TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos de Ensino – Aprendizagem e desenvolvimento da criança ao adulto

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Henri Wallon

Biografia do autor:

Henri Wallon nasceu na França (1879-1962). Viveu toda sua vida em Paris, antes de chegar à psicologia e à educação, passou pela filosofia e pela medicina. Viveu num período de grande turbulência política e instabilidade social; acontecimentos como as duas guerras mundiais. Atuou ativamente contra a ocupação nazista na França, e como médico em instituições psiquiátricas, atendendo crianças com deficiências neurológicas e distúrbios de comportamento. Sua teoria psicológica está fundamentada no materialismo histórico dialético, sendo assim, compromissada com o pleno desenvolvimento e humanização dos indivíduos. Ressaltou a existência de uma integração entre orgânico e social, visto que o homem não vive e se desenvolve sozinho, mas é ontologicamente social. (SILVA)

Quatro pilares:

Wallon baseou-se em quatro pilares básicos que se comunicam constantemente, que são: afetividade e emoções, movimento, inteligência e a formação do eu.

1. Afetividade/emoções: é um dos principais elementos do desenvolvimento humano. As emoções têm papel fundamental no desenvolvimento da pessoa. é por meio delas que o ser humano exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral, são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino. Segundo Wallon, as transformações fisiológicas, revelam traços importantes do caráter e personalidade. Dessa forma a emoção causa impacto no outro e tende a se propagar no meio social.

2. Movimento: As emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação.  A escola infelizmente insiste em imobilizar a criança limitando justamente a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessária para o desenvolvimento completo da pessoa.

3. Inteligência: O desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada um faz as diferenciações com a realidade exterior. É na solução dos confortos que a inteligência evolui. Wallon diz, que o sincretismo (mistura de ideias em um mesmo plano) é o fator determinante para o desenvolvimento intelectual.

4. O eu e o outro: A construção do eu na teoria de Wallon depende essencialmente do outros. Seja para ser referência, seja para ser negado. Manipulação, sedução e imitação do outro são características comuns nessa fase. (MULLER, KLEIN, BEMVENUTI, 2013).

Estágios do Desenvolvimento: Wallon distribui 5 estágios de desenvolvimento do indivíduo que são influenciados por fatores orgânicos e sociais. São eles:

  • Impulsivo emocional: 0 a 1 ano – Fase marcada pelo uso da atividade reflexa e exploração do próprio corpo, de sensibilidades internas e externas, atividade global não estruturada, movimentos bruscos desordenados. Refere-se aos padrões emocionais diferenciados por medo, alegria e raiva. Trata-se do primeiro movimento de elaboração afetiva da pessoa.

  • Sensório-motor e Projetivo: 1 a 3 anos – Inicia-se no andar, quando a criança apresenta uma coordenação entre vários movimentos voluntários. Nessa fase, a criança é toda movimento e conhece o mundo com o corpo.
  • Personalismo: 3 a 6 anos – Nessa fase ocorre a exploração de si mesmo, como ser diferente de outros seres e a construção da própria subjetividade por meio das atividades de oposição, sedução e de imitação. Ocorre então o processo de discriminação entre o “eu” e o “outro”.
  • Categorial: 6 a 11 anos – Diz respeito à diferenciação nítida entre o eu e o outro. Dá condições estáveis para a exploração mental do mundo físico mediante atividades de agrupamentos, seriação, classificação, categorização em vários níveis de abstração, até chegar ao pensamento categorial.
  • Puberdade e Adolescência: 11 em diante – Nessa fase está fortemente presente o confronto, questionamentos e categorias cognitivas de maior nível de abstração; de forma que os limites de sua autonomia e de sua dependência são delineados.( SILVA)

Contribuições do autor para a educação: Um dos maiores objetivos de Wallon foi investigar a infância para compreender como ocorrem os processos de constituição e desenvolvimento do homem adulto. Considerou que o ser humano é organicamente social (necessidade de conviver e partilhar nossas vidas com os outros, faz parte do desenvolvimento humano) e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com