TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Pesquisa

Por:   •  10/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

NOME DO AUTOR

Ana Paula da Silva Domiciano

TÍTULO DA PESQUISA

O profissional de Serviço Social atuante no Serviço público de saúde

SALVADOR/BA

2021

NOME DO AUTOR

Ana Paula da Silva Domiciano

TÍTULO DA PESQUISA

O profissional de Serviço Social atuante no Serviço público de saúde

[pic 2]

SALVADOR/BA

2021

        

        SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

2.2 Específicos

3 REVISÃO DA LITERATURA

4 MATERIAIS E MÉTODOS        

5 CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

6 CRONOGRAMA

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO

Essa pesquisa, visa abordar sobre o trabalho dos assistentes sociais atuantes no sistema único de saúde. Esse profissional é muito importante no direcionamento e condução do seu fazer profissional, nesses referidos espaços, buscando sempre colaborar para uma ação profissional que juntamente com outros profissionais, buscam a promoção dos direitos e cidadania fortalecendo a participação da sociedade e colaborando para a consolidação da democracia. Infelizmente é possível perceber que muitas famílias passam por grandes dificuldades quando recorrem ao SUS, também é fácil notar que a ausência de saúde é apenas mais uma das muitas situações  enfrentadas diante das dificuldades que as famílias possuem.O poder público não garante saúde à todos como deveria e é um direito assegurado por lei, previsto na constituição federal de 1988.Ao contrário disso sonegam os direitos dos cidadãos e assim, a recuperação da saúde torna-se uma luta pela sobrevivência, sendo estas famílias pertencentes a classe menos favorecidas.

O Assistente social, é um profissional de suma importância no enfrentamento das expressões latentes da questão social, que adoecem a sociedade até os dias atuais devido a busca pela acumulação do capitalismo e riqueza socialmente construída e desigualmente distribuída.  Na luta por igualdade no atendimento e tratamento adequado dos pacientes, estes profissionais  encontram vários obstáculos,plantonistas do SUS, se vêem presos a rotinas dos plantões e acabam por ver seus trabalhos comprometidos por ações rotineiras, burocráticas e mecanizadas, dificultando desta forma uma ação planejada e continuada, que se fossem vistas com um olhar mais humanitário, poderia sim, ser solucionado de forma mais ágil e igualitária para todos. Esses profissionais percebem-se muitas vezes presos às rotinas dos plantões e assim acabam por não articularem suas ações e atribuições colocados à categoria, verdade é que desta forma acaba colaborando para a falta do conhecimento sobre o exercício profissional do(a) assistente social, tanto dos usuários bem como também das demais equipes de saúde.

Antes de qualquer coisa o profissional de assistência social, é um profissional que trabalha em favor da população menos favorecida,  lutando para que esta mesma população tenha acesso aos  direitos fundamentais que lhe foram garantidos pela constituição de 1988 e sonegados pelo Estado.Direitos como: Saúde, saneamento básico, educação, moradia digna etc...

Ser Assistente Social, significa  mais do que desempenhar um papel fundamental para a sociedade, esse profissional a representa, apesar de sua profissão ser de suma importância, infelizmente algumas pessoas ainda desconhecem a sua função.

Apesar de algumas pessoas pensarem que o assistente social está relacionado com a solidariedade, esse profissional tem um trabalho muito forte no sentido de cobrar do Estado, as políticas públicas que atendem aos cidadãos. Quais as demandas e desafios que o assistente social tem enfrentado para desenvolver o seu papel no SUS?

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Identificar as dificuldades do assistente social atuante na saúde pública, analisando suas demandas e recursos.

2.2 Específicos        

  • Expor as funções e demandas do Assistente Social no SUS
  • Identificar os recursos necessários para o cumprimento das obrigações do Assistente Social.
  • Analisar as dificuldades desse profissional, enquanto funcionário público.

3 REVISÃO DA LITERATURA

Justificativa

O profissional de assistente social é muito importante no nosso país, porém ele tem enfrentado diversos desafios ao exercer sua profissão, principalmente no SUS, por conta da vulnerabilidade social e econômica. Essa profissão tem como características intervir na luta pela defesa dos direitos humanos e não aceita atos de autoritarismo garantindo a efetivação dos direitos sociais e políticos das classes trabalhadoras.

Esse trabalho relata quais demandas que o  assistente social vem enfrentando para desenvolver seu trabalho no sistema público de saúde. Suas lutas em relação à contenção  e as desigualdades sociais e econômicas no âmbito hospitalar.  Segundo Martinelli (2007, p.23) o assistente social trabalha com pessoas vulnerabilizadas, que pedem um gesto humano: um olhar, um sorriso, uma palavra, uma escuta atenta, um acolhimento, para que possam se fortalecer na sua própria humanidade.

Necessitamos reconhecer que assim um sistema capitalista que infelizmente financia a vida, precisamos enfrentar, valorizar as profissões que dão sustentação a nossa sociedade.

 O Sistema Único de Saúde – SUS

A Organização Mundial de Saúde – OMS define a saúde hoje como “o estado completo de bem-estar físico, mental e social”, aumentando o alcance do termo ao inserir aspectos sociais e aceitando o conceito de felicidade que cada um pode dar ao termo completo “bem-estar”, ressaltando as diferentes necessidades do ser humano (Rabelo 1995, p.5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com