TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa em serviço social

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO: SERVIÇO SOCIAL (6° SEMESTRE)

DISCIPLINA: PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Acadêmica

MARIA GORETTI BIBAS DOS SANTOS

RA: 366919

TÍTULO DA ATIVIDADE: PRÉ PROJETO EM PROJETOS DE PESQUISA SOCIAL

TUTORA PRESENCIAL: ÂNGELA MARIA DE CARVALHO

TUTORA A DISTÂNCIA: MARIA ANA LÚCIA  A. ANTONIO

TUCURUÍ – PA, 07/11/2014

SUMÁRIO

1- Resumo do Texto

2 - Tema Escolhido

3 - Justificativa

4 - Resumo Crítico

5 - Considerações Finais

6 – Bibliografia

1 - Resumo do texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho Cientifico (ou tentando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011)”.

Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margens à subjetividade, ou seja, a “achismos”, tudo tem de ser alicerçado em provas.

Talvez seja útil iniciar uma conversa sobre metodologia refletindo um pouco 
sobre as concepções que temos sobre a ciência e sobre a produção do conhecimento científico. Afinal de contas, toda a vez que nos defrontamos com a tarefa de escrever um texto acadêmico, seja uma monografia, uma dissertação, uma tese ou um artigo, mobilizaram nossas imagens sobre o que é ciência, e sobre o que é produção de conhecimento científico. Essas imagens também se apresentam quando desejamos realizar uma pesquisa, estudar um tema de modo mais sistemático, ainda que não desejemos escrever um trabalho acadêmico.

Os métodos científicos seriam um conjunto de procedimentos aceito por uma comunidade científica. Após a publicação dos trabalhos de Kuhn, muitos filósofos, historiadores e cientistas vêm se debruçando sobre a ciência e suas práticas. No conjunto, toda essa trajetória de reflexão sobre a ciência convida a abandonar de vez aquela noção de que ciência é uma forma de descobrir a verdade, de demonstrar o que de fato acontece.
A elaboração de um trabalho cientifica pode ser vista como uma construção de argumentos feita com a intenção de convencer certo grupo de pessoas, certo auditório especifico, a saber, a comunidade de cientistas a qual pertencemos.

Para ele, a história da ciência é uma sucessão de demonstrações de que aquilo que tínhamos certeza que era verdadeiro, de fato era falso. Mais do que isso, Popper sugeriu que o que caracterizava a ciência era a tentativa sistemática feita pelos cientistas de refutar as idéias defendidas por eles. A iniciação na ciência seria um processo de aprendizado desses pressupostos partilhados pelo grupo de cientistas.

No senso comum, ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo. Objetividade, ainda nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independe das posições (ou das opiniões) de um sujeito qualquer. Tal forma de conhecimento, ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou daquele indivíduo, desse ou daquele grupo social. O conhecimento científico, nessa visão, se imporia a todos. É nesse sentido que ouvimos freqüentemente frases como “a ciência demonstra isso”, ou “cientistas verificaram que...”.

Na perspectiva da ciência que ora defendemos, só é possível produzir conhecimento científico utilizando um conjunto de contribuições teóricas de outros autores, e dialogando com tais contribuições. Utilizo aqui o termo contribuições teóricas para indicar um conjunto bastante heterogêneo. O texto faz uma reflexão sobre a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum. 

 

2 - Tema escolhido: A Família

Nos dias atuais, quando se fala em família, já não se trata mais daquela família que se via antigamente, ou seja, a nuclear, formada por pai, mãe, e filhos. Família hoje se entende por pessoas que independente de serem consangüíneas dividem o mesmo teto, mantendo uma relação de cordialidade, vem crescendo muito as famílias sem a figura do pai, o que gera, em alguns casos problemas para a mãe, pois ela se vê sozinha, tendo de manter os filhos, suprir as suas necessidades, educá-los, ao mesmo tempo em que tem de sair de casa para trabalhar, e com essa árdua jornada a mãe se sente culpada por não passar mais tempo com os filhos e os filhos se ressentem pela falta da mesma.


A família é vista como conseqüência do tempo da sociedade onde estão inseridas. O papel do assistente social é de suma importância para 
famílias mais carentes que precisam de um olhar mais atento, por parte do profissional, compreendê-las é fundamental, pois tem o potencial de ser um canal de intervenção a fim de promover o enfrentamento da questão social, bem como o fortalecimento de vínculos e emancipação dos indivíduos.

Famílias mais carentes que precisam de um olhar mais atento, por parte do profissional, compreendê-las é fundamental, pois tem o potencial de ser um canal de intervenção a fim de promover o enfrentamento da questão social, bem como o fortalecimento de vínculos e emancipação dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com