TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É CLIMA?

Resenha: O QUE É CLIMA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  123 Visualizações

O QUE É CLIMA?

O clima pode ser definido como o conjunto de condições meteorológicas (temperatura, umidade, chuvas, pressão e ventos) que mantém características comuns em uma determinada região do planeta.

É importante não confundir clima com tempo. Tempo é local e passageiro. Por exemplo, quando chove na sexta-feira em São Carlos, é comum pensarmos: “Espero que o tempo melhore no final de semana para eu ir ao Parque Ecológico”.

O clima do Brasil, por uma série de fatores, inclusive pelo tamanho de seu território, tem características diversas. Por exemplo, enquanto que na Paraíba o clima é semi-árido, ou seja, quente e seco, no Rio de Janeiro, o clima é tropical, quente e úmido.

Embora tenha sido assim por muito tempo, ninguém garante que o clima nesses Estados será assim para sempre. Até certo ponto, as variações no clima são comuns e fazem parte do funcionamento do planeta Terra. O problema surge quando essas mudanças começam a acontecer de forma rápida e radical. E isso é exatamente o que está acontecendo.

A previsão do tempo é uma estimativa das condições atmosféricas em um determinado lugar e num intervalo de tempo limitado (de horas a alguns dias). Esta previsão é elaborada a partir das análises dos modelos de previsão, das imagens de satélites e dos dados observados.

A meteorologia é uma ciência que está diretamente relacionada com a matemática e com a física.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com