TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

O presente projeto de pesquisa coloca em contato com aparato teórico e metodológico necessário para a interpretação das questões sociais, o tema foi escolhido após buscas dentro de campos temáticos.

O exercício da sexualidade faz parte do processo de desenvolvimento biológico dos seres humanos. A gravidez na adolescência constitui tema atual de discussão, tornando-se clara a necessidade de haver prevenção dos fatores de risco, surgindo reflexões sobre educação sexual nas escolas. A prevenção e orientação a jovens na escola e de suma importância a todos.

O Objetivo foi proporcionar aos adolescentes orientações na escola para que pudessem desenvolver e exercer sua sexualidade comresponsabilidade, podendo assim evitar uma gravidez não planejada.

1.Ciência, Metodologia e Trabalho Cientifico

De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências.

Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.

Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço. Quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da cultura e da sociedade.

Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento a as aspirações de ir além dos pares, faz-se necessário uma outra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das ideias, para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação desejada

O fundamental é que sejamos capazes de explicitar nossas escolhas sobre essas contribuições teóricas e sobre os usos que dela fazemos, demonstrando a utilidade das mesmas para nossos propósitos de investigação.

2.Ficha Bibliográfica

Squizatto, Ediléia Paula dos Santos. Herculano, Lívia Roberta Fogaça. Gravidez na Adolescencia e o Serviço Social. Presidente Prudente (2013).

A obra insere-se como finalidade discutir a gravidez na adolescência como expressão da questão social e a atuação do profissional de Serviço Social frente á esta demanda.

2.1 Resumo Critico do Texto

O artigo aborda o papel do assistente social junto com esses adolescentes e suas famílias, prevenção da gravidez quanto para a atenção á adolescentes grávidas e os que já são pais e suas respectivas famílias, considerando suas reais necessidades frente á realidade. Na escola os adolescentes recebem orientação sobre sexualidade, contudo de forma reduzida o que não é essencial para a preparação para a vida sexual.

A gravidez precoce tem dificuldades econômicas e sociais, no desenvolvimento do adolescente que exige medida de responsabilidade ainda não adquirida.

Para tanto, o a atuação do Serviço Social na problemática é de fundamental importância no que tange à questão das ações de prevenção e de atenção à adolescente grávida, sendo essencial a articulação das políticas públicas, da sociedade e do trabalho com a família para a efetivação dos direitos dos adolescentes.

3. Projeto de Pesquisa

Para elaboração do projeto foram feitas leitura e pesquisa de diversos temas, buscando assim um contato maior com a produção acadêmica, o que possibilitou levantar propostas de temas a serem pesquisados. Compreendendo leitura de artigos científicos já produzidos na área como uma forma de identificar asdemandas e questões sociais que se apresentam

A proposta do tema teve por base o artigo cientifico Gravidez na Adolescência e o Serviço Social (2013) que tem como finalidade discutir a gravidez na adolescência como expressão da questão social e a atuação do profissional de Serviço Social frente á esta demanda.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com