TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTOS NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Por:   •  1/5/2015  •  Dissertação  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..............................................................3

2- DESENVOLVIMENTO....................................................4

2.1- HISTORICO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO BRASIL................................................................................................................4

2.1.1-TIPOS DE PLANEJAMENTO....................................................................8

2.1.1.1-HISTORICO DA CONSTRUÇAO DAS POLITICAS SOCIAIS E OS FATORES POLITICOS, ECONOMICOS E SOCIAIS.........................................9

3-CONCLUSÃO..............................................................12

4- REFERÊNCIAS............................................................................................13

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado a cerca de pesquisas e conhecimentos sobre a historia do Brasil em relação ao seu desenvolvimento e os caminhos percorridos pelas políticas sociais no país.

Tem como objetivo relatar a origem, história, modelos e tipos de planejamento e das políticas sociais já implantados no território brasileiro.

Este trabalho esta composto por três partes introdução, o desenvolvimento que se divide em 3 tópicos; 1º Históricos do processo de planejamento no Brasil (procuro mostrar quais os modelos de planejamento usado em cada época pelos governos).

2 º tipos de planejamento(tento delinear os três tipo de planejamento)

3 º Histórico da construção das políticas sociais e os fatores políticos, econômicos e sociais (falo da origem das políticas sociais no território brasileiro ate a década de 80) e por ultimo a conclusão.

2- DESENVOLVIMENTO

Planejamento é um processo continuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. O planejamento por parte do estado teve início quando a sociedade encontrava-se com a necessidade de se reconstruir.

No Brasil o histórico de planejamento é bem extenso, o estado brasileiro empreendeu, ao longo de décadas multiplicas tentativas de desenvolvimento e planejamento do futuro.

2.1-HISTORICO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO NO BRASIL:

Antes da década de 30, o Brasil se caracterizava por uma estrutura econômica baseada na agricultura, sendo que o poder político se concentrava nas oligarquias rurais.

“A posição aceita, é que antes desta década todas as políticas econômicas do governo eram direcionadas para a agricultura e a proteção do mercado do café”

(Furtado,1963;Daland,1967;Skidmore,1967)

Já a década de 30 marca o inicio da “revolução nacional brasileira”.

• Plano especial: (1939-1944);

Foi à primeira tentativa de alocação de recursos visando o atingi mento de fins específicos, contudo não pode ser considerado um planejamento em si, pois houve muitas falhas na suas concepções.

• Plano de obras e equipamentos (1944-1948).

Semelhante ao plano anterior, o plano de obras e equipamentos intitulado por Getulio Vargas para vigorar de 1944 a 1948, cuja existência foi suspensa em 1946, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. Este plano teve vida curta; embora tenha sido efetivamente aplicado nos dois primeiros anos, devido a problemas econômicos seu orçamento foi incorporado ao orçamento geral da republica.

• Plano salte (1950-1954)

Plano salte foi elaborado pelo governo brasileiro, na administração do então presidente Eurico Gaspar Dutra, que tinha como objetivos estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia (exatamente o significado da sigla salte). Plano salte foi a primeira experiência de planejamento implantado no Brasil sob o regime democrático. Porem ele redundou em fracassos, apontado como causas do insucesso a defasagem entre os recursos previstos e aos aplicados, falha do controle e excessiva centralização de poderes da presidência, esvaziado a partir de 1953, se manteve em forma precária ate 1954.

• Plano de metas (1955-1960)

Implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek , que procurou realizar de um golpe a instalação de um conjunto amplo e diversificado de setores industriais,modificando radicalmente a estrutura produtiva do país.O plano consistia de 30 metas para os diferentes campos de energia,transportes,alimentos, industrias básicas e educação de pessoal técnico.Conseguiu com êxito no plano de industrialização da economia e na superação de pontos de estrangulamento, que impediam o desenvolvimento nacional,porem teve como conseqüência desequilíbrios na balança de pagamentos e aumentos das taxas de inflação.

• Plano trienal de desenvolvimento econômico e social (1961-1964)

As perturbações políticas que engolfaram o país se refletiam em sucessivas tentativas frustradas de um novo sistema de planejamento, culminando com a elaboração do plano trienal, no governo de Goulart. Teve como objetivos a manutenção de elevada taxa de crescimento do produto, a redução progressiva da inflação, a redução do custo social do desenvolvimento a melhor distribuição de seus frutos e a redução das desigualdades regionais de nível de vida. O plano trienal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com