TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  6/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SHIRLEY SANTOS SILVA

PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PORTO SEGURO - BAHIA

2014

[pic 2]

SHIRLEY SANTOS SILVA

PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Relatório de Estagio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância – CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projetos de Pesquisa em Serviço Social.

PORTO SEGURO-BA

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. RELATÓRIO – LEITURA E RESUMO        4

2.1 Resumo do Texto        4

3. FICHA BIBLIOGRÁFICA E RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESCOLHIDO        5

3.1 Fichamento        5

3.2 Resumo crítico do texto        6

4. PROJETO DE PESQUISA        8

4.1 Apresentação        8

4.2 Tema: Família e Sociedade        8

4.3 Objetivos Gerais do Projeto de Pesquisa        8

4.4 Objetivos Específicos da Pesquisa        9

4.5 Justificativa        9

4.6 Metodologia        9

4.7 Fundamentação Teórica        10

4.8 Cronograma        13

5. CONSIDERAÇÔES FINAIS        14

6. REFERÊNCIAS        16


1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho apresenta na primeira etapa um resumo do texto de Matos (2011), apresentando os principais aspectos em relação ao desenvolvimento científico e como este atua para o desenvolvimento das pesquisas científicas, uma vez que o campo científico utiliza uma gama de instrumentos de investigação e padronizações de procedimentos para o desenvolvimento das pesquisas científicas.  

        Foi realizado em seguida um fichamento do texto terceiro setor e voluntariado: a busca por um desenvolvimento local, integrado e sustentável. Onde deixa claro que a sustentabilidade e o voluntariado a partir da década de 80 têm ocupado espaços significativos nas discussões que visam um novo modelo de desenvolvimento social.

        Realizou-se ainda uma análise crítica do texto, apresentando os aspectos que mais chamaram atenção, bem como possibilitando que o mesmo fosse explorado com mais afinco e verificado a importância dada pelo autor em relação ao desenvolvimento do voluntariado e como ele tem contribuído para a melhoria do bem estar social.

        Em seguida deu-se andamento no projeto de pesquisa, onde foi apresentado os requisitos solicitados pela atividade prática supervisionada, destacando a importância do voluntariado no terceiro setor, bem como o trabalho do assistente social para o desenvolvimento do mesmo e contribuindo para o bem estar social.

        Ao final foi realizada as considerações finais, apresentando de forma clara e objetiva todo o processo realizado durante o trabalho e ainda a visão crítica em relação ao voluntariado no terceiro setor e como ele tem contribuído para a minimização dos problemas sociais e possibilitado e contribuído para o trabalho do assistente social.

2. RELATÓRIO – LEITURA E RESUMO

2.1        Resumo do Texto: Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011):

Mattos (2011) inicia o texto com uma citação de Karl Popper que diz “acho que só há um caminho para a ciência – ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonarmo-nos por ele; casarmo-nos com ele até que a morte nos separe – a não ser que encontremos outro problema ainda mais fascinante...”.

Em seguida Mattos (2011) faz uma crítica ao desenvolvimento da metodologia utilizada para a realização das pesquisas, quando diz que toda vez que se inicia um processo de pesquisa, como elaboração de textos acadêmicos, como monografias, dissertações, artigos e teses, sempre haverá um questionamento sobre a imagem da ciência nessas pesquisas e a sua influência sobre elas.

No senso comum, ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo. Objetividade, ainda nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independe das posições (ou das opiniões) de um sujeito qualquer. Tal forma de conhecimento, ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou daquele indivíduo, desse ou daquele grupo social. O conhecimento científico, nessa visão, se imporia a todos. É nesse sentido que ouvimos frequentemente frases como “a ciência demonstra isso” ou “cientistas verificam que...” (MATTOS, 2011, p. 20).

Conforme observado na citação acima, Mattos (2011) tenta deixar bem claro que as ciências são vistas de diversos ângulos, para isso, e fez também uma análise das duas teorias, uma de Popper e Kuhn. Para Popper os cientistas deveriam ser sujeitos engenhosos, que fossem capazes de construir os mais diversos inventivos testes para tentar refutar as suas hipóteses, ou as hipóteses pares. O que deixa claro que a ciência não seria a existência de um método que assegurasse a descoberta de certos aspectos da realidade. O que caracteriza que a ciência seria a dinâmica resumida na seguinte frase: ousadia nas formulações e rigor nas críticas (MATTOS, 2011, p. 22).

Por outro lado, Kuhn diz que a produção do conhecimento científico far-se-ia na maioria das vezes a partir de um paradigma científico. Tal produção do conhecimento seria análogo à resolução de um quebra-cabeça: há regras básicas conhecidas e aceitas por todos, há lacunas a serem preenchidas, e há um conjunto limitado de peças que podem preenche-las. A esse tipo de trabalho, Kuhn chama-se ciência natural (MATTOS, 2011, p. 24).

Partindo para o instrumento de pesquisa Mattos (2011) apresenta a pesquisa bibliográfica como uma revisão, ou seja, tem como objetivo situar a perspectiva do estudo que pretende fazer no contexto do debate existente na comunidade cientifica a qual encontra-se inserido. Desta forma, ao elaborar um trabalho com pesquisa bibliográfica, ou seja, revisão bibliográfica, possibilita a realização de um redesenho do estudo, possibilitando assim a reformulação ou formulação de perguntas chaves do estudo. Sendo um passo muito importante no que alguns autores chamam de construção do objeto de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com