TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE CONHECIMENTO HUMANO

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 14

INICIALMENTE TRABALHAMOS O Texto: Tipos de Conhecimento, do Professor Carlos José dos Santos.

Foram repassados os slides para subsidiar os debates e discussões em sala de aula. Considerando que os slides foram sinalizados a nível de raciocínio, os mesmos exigem do aluno leitura rigorosa dos textos.

Texto: OS TIPOS DE CONHECIMENTO HUMANO

  • Conhecimento consiste em uma crença verdadeira e justificada (Platão, 428ac a 347ac) – A forma de buscar as realidades vem do conhecimento, não das coisas, mas do além das coisas. Esta busca racional é contemplativa, isto significa buscar a verdade no interior do próprio homem.

“Conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.”  Segundo Cortella (1999), o conhecimento é a relação na qual intervêm o sujeito e o objeto, não estando a verdade nem no sujeito, nem no objeto, mas precisamente na interação entre eles.

A importância do conhecimento postas ao cotidiano:

  • Por que conhecer?

         O ser humano conhece basicamente movido por duas necessidades intrínsecas: sobrevivência e evolução.

  • Como conhecer?

        O ser humano, assim como todo ser vivente, conhece o mundo ao seu redor através dos sentidos. Constata-se assim que, o conhecimento em sua manifestação mais elementar, é produto da percepção sensorial. Contudo, o ser humano vai além disto, pois produz conhecimento através do raciocínio. Cervo e Bervian (2004) explicam esta diferença entre conhecimento sensível e conhecimento intelectual. O conhecimento sensível corresponde à apropriação física, “por exemplo, a representação de uma onda luminosa, de um som, o que acarreta uma modificação de um órgão corporal do sujeito cognoscente”. Observam que “tal tipo de conhecimento é encontrado tanto em animais como no homem.”. Já o conhecimento intelectual ou racional corresponde a uma representação não sensível, “o que ocorre com realidades tais como conceitos, verdades, princípios e leis”.

        No processo de apreensão da realidade do objeto, o sujeito cognoscente pode penetrar em todas as esferas do conhecimento: ao estudar o homem, por exemplo, pode-se tirar uma série de conclusões sobre a sua atuação na sociedade, baseada no senso comum ou na experiência cotidiana; pode-se analisá-lo como um ser biológico, verificando através de investigação experimental, as relações existentes entre determinados órgãos e suas funções; pode-se questioná-lo quanto à sua origem e destino, assim como quanto à sua liberdade; finalmente, pode-se observá-lo como ser criado pela divindade, à sua imagem e semelhança, e meditar sobre o que dele dizem os textos sagrados.

       Discutimos que apesar da separação metodológica entre os tipos de conhecimento popular, filosófico, religioso e científico, estas formas de conhecimento podem coexistir na mesma pessoa: um cientista, voltado, por exemplo, ao estudo da física, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

       Para melhor entender cada um desses tipos de conhecimento, traçamos inicialmente um paralelo entre o conhecimento científico e o conhecimento popular. Posteriormente, buscamos identificar cada um deles.

O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento

O primeiro desafio é diferenciá-lo de outros tipos de conhecimentos existentes.

Para tal, analisemos uma situação muito presente no nosso cotidiano:

          O parto no âmbito popular (parteira) e o parto no âmbito da ciência da medicina (maternidade).

  • Tipos de conhecimentos que se encontram mesclados neste exemplo:

       - Empírico, popular, vulgar: transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal.

       - Científico: conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem.

Correlação entre Conhecimento Popular e Conhecimento Científico

O conhecimento vulgar ou popular, também chamado de senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade, nem pela natureza do objeto conhecido. O que diferencia é a FORMA, O MODO OU O MÉTODO E OS INSTRUMENTOS DO CONHECER.

Aspectos a considerar:

       A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.

       Um objeto ou um fenômeno pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum. O que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação.

       Tanto o "bom senso", quanto a "ciência" almejam ser racionais e objetivos.

Características do Conhecimento Popular

       Se o "bom senso", apesar de sua aspiração à racionalidade e objetivo, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada, pode-se dizer que o conhecimento vulgar, popular, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos.

"É o saber que preenche a nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo". (Babini, 1957:21).

       Verificamos que o conhecimento científico diferencia-se do popular muito mais no que se refere ao seu contexto metodológico do que propriamente ao seu conteúdo. Essa diferença ocorre também em relação aos conhecimentos filosófico e religioso (ou teológico).

2

CONHECIMENTO POPULAR

Superficial - conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.

Sensitivo - referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária.

Subjetivo - é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (357.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com