TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA O DESCASO DOS IDOSOS

Por:   •  5/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROJETO DE PESQUISA

                           O DESCASO DOS IDOSOS

Luciana Silveira Freitas Lanna
RA 3810653729

EAD  SERVIÇO SOCIAL – 6ª

Belo Horizonte, 05 de Novembro de 2014

INDICE:

JUSTIFICATIVA…………………………………………………………………………………03

PROBLEMA.......................................................................................................................04

O MOTIVO DA ESCOLHA DO TEMA………………………………………………………...06

OBJETIVOS ......................................................................................................................07

METODOLOGIA................................................................................................................08

BIBLIOGRAFIA..................................................................................................................08

O DESCASO DOS IDOSOS

JUSTIFICATIVA

Relatamos abaixo a motivação da escolha do tema. 

No local do estágio, a AMIPS levou os universitários para conhecer os serviços sociais dos Órgãos públicos, dentre eles: CRAS, Associações e Albergues da Prefeitura de BH.

Conhecemos as formas que são tratadas os idosos pelas suas famílias, existem vários tipos de descasos familiares, dentre elas:

  • Descaso Físico:
  • Descaso Psicológico:
  • Descaso Verbal:
  • Descaso Patrimonial:
  • Descaso Financeiro:
  • Negligência:

Cada tipo de violência citada acima demonstra a realidade vivida pelos idosos. Há omissão dos familiares em cumprir a legislação do Estatuto do Idoso.[pic 2]

Ao visitarmos o albergue público (Rua Conselheiro Rocha – 351. Bairro Floresta), detectamos que vários idosos moram nas ruas e pernoitam em albergues públicos, preferem viver nas ruas do  que com seus familiares, por causa das violências sofridas.

Nos CRAS a descrição deles é que os parentes os isolam das atividades familiares, deixando-os passar necessidade de afeto. 

PROBLEMA

 Deve ser especificado o problema detectado no campo de estágio, que precisa de uma intervenção do profissional de Serviço Social.

Existe omissão dos familiares em cumprir o Papel da família conforme o previsto no artigo 399 do Código Civil citado abaixo:[pic 3]

Citamos vários tipos de descaso familiar aos idosos:

Violência Física: Os idosos sofrem várias violências que lhes deixam ferimentos, marcas. São comuns murros e tapas, agressões com diversos objetos e queimaduras por objetos ou líquidos quentes.

Violência Psicológica: Essa violência é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.

Violência Verbal: Normalmente se dá concomitante à violência psicológica. Alguns agressores verbais dirigem agressões verbais contra outros membros da família.

Violência Patrimonial: quando o agressor quebra utensílios pessoais, rasga suas roupas, destrói ou esconde seus documentos pessoais, profissionais ou mesmo fotos e objeto de valor sentimental. 

Violência Financeira: Apropriação indevida dos cartões de crédito, contas bancárias, documentos com a finalidade de contrair empréstimos bancários.

Negligência: Trata-se de uma forma de omitir o atendimento das necessidades básicas dos idosos. Isolar os idosos em cômodos das residências, faltando a eles alimentação, amor, gerando com isso várias doenças.

O profissional da Assistência Social tem a responsabilidade de amparar às pessoas necessitadas, sem que estas precisem contribuir financeiramente para receber os benefícios.

 Constitui obrigação do  Estado  fazer com que os idosos caminhem com as próprias forças, mediante os seguintes princípios.

O MOTIVO DA ESCOLHA DO TEMA:

A motivação da escolha do tema foi à sensibilização que tivemos sobre a situação vivida pelos idosos nos locais de estágio da AMIPS.

Nos vários relatos sobre a violência praticada pelos familiares aos idosos, vimos uma demanda do assistente social em colaborar com propostas reais a fim de combater esse problema.

Tivemos várias visitas nos locais do estágio (CRAS, Associações, Albergues), onde presenciamos a realidade atual a violência familiar na terceira idade.

Com a escolha deste tema queremos informar quais os tipos de descaso familiar sofridos pelos idosos.

Queremos com a discussão do tema, colaborar com a divulgação e obrigação de se fazer cumprir os artigos citados abaixo da legislação do Estatuto do Idoso.

[pic 4]

[pic 5]

Vamos apresentar propostas reais para combater o descaso familiar dos idosos.

OBJETIVOS GERAIS

De acordo com o relato citado no item acima, são vários problemas que causam o descaso dos idosos.

Pretendemos com o estudo avaliar as condições do descaso dos idosos por isso apresentarmos abaixo algumas alternativas para eliminar esse problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (333.8 Kb)   docx (193.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com