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O Projeto Social Música Brasileira na Escola

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

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CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: LEONARDO ALVES DE MELO – RA: 8064148

CURSO: MÚSICA - LICENCIATURA

PROJETO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ

BATATAIS

2018

1 Nome do projeto

        Projeto Música Brasileira na Escola

2 Introdução

A música como forma de cultura é um fenômeno universal, estando sempre presente em todos os diferentes tipos de povos, independentemente de classe social e etnia. O estudo e a vivência da música deveria ser uma parte importantíssima do sistema educacional por estimular o desenvolvimento de habilidades como: sensibilidade estética, percepção auditiva, sociabilidade, controle emocional, entre outras. Além desses benefícios, ao se realizar esse trabalho através das tradições musicais brasileiras, há também um desenvolvimento de um senso de identidade cultural, a sensação de pertencimento a um povo, e, consequentemente, uma facilitação na criação de laços afetivos.

3 Objetivos Gerais (e específicos)

  • Ensinar a história musical do Brasil;
  • Estimular a curiosidade, o respeito e o senso de identidade cultural;
  • Criar oportunidades de confraternização e fortalecimento de laços através das atividades musicais;
  • Desenvolver a percepção auditiva e o senso ritmo;
  • Adquirir e ampliar repertorio sociocultural legitimado e produtivo.

4 Metas

        Administrar aulas sobre a história da música no brasil de maneira lúdica e descontraída.

        Ensinar aos alunos como reproduzir alguns ritmos ensinados nas aulas através de canto, dança e percussão corporal.

        Desenvolver atividades musicais em grupo envolvendo canto, dança e percussão corporal afim de reproduzir os ritmos ensinados em conjunto.

5 Justificativa

        A necessidade de estimular a aprendizagem musical nas novas gerações  mostra-se cada vez mais acentuada. Pode-se argumentar que vem se estabelecendo uma visão em nossa sociedade segundo a qual o aprendizado de música é visto como útil somente para aqueles que vão perseguir a música como carreira, ou até para aqueles que têm um “dom” musical.

Isso pode ser facilmente refutado. Podemos usar como exemplo e argumento a importância da música na educação da Grécia Antiga. De acordo com Mariana Galon e João Paulo Costa, no caderno de referência da matéria “História e Crítica Musical: Da Antiguidade ao Barroco”, “Platão acreditava que a música era um componente fundamental na educação do cidadão da polis (a cidade grega), junto à ginástica. O primeiro entendimento relacionava-se à educação do espírito, e o segundo à do corpo (GROUT; PALISCA, 2007). Para ele, era possível produzir pessoas “boas” por meio da música adequada e da ginástica. Considerava que somente determinados tipos de músicas eram aconselháveis para a educação do homem grego.” (NASCIMENTO, 2016.)

O ensino musical é de grande importância para o desenvolvimento da criança. Os cientistas Christian Gaser e Gottfried Schlaug, ao compararem os cérebros de músicos e não músicos, mostram que os do primeiro grupo apresentam mais massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor.

Há também a importância de se passar adiante as tradições musicais brasileiras, que, no mundo globalizado de hoje, acabam ficando em plano secundário no consumo das novas gerações. Ao se conectar as crianças com essas tradições, desenvolve-se nelas também um senso de identidade cultural, o que favorece a criação de um sentimento de união e empatia.

6 Metodologia

        Serão aplicadas aulas semanais, sendo que cada semana será abordado um gênero diferente da história da música brasileira. Será necessário o uso de um aparelho de som e um computador com acesso à internet.

As aulas decorrerão da seguinte maneira:

  • Será apresentado de maneira breve um contexto histórico do gênero abordado (de onde veio a tradição, em qual região etc.);
  • serão reproduzidos no aparelho de som exemplos de músicas do gênero (preferencialmente as mais tradicionais e conhecidas);
  • será explicado de maneira simples algumas das características musicais da música tocada (características rítmicas e tipos de instrumentos usados);
  • e, então, finalmente, será desenvolvida uma dinâmica de grupo a fim de reproduzir uma música daquele gênero com os alunos usando de percussão corporal, canto e dança. Se disponível, também podem ser usados instrumentos de percussão, como um pandeiro por exemplo. Nessa atividade, a turma de alunos pode ser dividida em grupos e cada um fica encarregado de uma tarefa na música. Por exemplo: um grupo pode cantar a melodia principal, outro pode fazer uma melodia de contraponto e outro pode executar o ritmo com percussão corporal (de maneira simples).

7 Cronograma

Semana

Gênero abordado

Sugestão

Tempo necessário

1

Samba

Adoniran Barbosa

1:30h (duas aulas)

2

Bossa Nova

João Gilberto

1:30h (duas aulas)

3

Baião

Luiz Gonzaga

1:30h (duas aulas)

4

Sertanejo

Chitãozinho e Xororó

1:30h (duas aulas)

8 Recursos Materiais

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