TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]      Universidade Anhanguera - UNIDERP

Curso: Serviço Social, 6° Semestre                                                Polo: Itapipoca.

Matéria: Pesquisa em Serviço Social

Tutor EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutor Presencial: Gercía Maria Moura Sousa

Equipe: Eduarda Pereira Vasconcelos                    RA: 372830

              Michelle Viana Mathias dos Santos        RA: 372052

              Maria Adevânia de Sousa Bezerra              RA: 394618

              Rosangela Teixeira Pinto                            RA: 374945

          Myllena Brena Sousa Silva                        RA: 3725093

Itapipoca, 19 de Setembro de 2014.

APRESENTAÇÃO

Este é o projeto de pesquisa que integra a disciplina Projeto de Pesquisa em Serviço Social, do 6º período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera – UNIDERP, Itapipoca/CE, realizado em grupo, tem por objetivo apresentar uma pesquisa de ação na área de Serviço Social, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, que será apresentando ao final deste. Este desafio proporcionou ao grupo um contato com aparato teórico e metodológico necessário ao desvelamento das questões sociais, assim como promoveu a reflexão a respeito da interferência do assistente social na sociedade.

O Grupo compreende que é de fundamental importância para atuação profissional no Serviço Social as etapas propostas neste trabalho, pois contribuíram para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, com boas práticas de pesquisa compreendendo e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além é claro de capacitar para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.


METODOLOGIA

Para a produção e escolha do projeto, o grupo realizou as leituras propostas pela etapa II nos links dos sites indicados para compreensão do modo oficial formalizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de se conceber e realizar um projeto de pesquisa. Podendo assim realizar o que foi proposto nesta etapa a proposição de um tema e uma pergunta relevante a ser desenvolvida em um Projeto de Pesquisa, buscando problemáticas já conhecidas do campo de atuação do profissional de Serviço Social, mas que ainda possam ser ampliadas, e listar as principais inquietações a respeito do tema, preocupando-se em justificar a escolha deste para a pesquisa.

Para elaboração do projeto, foram feitas leituras e pesquisas de diversos temas, buscando assim um contato maior com a produção acadêmica em Serviço Social, o que possibilitou levantar propostas de temas a serem pesquisados, refletindo e debatendo em grupo com base nas experiências profissionais e no curso de graduação. Compreendendo a leitura de artigos científicos já produzidos na área como uma forma de identificar as demandas e questões sociais que se apresentam.

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO         ..........................................................................         Página 5

II – O PROJETO         ..............................................................................         Página 7

A DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR         .........................................         Página 7

III – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         .........................................          Página 8

IV – JUSTIFICATIVA         ................................................................        Página 10

V – CRONOGRAMA        ...............................................................        Página 12

VI – CONCLUSÃO                 ...............................................................        Página 12

VII – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS                ...........................        Página 13

I - INTRODUÇÃO

O Método Científico pode ser identificado como um conjunto de atividades que com maior segurança e economia, permite alcançar objetivos, conhecimentos válidos e verdadeiros, e auxilia nas decisões do cientista. Pode ser considerado pelo método geral ou método especifico.

Para obter-se o esperado, deve-se seguir a ordem correta das ações no emprego do método, já que o mesmo é o caminho para o fim.

Os métodos científicos podem ser classificados por dedução (síntese) e indução (análise):

  • Dedução: descobre uma verdade a partir de outras verdades que já conhecemos; parte do geral para o particular.
  • Indução: parte da enumeração de experiência ou casos particulares, para chegar à conclusões de ordem universal; inclui quatro etapas: observação, hipótese, experimentação e a constatação de que a hipótese levantada, para explicar o fato observado, é confirmada pela experimentação e transformada em teoria ou lei. É um procedimento do raciocínio que, a partir de uma análise de dados particulares, encaminhamos para as noções gerais.

Porém, antes de desenvolver o método, é preciso estabelecer os objetivos que pretendemos atingir, de forma clara, examinando de uma maneira ordenada as questões: Por que ocorre? Como ocorre? Onde ocorre? Quando ocorre? O que ocorre?

A pesquisa no serviço social deu-se numa perspectiva tradicionalista, onde o individuo era estudado apenas para fornecer dados ao profissional capaz assim de controlar a população de possíveis rebeliões ou agitações contra o poder governamental.

A pesquisa é um desafio para os profissionais devido às mudanças do ambiente. Fazer pesquisa é para produzir conhecimento, e acima de tudo proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, mas não basta apenas pesquisar por pesquisar sem trazer nenhuma relevância para a sociedade.

Tornou-se essencial na prática instrumental do Assistente Social, proporcionou um crescimento na produção científica do Serviço Social, por meio das bases ideológicas e constituição sócio-histórica da profissão e seus componentes, revendo-se necessária sua inserção no âmbito acadêmico. A partir deste estudo, verificamos a influencia da pesquisa e de seus conhecimentos na formação do acadêmico de Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com