TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de tcc

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

Aline magalhães dos santos

Projeto de Pesquisa para TCC

Castanhal- PA

2016

aline magalhães dos santos

Projeto de Pesquisa para TCC

Castanhal- PA

2016


Sumário

  1. Introdução

  2. Delimitação e formulação do Problema

  3. Formulação dos objetivos Geral e Específico

  4. Justificativa

  5. Metodologia

  6. Revisão Bibliográfica

  7. Cronograma de pesquisa

  8. Orçamento

  9. Resultados esperados

  10. Referências

  1. Introdução

OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA PARA ACESSO AO BPC.

  1. Delimitação e formulação do Problema

Este projeto é voltado para o idoso na intenção de facilitar e ampliar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC, sem que haja dificuldades para a sua concessão.

  1. Formulação dos objetivos Geral e especifico
  • Geral: 

Este Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender em que medida o processo de avaliação social para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), realizado pelos assistentes sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode contribuir para ampliar o acesso ao benefício e superar as concepções restritas do idoso e de sua incapacidade para o trabalho e para a vida independente.

  • Específicos:

Conhecer os desafios da avaliação social para acesso ao BPC, mostrar o quanto é fundamental criar estratégias de superação de dificuldades no processo de avaliação social para expandir o alcance da política social para o idoso.

  1. Justificativa:

O Serviço Social tem sua especificação no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos grupos subalternizados, pauperizados ou excluídos dos bens, serviços e riquezas que a sociedade oferece. Este trabalho pretende mostrar os desafios de avaliação para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC voltado para o idoso, ajudando-o com estratégias para o processo de avaliação levando-os a obter o benefício com facilidade quando necessário.

  1. Metodologia:

Não se pretende conhecer todos os aspectos da realidade que perpassa o processo de avaliação social para o acesso ao BPC, mas por meio de aproximações sucessivas, pretende-se “reconhecer o caráter histórico do fenômeno, conhecer o conteúdo objetivo e do significado do fenômeno, de sua função objetiva e de seu lugar histórico” (KOSIK apud BEHRING e BOSCHETTI, 2006, p. 42).

 

  1. Revisão Bibliográfica

Segundo Iamamoto (2008), a política pública de assistência social no marco da seguridade social tem sido um dos âmbitos privilegiados de atuação profissional e um dos temas de destaque no Serviço Social brasileiro recente. O debate sobre as políticas sociais vem oferecendo uma sólida sustentação teórica à qualificação da assistência social no âmbito das relações entre o Estado e a sociedade civil, como direito dos cidadãos que dela necessitam e dever do Estado.

Segundo Boschetti e Salvador (2006), observam várias mudanças nos critérios de acesso ao BPC que é o único benefício assistencial previsto na CF/1988 e para onde é destinada a maior parte dos recursos do FNAS.

  1. Cronograma da pesquisa (previsão sobre o tempo para o desenvolvimento da pesquisa)

Etapas do projeto

1ª Mês.

2ªMês.

3ª Mês.

4ª Mês.

5ª Mês.

  6ªMês.

7ªMês.

Elaboração do Projeto

X

Revisão de Literatura

   X

Apresentação do Projeto

X

Coleta de Dados

X

Conclusão e Redação

    X

Correção

        X

   

Entrega

X

  1. Orçamento

Não há orçamento específico para a elaboração do projeto de pesquisa.

  1. Resultados esperados

Para este projeto, espera-se um grande avanço para essa política social, facilitando os métodos para a avaliação de concessão do benefício tanto para o Assistente Social quanto para o idoso que são peças fundamentais dessa pesquisa (Objeto de estudo), melhorando a forma de atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com