da Clínica

Opção Não Respondida Ponto de Orientação

Opção Marcada Opção Certa Intersetorialidade

Opção Não Respondida Relações Interdisciplinares

Questão número 6.6a Questão (Ref.: 1001739) Pontos: 0,5 / 0,5

A partir dos princípios da Declaração Universal de Direitos Humanos da Criança tornou-se imperativo a elaboração da Lei nº. 8069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que revogou:

Opção Marcada Opção Certa O código de menores

Opção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com