TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS, HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE CEARENSE

        FUNDAMENTOS TEÓRICOS, HISTÓRICOS E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II.

4° SEMESTRE.

        Equipe 2: Dayane Ketlen Araújo Farias, Eliane Sampaio de Sousa, Graziele de Aquino Alves, Jessica Lima Barros, Mara Risi da Silva Souza, Maria Djeany Rocha Santos e Regislene Gomes do Nascimento.

Questões ENADE

  1. O sincretismo é considerado o fio condutor do desenvolvimento do serviço social, devido o seu núcleo organizado e sua norma de atuação, com isso, o sincretismo tem 3 fundamentos objetivos, que são eles:

  1. Mazelas, questão social e sociedade burguesa;
  2. Universo problemático, o horizonte e as valorações;   [pic 2]
  3. Caso, grupo e comunidade;
  4. Intervenções, problemas sociais e questão social;
  5. Sistema fabril, sociedade burguesa e universo problemático.

  1. De qual fundamento era dependente o estatuto profissional do serviço social?
  1. Fundamento teórico
  2. Fundamento científico[pic 3]
  3. Fundamento metodológico
  4. Fundamento prático
  5. Fundamento profissional
  1. Unimontes (COTEC) As particularidades do serviço social são apresentadas por diversos autores, a partir de diferentes perspectivas teórica metodológica (Iamamoto 2007), em seu livro ‘’Serviço social em tempo de capital fetiche’’, apresenta algumas das principais teses que  versam sobre fundamentos históricos, teórico-metodológico do serviço social, evidência os principais impasses analíticos acerca do trabalho do assistente social. Com base no exposto e nos argumentos apresentados pela autora, indique a alternativa que explicita erroneamente uma dessas referidas teses:
  1. Tese da função pedagógica do assistente social (Morena Abreu, 2002)
  2. Tese da proteção social (Suely Gomes Costa, 1995 a; 1995 b)
  3. Tese da instrumentalidade do serviço social (Yolanda Guerra, 1995)[pic 4]
  4. Tese do sincretismo e da prática indiferenciada ( Jose Paulo Netto, 1996 b, 1992, 1996)
  5. Tese do sincretismo religioso (Lukocs, 1967)
  1. Netto (2011) Considera o sincretismo como fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do serviço social como profissão. Neste sentido o autor aponta três fundamentos objetivos quanto a estrutura sincrética da profissão. Assinale o item que não corresponde aos fundamentos identificados pelo autor:
  1. O universo problemático original que se apresentou com eixo das demandas histórico-sociais, dada à complexidade e natureza difusa a questão social.
  2. O cotidiano como horizonte do exercício profissional
  3. A modalidade específica da intervenção da profissão
  4. A questão social como horizonte do exercício profissional[pic 5]
  5. O sistema fabril e as mazelas nele encontrado
  1. Tematizando as relações entre o estatuto teórico do Serviço Social e a sua condição sócio profissional, os assistentes sociais construíram uma linha de reflexão nitidamente identificável ao longo da sua elaboração intelectual. Nesta linha, ressalta a conexão peculiar que se estabeleceu entre o atribuído (ou suposto) fundamento “científico” do Serviço Social e o seu estatuto profissional- todas as indicações recolhidas na massa documental pertinente produzida pela categoria levam a registrar que, para esta, o estatuto profissional é posto como dependente do seu fundamento “científico”.    

 Com base no trecho do texto de José Paulo Netto, assinale a alternativa correta, o que são residuais da massa documental produzida pela categoria.

  1. O estatuto profissional do Serviço Social, antes da sua estrutura como saber, deve remeter-se a um traço compulsório na apreciação do processo de institucionalização de toda atividade profissional: o dinamismo histórico-social.
  2. A relação entre a institucionalização profissional do Serviço Social e o fenômeno, universalizado e indiscutível, de ele apresentar-se como “profissão feminina”.
  3. Argumentações que procuram a explicação do estatuto profissional do Serviço Social travejando-a no contexto da divisão social (e tecnica) do trabalho imperante na sociedade burguesa consolidada e madura e vinculando-a a demandas típicas das suas modalidades de reprodução social.[pic 6]
  4. O aspecto nuclear de uma intervenção profissional institucional não é uma variável dependente do sistema de saber em que se ancora ou de que deriva; é-o das respostas com que comtempla demandas histórico-sociais determinadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com