TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contraste entre Cultura Popular e Cultura Erudita

Por:   •  9/3/2018  •  Tese  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNO (O): THIAGO DE ALMEIDA BEZERRA RU1917653

TUTOR LOCAL: ANTÔNIA ELINAIDE FERREIRA DANTAS

RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO

CICLO. I MÓDULO B. FASE. II

DISCIPLINAS: ESTADO E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

SERVIÇO SOCIAL, DIREITO E CIDADANIA

PATOS, PB

2017

ALUNO (A): THIAGO DE ALMEIDA BEZERRA RU1917653

RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO

CICLO I MÓDULO B FASE II

DISCIPLINAS: ESTADO E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

SERVIÇO SOCIAL, DIREITO E CIDADANIA

[pic 1]

PATOS, PB

2017

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada na Instituição Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-I) localizada na cidade de Patos no estado da Paraíba. No mesmo relatório elencaremos as características que a mesma possui, os serviços prestados bem como o público alvo; apresentaremos as políticas públicas que são executadas pela instituição acima citada, quais os profissionais que estão envolvidos nos serviços oferecidos pela mesma e buscaremos esclarecer de forma sucinta suas atividades e a contribuição que é dada a sociedade por meio dos seus serviços.

Procuraremos esclarecer também quais os tipos de usuários atendidos pelos serviços ofertados, suas necessidades, de onde são oriundos, como são recebidos e acolhidos pela instituição.

 Também traçaremos a importância dos serviços para o desenvolvimento da vida dos usuários, as melhorias que são obtidas através da aplicação da política de saúde mental bem como as dificuldades enfrentadas pela instituição para poder manter o atendimento aos que necessitam do mesmo.

A pesquisa servirá de apoio para podermos compreender de uma forma mais objetiva o papel dos CAPS-I e as políticas de saúde que são desenvolvidas através dos mesmos.

DESENVOLVIMENTO

 O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-I) é um serviço de saúde destinado a atender crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos promovendo uma política pública de saúde voltada aos que necessitam de um acompanhamento especializado, humanizado e que atenda as suas necessidades de saúde. 

O CAPS-I se caracteriza como um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS - Sistema Único de Saúde. É um espaço de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário e promotor da vida. 

           Este serviço proporciona um atendimento voltado para a política de saúde mental atendendo aos usuários com sofrimentos mentais persistentes e severos encaminhados pelos PSFs, NASFs e escolas garantindo aos mesmos uma melhor qualidade de vida e bem estar social por meio de uma ação de assistência humanizada e eficiente.

           Esse atendimento de saúde é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros, arte terapeutas, terapeutas, nutricionistas monitores entre outros que juntos atendem à demanda de serviços. Além do atendimento médico, outras atividades são oferecidas aos usuários, dentre elas estão: atividades físicas, aulas de musica-terapia e aulas de arte-terapia. Os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-I), entre todos os dispositivos de Atenção à Saúde Mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país trazendo melhorias nas formas de tratamento dos usuários com problemas psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (749.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com