TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Currículo Construtivista

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 7

1.0 Introdução

O trabalho aborda na sua integra, informações indispensáveis referentes ao currículo construtivista humano tais como a definição dos conceitos mais relevantes no âmbito do currículo construtivista humano, as características típicas deste currículo, a sua metodologia, as suas bases de selecção de actividades para a aprendizagem, as vantagens que podem surgir, bem como as desvantagens incluindo o processo avaliativo.

O estudo do currículo suscita uma grande atenção, a medida em que é considerado uma peҫa- chave para uma educação de qualidade e mais humanizada ignorando todas as formas de descriminação por qualquer motivo que seja apresentado.

O currículo construtivista humano, torna-se um instrumento necessário e bem influente para a questão do conhecimento e os processos envolvidos na aprendizagem. É dever de todos dar um contributo para maior entendimento. No caso do processo de ensino e aprendizagem, nota-se que este currículo remete a uma abordagem qualitativa e não quantitativa. Assim sendo torna-se fácil entender a importância da educação construtivista na escola e perceber qual deve ser a postura do professor em relação ao construtivismo do mesmo.

Os desafios são então demonstrados, pela metodologia a ser usada, uma vez que demanda um maior cuidado no que diz respeito a sua forma de implementação focalizando nas directrizes objectivas do ensino e aprendizagem no seu todo. Desta forma torna-se muito importante ter uma especial atenção não só para o seu processo avaliativo, mas também a sua manifestação em termos práticos e aplicáveis na construção de uma conhecimento por parte dos alunos.

2.0 Objectivos

2.1 Objectivo geral

  • Efectuar o estudo do currículo construtivista humano.

2.2 Objectivos gerais

  • Definir os conceitos de: currículo, construtivismo humano e currículo construtivista humano;
  • Mencionar as características, bem como a metodologia do currículo construtivista humano;
  • Identificar as bases para a selecção das actividades de aprendizagem, as suas vantagens e desvantagens, bem como o seu processo avaliativo.

3.0 Metodologia

Durante a o processo de elaboração do presente trabalho recorreu-se a pesquisa bibliográfica, que foi de grande serventia uma vez que a partir da pesquisa bibliográfica tornou-se possível o acesso a informações pertinentes para o estudo do tema em causa favorecendo desta forma uma compreensão mais profunda do assunto.

Pesquisa bibliográfica é toda a bibliografia tornada publica, tais como: jornais, revistas, livros, ou ate mesmo gravações em fita magnética. (MARCONI & LAKATOS, 2011)

A pesquisa bibliográfica é então feita com o intuito de levantar um conhecimento disponível sobre teorias, a fim de analisar, produzir ou explicar um objecto sendo investigado. A pesquisa bibliográfica visa então analisar as principais teorias de um tema, e pode ser realizada com diferentes finalidades. (CHIARA et al, 2008)

4.0 Definição dos conceitos

4.1 Currículo

A palavra currículo, deriva do termo latino curre que significa fazer uma corrida. Pela sua origem etimológica pode também ser descrito como um caminho a percorrer. (LEMMER, 2006)

4.1.2 Construtivismo humano

O construtivismo humano propõe a ideia de que nada a rigor, esta pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado em nenhuma instancia como algo terminado. Ele se constrói pela interacção do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano como mundo das relações sociais, e se constrói por forca de sua acao e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio. (BECKER, 2009)

 Segundo Carratero (1997), o construtivismo é a ideia que sustenta que o individuo, tanto nos aspectos cognitivos quanto sociais do comportamento, como nos afectivos não é um mero produto do ambiente, nem simples resultados de suas disposições internas, mas sim uma construção própria que vai se produzindo, dia a dia, como resultado da interacção entre esses dois factores. Em consequência segundo a posição construtivista, o conhecimento não é uma copia da realidade, mas sim uma construção do ser humano.

