TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFRETAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO COM CONTEXTO DA SAUDE PUBLICA.

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CELIANE PERPÉTUA DOS SANTOS SOUZA

MARIA ANTÔNIA SOUZA

MARIA EUDENES SILVA NEVES

TEREZA CARDOSO

O ENFRETAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO COM CONTEXTO DA SAUDE PUBLICA.

 

Barreiras [pic 3]

Barreiras –Ba

2015

CELIANE PERPÉTUA DOS SANTOS SOUZA

MARIA ANTÔNIA SOUZA

MARIA EUDENES SILVA NEVES

TEREZA CARDOSO

O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA.

Barreiras

2015

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade associar conhecimento ao Academico  sobre as Ações Politicas instituicinais no enfretamento do problema do crack no ambito da Saúde Pública  na região de Barreiras-Ba, para atingir tal objetivo foram realizadas visitas aos Centros de Atenção Básica a Saúde, aos Hospitais Municipal e Estadual e a Instituição não Governamental. Foi feito contato de informação com os profissionais responsáveis de cada órgão e obteve-se esclarecimentos sobre as atividades desenvolvidas. Inicialmente a visita aconteceu no  (CAPS) Centro de Atenção Picossocial,  posteriormente ao (HO) Hospital do Oeste da Bahia e Hospital Regional Eurico Dutra  e por último, uma  visita a Casa de Reintegração  Nova Vida  com o intuito de conhecer mais sobre  as Politicas e Ações referentes ao combate ao Crack.


SUMÁRIO

 

1-Introdução.................................................................................................................5

2- Políticas Socias e Bases Legais..............................................................................6

   

 2.1-Atençao básica de saúde como estratégia de enfrentamento..............................7

3-Conclusão  .................... ..........................................................................................8

4-Refêrencias...............................................................................................................9        


1-INTRODUÇÃO

A  problemática do consumo de Crack está inserida em todo o contexto  histórico, socio, politico e econômico do Brasil e de fato tornou-se um grande problema de Saúde Pública no País.  De fato o assunto é abordado  e profundamente discutido na mídia, nas instituições de ensino, nas igrejas, nos órgãos de segurança plúbica e no seio da família.

Como um  grave problema de saúde pública evidencia que o Brasil está diante  de uma epidemia que abrange pequenas e grandes cidades, sem distinção de classe social, etnia, gênero e faixa etária. Implicitamente revela que são diversos os fatores sociais condicionantes que permeiam o agravamento da questão.

Embora o crack tenha assumido esta repercução agora, a história remonta a prática abusiva de drogas ao longo dos tempos sendo que  dentro das políticas de saúde muito pouco tenha sido realizado  de efetivo a respeito.

Enfim, trata-se de uma doença social, de difícil prevenção, tratamento e reabilitação e  que o descaso do Estado no enfrentamento retrata uma violação aos  Direitos Humanos.

2- Políticas Socias e Bases Legais

Entendido como a mais recente droga da sociedade contemporãnea, o sub estrato da cocaína chamado crack, é  um produto de grande efeito maléfico para a saúde. Surgiu na década de 80, globalizou-se e hoje é considerado um grande desafio para a saúde pública e motivo de atenção a nível mundial.

O uso da droga provoca aos seus usuários, a  destruição de neurônios, à degeneração dos músculos, pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca e enfim, a morte.

Diante desse panorama, os diversos setores da sociedade buscam através de algumas medidas de políticas sociais reprimir a produção, proibir a venda e conter o uso da droga no Brasil.

A primeira legislação sobre drogas instituída no Brasil foi através da lei nº 6.368 de 1976, tendo estado em vigência por 26 anos. Também em 1976, a união criou o Sistema Nacional Antidrogas – SISNAD, com o objetivo de estabelecer, articular e agregar as atividades do setor público para prevenir o uso indevido de drogas, reduzirem os danos decorrentes desse uso, tratar e reinserir os usuários e dependentes de drogas e debelar a sua produção não autorizada e o seu tráfico ilícito, por meio de políticas sociais e segurança pública.

 Em 1988 o Brasil aderiu aos “Princípios Diretivos de Redução da Demanda por Drogas”, assumindo um pacto político, social, sanitário e educacional de caráter permanente, no investimento em programas de redução da demanda.

 No mesmo ano criou-se a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), que tinha como objetivo coordenar as ações de redução da demanda e ficava subordinada à estrutura do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Ainda em 1998, o Conselho Federal de Entorpecentes foi transformado em Conselho Nacional Antidrogas (CONAD). Em 2000, foi regulamentado pelo Presidente o Sistema Nacional Antidrogas – SISNAD, sendo que um dos princípios básicos passou a ser o de responsabilidade compartilhada entre Governo e Sociedade (SENAD, 2004).

De acordo, BARRETO 2007, em 2004 o Ministério da Saúde através da Portaria 2.197/2004, redefiniu e ampliou a atenção integral a usuário de álcool e outras drogas, no âmbito do SUS sendo que no seu Art. 2º estabelece que o Programa de Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas tenham como seus principais componentes: Componente da atenção básica; Componente da atenção nos CAPS-ad, ambulatórios e outras unidades extra-hospitalares especializadas; Componente da atenção hospitalar de referência; e; Componente da rede de suporte social (associações de ajuda mútua e entidades da sociedade civil), complementar à rede de serviços disponibilizados pelo SUS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com