TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Tcc

Por:   •  14/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO___________________________________________ 4

2 DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO____________________ 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS_______________________________ 7

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS____________________ 8

1-INTRODUÇÃO

O Hospital Ascomcer é uma entidade sem fins lucrativos presta atendimento ambulatório de diagnóstico e prevenção como Tomografia, patologia clínica e exames preventivos de colo de útero e mama, além de realizar tratamentos especializados em radioterapia e quimioterapia. O Serviço Social do Hospital busca orientar os pacientes e familiares quanto os seus direitos e benefícios e auxiliar na identificação de recursos que favoreçam o processo de tratamento da doença.

Atuando na prestação de serviços médicos hospitalares com referência em oncologia e o compromisso com a qualidade garantindo a satisfação dos clientes, parceiros, parte interessada e sociedade, qualidade nos serviços prestados com atendimento humanizado além da presteza no atendimento.

O Assistente Social visa desencadear um processo reflexivo aos pacientes e familiares para que possam participar do processo de tratamento

Desta forma, o Protejo de Intervenção foi desenvolvido na sala de espera e também no auditório que através da utilização dos instrumentos e da equipe multiprofissional(assistente social psicólogo estagiários enfermeiros)ambos envolvidos com objetivo de orientar e esclarecer os pacientes e familiares que estão em tratamento na Ascomcer quanto aos seus deveres e Direitos Sociais e como ter acesso a esses.

Ressaltando que cada profissional dentro da sua capacidade se empenhará para não deixar dúvidas dentro do tema trabalhado, fazendo com que o familiar e cuidador saía da instituição com um novo olhar em relação a humanização e acolhimento.

“O acolhimento é uma estratégia porque propõe a integração das atividades, a organização da demanda com vistas à saúde do indivíduo/família, interfere no processo de trabalho e no estabelecimento de uma relação mais próxima do profissional/usuário/serviço” (COIMBRA, 2003, p.23).

2-DESEMVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

Momento da aproximação teórico prática

Participaram do estudo, 1psicóloga,1 assistente social, um Enfermeiro 4 Estagiários, sendo 2 de serviço social e 2 da Psicologia a escolha do tema privilegiou diferentes configurações no hospital que incluíam essa equipe multiprofissional. Esse trabalho foi realizado na sala de espera, exceto a palestra que foi realizada no auditório da própria instituição.

As orientações ,entrevistas, palestras, foram agendadas conforme consentimento e disponibilidade dos participantes. Todas as observações foram registradas em diário de campo para posterior análise. O tempo médio de duração de cada atividade observada foi de 50 minutos. As entrevistas foram realizadas na sala de espera da instituição,. O relato dos entrevistados foram transcrito na íntegra para análise, o tempo médio de duração das entrevistas foram de 50 minutos. Todas os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes de iniciar a entrevista.

A equipe multidisciplinar passou a participar da seguinte forma avaliando o estado emocional dos participantes; e apenas intervir se considerar necessário, A Instituição colaboram com práticas voltadas para grupos de pacientes ou familiares de unidades de internação e de ambulatório. Em geral, a psicóloga designa estagiários de psicologia para acompanharem essas atividades. O trabalho foi realizado em conjunto com profissionais de outras áreas, especialmente enfermeiros e assistentes sociais e estagiários de serviço social. O objetivo dos grupos varia entre informar sobre determinada patologia e seu tratamento; assegurar adesão ao tratamento; auxiliar na adaptação às mudanças provocadas pelo atual estado de saúde; propiciar trocas de experiência entre pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes; oportunizar contato com profissionais da equipe para esclarecer dúvidas; comunicar normas e rotinas da instituição e avaliar a qualidade do atendimento prestado , informar sobre seus direitos e deveres dentro da instituição, e orientar sobre seus direitos mediante as políticas sociais . A observação dos grupos mostrou que o momento e a forma de participação dos membros da equipe variam de acordo com o objetivo da atividade, o grau de envolvimento do profissional e sua qualificação. Existem grupos em que todos os profissionais são convidados a participar o profissional de psicologia e do serviço social que coordenaram as atividade e irão intermediar a relação entre a equipe e os participantes ou entre os participantes. Contudo a Distribuição de Folders educativos com roda conversa foi muito bem aceita pelos familiares e cuidadores. Tendo em vista que alguns tiveram dúvidas sobre os panfletos e folders e logo foram esclarecidas pelos profissionais

Lembrando que a Palestra Educativa foi realizada no auditório com o tema acolhimento e humanização direitos e deveres do acompanhante cuidador e paciente, a mesma foi ministrada pela assistente social Fernanda Guedim Batista.

MARTINS (2001) percebe a humanização em saúde como um processo amplo, demorado e complexo. Aparecem resistências, pois envolvem mudanças de comportamentos onde os padrões já conhecidos são percebidos como mais seguros. Assim, cada profissional, equipe ou organização passa por processo singular de humanizar, pois se não for singular não será de humanização. Sabe-se que para finalizar o projeto, foi realizado um questionário com todo o processo da intervenção e os próprios familiares e cuidadores responderam de forma positiva, deixando claro que a equipe alcançou de forma objetivas os temas propostos.Portanto podemos frisar alguns resultados obtidos com esse projeto

• Maior número de acompanhantes orientados sobre direitos e deveres.

• Maior controle da infecção por transmissões cruzadas e contato.

• Redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com