TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO BMW VERMELHO

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

BMW VERMELHO

PORTIFÓLIO

BMW VERMELHO

ACADÊMICA:

Maria José

JOÃO CÂMARA/RN

2013

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

BMW VERMELHO

Trabalho do 3º  Semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Fundamentos Históricos,Teóricos e Metodológicos do Serviço Social lll,Oficina de Formação:Questão Social,Metodologia Científica,Ciência e Economia Política.

Prof.:Maria Angela Santini,Paulo Aragão,Rodrigo Trigueiro,Sergio de Goes Barboza.

JOÃO CÂMARA/RN

2013


SUMÁRIO

  INTRODUÇÃO.............................................................................5

  DESENVOLVIMENTO..................................................................6

CONCLUSÃO...............................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................8

INTRODUÇÃO

BMW VERMELHO

Vivemos num País onde todos onde todos são iguais, por direitos, mas, vivemos submergidos em total desigualdade social (Said Augusto).

A desigualdade social tem se caracterizado como um dos maiores agravantes da sociedade, ganhando mais espaço a cada dia na vida das famílias pobres, as quais não têm acesso aos interesses econômicos, políticos e sociais das classes mais abastecidas, e isso se dá especificamente pela omissão dos poderes, que ao invés de programar uma política digna, eficaz, capaz de resolver os problemas sociais, criam os “engodos” para alienar cada vez mais a classe baixa.

“O verdadeiro valor das coisas não está no seu preço, aparência, tamanho, importância na sociedade, etc. O verdadeiro valor das coisas está na felicidade que gera em nós”. (Miriam C. Marchesi).

Pobreza significa não dispor de meios para viver plenamente na sociedade. Uma família, tal qual a que o filme “BMW Vermelho” retrata que mora numa favela, sem teto, sem emprego, sem alimentação, nos mostra o descaso dos governantes.

 

DESENVOLVIMENTO

O filme BMW Vermelho retrata a realidade brasileira das famílias, de classe baixa, que não dispõem das mínimas condições de sobrevivência. Um chefe de família desempregado, morando em uma casa deteriorada, sem espaço físico, telhado quebrado, sem o menos conforto, tendo como única renda familiar, os serviços da mãe, que desempenha sua função de manicure no fundo do quintal.

Ganhar um carro importado, zero quilômetro num sorteio inesperado seria um sonho para outras famílias. Mas, para o Sr.Odilon foi um transtorno. O grande valor do prêmio estava fora da realidade daquela família. Eles precisavam de condições básicas de sobrevivência e esse prêmio, não podia ser vendido por dois anos. Nesse caso, o bem adquirido e as condições sociais da família contemplada, eram situações opostas, figurando como uma inversão de valores.

A família mencionada no filme tem todas as necessidades das famílias pobres brasileiras: moradia, saúde, planejamento familiar, educação, emprego, etc.

Além de outras dificuldades, o Sr.Odilon também não tinha capacidade para lidar com o “novo”. Não sabia dirigir, não tinha onde guardar e sem condições para mantê-lo.

Fazendo uma relação do filme BMW Vermelho a um acontecimento do meu município: Um jovem foi sorteado na Tele-Sena no ano de 1998, com um grande valor em dinheiro. Morava na zona rural deste município e pertencia a uma família de classe baixa. O valor do prêmio mudou apenas seu nome, passando a ser chamado de “TELE SENA”, até hoje. A falta de conhecimento, de planejamento e outros fatores contribuíram para que o sorteado não conseguisse administrar o bem adquirido. Gastou tudo com carros, farras, etc. em pouco tempo voltou a viver a vida de pobre como antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (126.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com