Segundo Da Cruz (2016), esta presente no construtivismo:

  • A exigência de uma dinâmica interna de momentos discursivos (raciocínio, dedução e demonstração);
  • O entendimento, que é o aprendizado do presente, sendo baseado no passado e da ao futuro nova construção, onde nessa aprendizagem o autor reconstrói o conhecimento, e o educado reflecte sua pratica pedagógica. O conhecimento encontra-se em constante construção.

4.2 Currículo construtivista humano

É um currículo que primoriza as experiencias de aprendizagem que devem ser vivenciadas pelos estudantes, sob uma perspectiva em que a educação de ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade, por um lado os alunos e professores, e por outro os problemas sociais actuais e o conhecimento já construído. (BECKER, 2009)

  1. Caracteristicas do currículo construtivista humano

Segundo Pereira (2014), a base do pensamento do currículo construtivista humano, consiste em considerar que há uma construção do conhecimento, e que para que isso aconteça, a educação devera criar métodos que estimulem essa construção. Esta linha pedagógica entende que a aprendizagem se da em conjunto com o professor e aluno, ou seja o professor é um mediador de conhecimento que os alunos já tem em busca de novos conhecimentos, criando condições para que o aluno vivencie situações e actividades interactivas, nas quais ele próprio vai construir os saberes. Assim sendo enfatiza-se que:

  • O conhecimento é produto de uma acção intelectual de assimilação da informação externa e da elaboração interna dessa informação;
  • A aprendizagem só se realiza quando o aluno elabora o seu conhecimento, resultado de uma construção contínua passível de rupturas e descontinuidades;
  • Os currículos e programas devem ser desenhados em função das características do estagio de desenvolvimento da criança e não segundo quaisquer parâmetros apenas centrados na informação (a matéria) a ensinar e a aprender;
  • O conteúdo é importante mas o processo pelo qual o aluno chega a ele é prioridade;
  • Este currículo recusa o objectivismo, porque o mundo que conhecemos não parece tal como é, mas depende de como nós o vemos;
  • Este currículo recusa o realismo (o pensamento não é o espelho do mundo);
  • Este currículo aceito o princípio de auto realização, todo o conhecimento resulta de organizações e reorganizações sucessivas em níveis abrangentes cada vez maiores.

6.0 Metodologia no currículo construtivista humano

Segundo Coll (2003), este currículo deve considerar a aprendizagem para tal;

  • O currículo escolar deve ser trabalhado no modelo espiral (que sugere a retomado do conhecimento por diferentes dinâmicas metodológicas);
  • A aprendizagem na mobilização cognitiva para a categorização;
  • A categorização se processa por selecção de informação, geração de proposições e simplificação;
  • O sujeito (estudante), interage com a realidade segundo suas categorias;
  • As categorias determinam diferentes significados na aprendizagem.

7.0 Bases para a selecção de actividades de aprendizagem

De acordo com Coll (2003), devem ser considerados três aspectos como base para a selecção das actividades que são imprescindíveis neste currículo:

  • Relacionar o currículo a projectos sociais e culturais dentro de um contexto social. Isto equivale a dizer que o currículo não de ser apenas de natureza puramente técnica;
  • O currículo deve viabilizar a concepção construtivista: como se ensina e como se aprende;
  • Deve insistir na atenção à diversidade de capacidades, interesses e motivação dos alunos, dando ênfase ao conceito de inteligências múltiplas que esta directamente relacionado as propostas construtivistas.

8.0 Vantagens do currículo construtivista humano

Segundo Pereira (2014), o currículo construtivista apresenta as seguintes vantagens:

  • Formação de alunos de espírito interrogativo, participativo e cooperativo na elaboração do próprio conhecimento;
  • Cria condições para contacto mais intenso e prazeroso com o universo da leitura e da escola;
  • Na escola construtivista, cada sala de aula conta com poucos alunos proporcionando ao professor um conhecimento mais aprofundado da personalidade da criança.

8.1 Desvantagens do currículo construtivista humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com