TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência

Por:   •  25/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

NOME DO(A) ESTAGIÁRIO:                                    

BRUNO DA SILVA SALLES

DISCIPLINA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO lll

MÓDULO/ANO

04/2023

RA:

40733-2020

NOME DO(A) SUPERVISOR(A) DE CAMPO:

Shirley Douglas Moura Rocha

NÚMERO DO CRESS/UF:

64142/SP 9ª Região

CAMPO DE ESTÁGIO

NAISPCD/FÓ Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência

POLO DE APOIO

ANHANGABAU

 

TÍTULO DO PROJETO

Ocupando outros  espaços e levando a luta anticapacitista.

1. PERÍODO DA EXECUÇÃO

Início da execução: 01/08/2023

Término da execução: 01/01/2024

2. OBJETIVOS ALCANÇADOS

Dentre os objetivos alcançados, foi viabilizado o acesso das pessoas com deficiência física/mental que são acolhidas pela instituição Casa Jesus Amor e Caridade à rede de apoio da região, inserindo estes sujeitos em outros espaços. Também, foi apresentado aos usuários outras instituições da região que ofertam atividades socioeducativas, no sentido de promover a inclusão social das pessoas com deficiência física/mental em outros espaços, houve discussões sobre os direitos das pessoas com deficiência física/mental, incitando os usuários a trocar conhecimentos para que possam lutar pelos seus direitos.

3. METODOLOGIA DESENVOLVIDA

Durante a execução do projeto, foram realizadas a princípio reuniões com a equipe multidisciplinar, para definir quais locais serão apresentados aos usuários. Posteriormente, foi realizado contato e reuniões com as possíveis instituições a serem visitadas para alinhamento dos dias e horários. Em seguida, enviamos um comunicado aos responsáveis pelos usuários referente a ação e convite para contribuir acompanhando estes sujeitos.

Nas ações, foram realizadas visitas com os usuários às instituições que promovem atividades socioeducativas, na perspectiva de incluí-los nestes espaços não apenas para visitação, mas também para participar das atividades de acordo com a disponibilidade.

A experiência das ações realizadas em campo, contribuíram para ampliar o conhecimento teórico junto a prática, bem como, melhorar o desenvolvimento de algumas habilidades interventivas.

4. DIFICULDADES ENCONTRADAS

Inicialmente, foram encontradas dificuldades para reunir a equipe multidisciplinar nas reuniões, visto que, os profissionais possuem muitas demandas para atender em sua rotina e conseguir uma data e horário específico em que todos estivessem disponíveis foi um pouco trabalhoso.

Cabe salientar, que o projeto de intervenção não foi finalizado em tempo hábil devido período do estágio curricular, mas possui previsão para 01 de janeiro de 2024.  

5. RESULTADOS - AVALIAÇÃO

Os resultados da avalição das ações foram positivos, conseguimos concluir todas as etapas do cronograma em tempo hábil e alcançamos o percentual de 100% dos usuários participantes nas visitas institucionais.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A instituição Naispcd/Fo – Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com deficiência, tem como finalidade atuar na promoção dos direitos das pessoas com deficiência, para que possam melhorar o seu desenvolvimento, participando de atividades complementares, na perspectiva de uma melhor qualidade de vida, promover o direito a cidadania, tendo uma visão a garantia da qualidade de vida das pessoas com deficiência física em vários contextos da sociedade, fortalecer seguridade dos seus direitos e igualdade social e o pleno exercício da cidadania, tem a missão de garantir o acesso aos direitos sociais dos acolhidos, enquanto direito fundamental do ser humano e prover as condições de ações individuais e coletivas de promoção social.

O Serviço Social foi implantado na instituição para articular junto às instituições (rede), a intervenção conforme as demandas sociais apresentadas à profissão, fazendo o acolhimento dos usuários, orientando-os, encaminhando-os compartilhando conhecimentos com estes indivíduos, despertando os direitos e deveres dos acolhidos na perspectiva de transformação e autonomia.

Os profissionais de Serviço Social, tem como objetivo desenvolver uma prática profissional que viabilize a participação dos acolhidos e da equipe multidisciplinar no processo de decisão quanto às ações realizadas, buscando a efetivação de um atendimento mais participativo que favoreça o exercício da população como finalidade de garantia do bem estar dos acolhidos, tendo como foco em suas ações, os princípios da lei que regulamenta as ações e serviços de saúde e de assistência social, socialização e repasse das informações aos acolhidos dos seus direitos, orientação individual e coletiva quanto ao acesso de benefícios sociais, interlocução com a equipe técnica para fornecer respostas ao acolhidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com