TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................04

3.CONCLUSÃO.........................................................................................................08

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................09



1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho põe em cena a importância do processo de trabalho do Assistente Social enquanto intervenção articulada à perspectiva da emancipação dos sujeitos. A reflexão sobre o processo de trabalho e o Serviço Social traz grandes

desafios, pois em sua história recente essa profissão sofreu profundas transformações, as quais, por sua vez, repercutiram no cotidiano das práticas profissionais. É com a prática profissional que o assistente social exercita sua profissão e demonstra se construiu os conhecimentos necessários que farão dele um bom profissional. Assim, podemos entender como a relação teoria x prática acontece e como uma se alimenta da outra possibilitando uma construção profissional coerente.

        Portanto, há, na verdade, uma relação íntima entre teoria e prática, pois na primeira define a intencionalidade da prática profissional, constituindo nisto uma unidade dialética, aberta e rica (LOPES, 2008. P. 34).              

         As tendências da pesquisa no Serviço Social mediante ao contexto do conselho Nacional de desenvolvimento cientifico e tecnológico, a partir dos dados levantados pelos representantes do serviço social no comitê de assessoramento constitui-se a inquestionável relação entre á pesquisa, a produção do conhecimento  a pós-graduação  a vinculação das pesquisas as múltiplas demandas historicamente determinadas pela sociedade capitalista, e as novas tendências da CNPq que demonstre pertinência com o Serviço Social a educação e popularização de ciência e tecnologia.

        Este artigo vem nos mostrar como está a demanda do profissional de serviço social e quais os caminhos que devem percorrer para alcançar seus objetivos de trabalho. Um dos principais caminhos neste processo de trabalho está voltado à pesquisa através das estatísticas, bem como nos programas e políticas publicas, enfocando as atribulações profissionais e os instrumentos a serem utilizados nos vários espaços de atendimento.

        O trabalho também irá descrever as principais informações disponíveis no Tabela I, e elaborando uma análise crítica e criativa de proposição do uso da comunicação popular e comunitária sucinta das principais informações disponíveis.

        O método de pesquisa utilizada para a realização deste trabalho foi a Pesquisa Bibliográfica, cujo desenvolvimento foi por meio de estudos de pesquisas já realizados de vários autores.

        

        

2. DESENVOLVIMENTO

        

        As autoras destacam neste artigo a importância de os pesquisadores do Serviço Social investirem na indexação dos periódicos. Sugerem a criação de uma Revista Nacional dos Programas de Pós-Graduação que seja indexada e apresentam o exemplo da revista Serviço Social & Sociedade, um periódico clássico do Serviço Social brasileiro, que tem investido esforços a fim de se tornar indexado.

        Tais estratégias são apontadas como caminhos úteis para que os pesquisadores da área aperfeiçoem o canal de comunicação com a comunidade científica nacional e internacional. O artigo apresenta um quadro analítico da pesquisa em Serviço Social, bem como o papel que agências como a CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desempenham no sentido de analisar os rumos da pós-graduação brasileira e traçar diretrizes que possibilitem avançar na produção do conhecimento. (Cristiano Guedes Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. ANIS: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, Brasília, Brasil.)

Objetivo e metodologia.

        O objetivo do texto mediante ao que foi solicitado no trabalho é trazer uma reflexão sobre a particularidade histórica, pesquisa em Serviço Social, produção de conhecimento, prática , marcos históricos recentes e relevantes, na pós-graduação dos profissionais de serviço social que atuam em projetos e programas sociais nas redes publicas e privadas. Existe uma tendência em aceitar, e que produzir conhecimento é competência.

        Dentro das informações contidas no texto os recursos metodológicos utilizados foram pesquisa cientifica. A partir dos dados levantados pelos representantes do serviço social no comitê de assessoramento constitui-se a inquestionável relação entre á pesquisa, a produção do conhecimento e a pós-graduação a vinculação das pesquisas as múltiplas demandas historicamente determinadas pela sociedade capitalista e as novas tendências de CNPq que demonstre pertinência com o Serviço Social a educação e popularização de ciência e tecnologia, pois a pesquisa, a produção de conhecimento e a pósgraduação andam juntas.

Analise Descritiva

         A pesquisa na área do Serviço Social ganhou destaque com debates e produções a partir do movimento de conceituação, através do processo de questionamento da atuação dos assistentes sociais frente às mudanças societárias, exigindo um novo perfil profissional. O Serviço Social enquanto profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho, situando-se no processo de reprodução das relações sociais, aliado a capacidade de construir conhecimento e de estabelecer um olhar crítico da realidade, fazem da pesquisa instrumento de fundamental importância para desvelamento das demandas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com