TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projetos de Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.256 Palavras (18 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BELO HORIZONTE – UNIDADE 2

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Projetos de Pesquisa em Serviço Social

BIANCA RODRIGUES DOS SANTOS ROCHA – RA 1299105804

IONE APARECIDA TEIXEIRA OLIVEIRA – RA 4311791303

MARCIA GAVIÃO PIRES – RA 5313966911

MAICON SOARES – RA 4311780882

RENATA CASSEMIRO DOMINGOS – RA 1299104221

SILVIA DAVID MENDES – RA 5322977553

A influência da Pesquisa para o Serviço Social

TUTORA EaD – ANA MARIA ESPINDOLA

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS

2014

SUMÁRIO

1 Introdução                                                                           _                 03

2 A Importância do Pensamento Científico e Metodológico                                 03

3 O Eixo Temático – O Serviço Social e o Terceiro Setor                                       05

3.1 As Organizações Sociais, Sociedade Civil e Interesse Público              05

4 O Problema                                                                                                            07

5 Justificativa                                                                                                               07

6 Técnicas de Pesquisa                                                                                             08

6.1 Pesquisa Bibliográfica                                                                            08

7 A Metodologia                                                                                                       09

8 O Projeto de Pesquisa                                                                                            09

9 Considerações Finais                                                                                             10

Referências                                                                                                               11


1         INTRODUÇÃO

Este desafio proporcionou ao grupo um contato com o aparato teórico e metodológico tão necessário ao desvelamento das questões sociais, assim como promoveu a reflexão a respeito da interferência do assistente social na sociedade. 

Compreendemos a fundamental importância para atuação profissional do Serviço Social as boas práticas de pesquisa compreendendo e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além de promover a devida capacitação para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.

Para se produzir conhecimento científico, enquanto pilar para o entendimento da realidade, é necessário antes de mais nada, o exercício da autocrítica, de receber a crítica de outros e também de criticá-los. Dessa forma, um dos produtos utilizados para as atividades científicas é a publicação. Através dos autores e de seus trabalhos, é possível conhecer e comprovar o que já foi realizado em determinado campo. Essas publicações nos ajudam a compreender as discrepâncias entre as histórias que estão registradas nas biografias dos procedimentos.

Atribuímos à pesquisa pontos importantes como competência, habilidades, função e papel do profissional do Serviço Social na contemporaneidade, buscando através da investigação e da observação quais os reais desafios a serem enfrentados por este profissional nos dias atuais.

2         A IMPORTANCIA DO PENSAMENTO CIENTIFICO E METODOLOGICO

Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismo”, tudo tem que ser alicerçado em provas.

Ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo. Objetividade, ainda nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independe das posições (ou das opiniões) de um sujeito qualquer. Tal forma de conhecimento, ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou daquele indivíduo, desse ou daquele grupo social. O conhecimento científico, nessa visão, se imporia a todos. É nesse sentido que ouvimos frequentemente frases como “a ciência demonstra isso”, ou “cientistas verificaram que ...”.

A imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis, ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. Um pesquisador não deve convencer só a si, mas todos os demais membros da comunidade científica a qual pertence. Para isso ele não deve se basear em hipóteses, mas sim em fontes confiáveis e constante aprimoramento de suas técnicas de pesquisa.

Sem embasamento teórico, é impossível ao pesquisador verificar os avanços obtidos através de sua pesquisa e isso o impossibilita na elaboração de projetos de intervenção. O conhecimento científico aliado à observação, norteia a ação do pesquisador e lhe fornece instrumentos que melhore o desempenho e a eficácia da pesquisa. A importância do conhecimento científico diz respeito as principais características, relações e importância do senso comum e do conhecimento científico.

Este estudo esclarece as principais dúvidas a respeito do senso comum e do conhecimento cientifico, através da análise simplificada das características e das relações entre o senso comum e o conhecimento cientifico, dando ênfase a importância do conhecimento cientifico, chegando a conclusão de que o conhecimento científico é descoberto através do senso comum que são conhecimentos existentes insuficientes. O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, de analisar uma mesma coisa através de vieses diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com