TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS DO SUS PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

PRINCIPIOS DO SUS

        PRINCIPIOS DOUTRINARIOS – são os princípios maiores, filosóficos sendo eles; a integralidade, universalização e a equidade.

INTEGRALIDADE – A rede de saúde deve estar organizada e estruturada para dar conta dessas demandas, desde as demandas mais simples até as mais complexas, pensando então em ofertar um cuidado integral a saúde.

UNIVERSALIDADE – O principio maior e o mais importante princípio do sistema único de saúde, esta ligada a garantia do direito a saúde por todos os brasileiros, dependente de cor, raça, sexo ou qualquer outro tipo de acepção ou desigualdade, então, não apenas pessoas de carteira assinada (ligadas a previdência) poderiam contar com tais serviços, mas sim toda a população.

EQUIDADE – Falamos aqui da desigualdade justa. Logo que o SUS foi criado, pensávamos na igualdade, mas sabemos que somos pessoas diferentes, temos demandas diferentes, necessidades diferentes, então é muito simples: é dar mais, a quem precisa de mais. É assegurar ações e serviços a todos, de acordo com tamanho da sua complexidade.

 

        PRINCIPIOS ORGANIZATIVOS – nos ajuda a organizar a estruturar melhor a rede de atenção, de forma que possamos ofertar com melhor cuidado, qualidade a população.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – Os cidadãos participará de forma ativa do processo de formulação das políticas de saúde e do controle da sua execução, em todos os níveis, valoriza a ideia de democracia participativa. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde. Então é nosso direito como cidadão participar, opinar, sermos cidadãos ativos.

DESCENTRALIZAÇÃO – Redistribuir responsabilidades, distribuir poderes á três níveis de governos, federal, estadual e municipal.

Ex... imagine uma igreja grande e lotada, cheia de membros, agora imagine que essa igreja é o ministério da saúde, e essa igreja tivesse que criar várias outras igrejas menores, e colocasse pastores, responsáveis, seja para cuidar financeiramente ou cuidar daquele povo. Então, o ministério da saúde, deixa por si só outras esferas trabalharem da melhor forma possível.

REGIONALIZAÇÃO – O objetivo da regionalização é ajudar na melhor e mais racional distribuição dos recursos entre as regiões. Então as pessoas que moram municípios de estruturas menores podem se utilizar dos municípios que tenha uma estrutura maiores. Reduzir as desigualdades socias e territoriais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com