TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS HISTÓRICOS E QUESTÕES LOCAIS

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 MUNÍCIPIO DE VOTORANTIM...............................................................................4

3 PRONTO SOCORRO...............................................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................8



1 INTRODUÇÃO

Este trabalho o grupo teve como conceito e principio a atenção básica da saúde cuja promoção cabe ao setor e que servirá para subsidiar a definição e a leitura especial dos tipos de estabelecimento necessário, tanto em nível urbano quanto rural e seus diferentes níveis de atendimento.

Várias questões envolvem o tema gerando duvida e consequentemente distorções que repercutem no atendimento a população.

A ausência de saúde e enfermidade foi o primeiro conceito visto em 1940, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi definido como “estado de completo bem-estar físico social e espiritual. Portanto atualmente busca-se principalmente aproveitar a vida com equilíbrio e disposição.

2 MUNÍCIPIO DE VOTORANTIM

O município de Votorantim, conta com uma população no total de 110.755 em 2012, informação dada  pelo IBGE, e disponibilizada pelo Datasus.

Votorantim conta com postos (postinhos) ambulatoriais e médico, que ficam distribuídos pelos bairros da cidade.

Apesar da população de Votorantim contar com apenas 2 hospitais, e apenas um atende o SUS (serviço unificado de saúde). “A maternidade e hospital” Lauro Fogaça; e o hospital Santo Antonio, que atende pelos convênios e particulares.

Nos postos de saúde as pessoas atendidas, desde os casos mais graves, onde as pessoas passam pelo médico clínico e recebem medicamentação da farmácia que funciona nos postos de atendimento.

Juntamente com o departamento de saúde coletiva, está a vigilância epidemiológica, onde esta é responsável pelo controle e prevenção de doenças transmissíveis.

A vigilância sanitária é a responsável pelo controle e fiscalização de todos os serviços de comercialização de alimentos, emissão de alvarás de funcionamentos dos serviços que direta ou indiretamente possam causar riscos á saúde da população.

O hospital e maternidade de Votorantim “ Dr Lauro Roberto Fogaça” tem garantido a toda a gestante atendimento nos casos de urgência e emergência, isso com o programa “Portas Abertas”.

A maternidade conta com quartos privativos e  as mamães recebem informações sobre aleitamento materno.

Francisco Araujo o então provedor do Hospital e Maternidade, lembra que a mamãe deve ficar com o bebê, logo depois do parto.

Lembra também que um equipe faz acompanhamento e realiza exercícios com pilates, para que o parto seja humanizado.

Contudo o hospital “ Lauro R. Fogaça” oferece atendimento individual a cada paciente e por isso conta com 91 profissionais sendo eles: médicos, diretores, técnicos, enfermeiros, generalistas, obstretas, técnico- responsável, auxiliares de leitos são o nº de 84 disponíveis e 16 para o setor de maternidade. Além disso, o hospital possui e mantém equipamentos modernos de tecnologia, salas de partos, enfermagem, neotologia, centro cirúrgico, pediatrias, unidade de terapia intensiva (UTI), maternidade, clinica médica e cirúrgica.

A população de Votorantim conta com o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) e as chamadas são feitas integradas ao nº 192 e 193 em conjunto com o corpo de bombeiros. A base da equipe em Votorantim atende junto ao serviço de ambulâncias.

3 PRONTO SOCORRO

O conceito é o tratamento imediato e provisório dado em caso de acidentes ou enfermo imprevisto. Geralmente é prestado no próprio local  do acidente até que se posso colocar o paciente a cargo de um medico par o tratamento definitivo . Fatores a serem observados: os primeiros socorros devem ser prestados com rapidez sem precipitação com firmeza e segurança, mantendo-se a calma a fim de evitar o pânico entres as pessoas presentes. A ação de quem presta os primeiros socorros está restrita ao primeiro atendimento tomando providências para que o acidente não origine outros e afaste perigos que poderiam complicar a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com