TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Arte e dança para idosos

Por:   •  3/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: SERVIÇO SOCIAL – EAD

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Rio de janeiro, Junho de 2017

Tânia da Luz Miranda Esposito

Aluna do Curso de Serviço Social da Universidade Estácio de Sá

Polo de Madureira – EAD

Matrícula 201407024795

Projeto de Intervenção

Tema: Inclusão de Dança e Arte

“O ritmo é nosso! Quem dança é mais feliz “

Supervisora de campo: Aline Silveira Lemos – CRESS 26186

Rio de janeiro, Junho de 2017

Sumário

Introdução        4

Justificativa.        5

Objetivo Geral        6

Fundamentação Teórico Metodologica        7

Cronograma        7

Recursos Materiais        8

Instituições Apoiadoras        9

Referência Bibliografica...................................................................................11

Anexos..........................................................................................12

INTRODUÇÃO

        Instituição (Fundação Leão XII) surge em 1946, oficializada por Decreto-lei da presidência da República como primeira grande instituição assistencial que tem por objetivo explícito uma atuação ampla sobre os habitantes das grandes favelas, que já nesse momento concentram parcela importante da população pobre dos grandes centros urbanos industriais.

        O âmbito de atuação dessa instituição, resultado de convenio entre a Prefeitura do Distrito Federal, Ação Social Arquidiocesana e Fundação Cristo Redentor, serão as favelas do Rio de Janeiro (capital federal á época), principal grande centro urbano onde o Partido Comunista do Brasil se torna força política majoritária nas eleições de 1946. (IAMAMOTO, 2014).Tem como missão: Atuar como órgão executor das Políticas de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, exercendo as funções de assessoramento, gerenciamento, coordenação de programas e projetos sociais, articulando e/ou implementando serviços socioassistenciais de âmbito regional ou local no que for necessário.        

        Para a efetivação dos seus objetivos institucionais, a Fundação Leão XIII conta com três diretorias de Atividades Fim, sendo elas: Diretoria de Promoção Social da Região Metropolitana, Diretoria de Promoção Social do Interior e Diretoria de Assistência Especializada - DAE. As duas primeiras Diretorias citadas atuam no âmbito da Proteção Social Básica, através do Programa de Desenvolvimento Comunitário, desenvolvido pelas unidades de atendimento localizadas na área Metropolitana e do Interior do Estado.        

        No entanto, a Diretoria de Assistência Especializada, atua no âmbito da Proteção Social especial de Alta Complexidade, através do Programa de Atendimento á População em Situação de Rua, de acordo com as suas Unidades de institucionalização, sendo elas:- Centro de Triagem á População de Rua – Bonsucesso (está temporariamente desativado) - Centro de Recuperação Social de Itaipu; - Centro de Recuperação Social de Campo Grande - CRS e República Campo Grande; - Vila dos Idosos de Sepetiba.

        Nesta diretoria, mais especificadamente no CRS, é que concentraremos o nosso trabalho.

        O Centro de Recuperação Social de Campo Grande é uma das Unidades de institucionalização pertencentes á Diretoria de Assistência Especializada – DAE. Este Equipamento encontra-se situado na Estrada do Mato Alto. Nº 6.845 - Guaratiba, tendo como objetivo prestar acolhimento integral a idosos acima de 60 anos.

        Dentro do campo de estágio, observa-se que a atuação e desenvolvimento do Assistente Social vão além da política de assistência, pois ultrapassa a esfera da política social, por que o trabalho assistencial compreende a superação de dificuldade, estabelecimento, garantida de direitos ao acesso a bens societários. Ele vai permear todas as demais políticas.A Instituição hoje tem em seus cuidados 63 idosos de ambos os sexos, uma parcela destes é beneficiada através do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), outros pela Bolsa Família e ainda existem outros que apesar de não receberem benefícios financeiros, porém recebem tudo o que a instituição possa oferecer, como as garantias de moradia, alimentação, consultas, médicas, medicações, roupas, e demais cuidados.

        Assim sendo, a Fundação Leão XIII encontra-se situada no campo da Política de Assistência Social, que por sua vez, encontra-se situada dentro da Seguridade Social, formando seu tripé: Como define na Constituição Federal de 1988, a partir de 1993. “A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos á Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social (art.194, CF)”. Os agentes institucionais do Centro de Recuperação Social Campo Grande fica composta por 2 coordenadores, 4 assistentes sociais, 1 estagiária, 1 psicóloga , 1 médico , 1 dentista, 1 farmacêutica , 1 auxiliar de enfermagem , 9 cuidadores, 02 nutricionistas, 03 administrativos e Agentes Operacionais de Serviços Gerais e Pessoal de Apoio e ainda conta com uma  Cozinha e Lavanderia.        

JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem por meta atingir todos os idosos instutucionalizados no CRS- Campo Grande, com o objetivo de inserção na cultura e lazer. Desenvolver atividades de danças e trabalhos de artes no cotidiano dos idosos. A meta proposta neste objetivo é que todos idosos envolvidos no projeto, consigam ter acesso às atividades inerentes ao projeto proposto. Proporcionar uma interação entre os idosos, melhorando a convivência entre os mesmos. A meta proposta é a de que os mesmo, consigam interagir melhor com o meio interno e externo através da inclusão cultural. Pois a dança é uma forma de atividade física capaz de gerar uma serie de beficios para a promoção da qualidade de vida .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com