TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto social

Por:   •  15/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DA MULHER

ANANINDEUA – PA - CMDM

TITULO: A SAÚDE DA MULHER RIBEIRINHA

1 – IDENTIFICAÇÃO

1.1 – ORGÃO DE CONTROLE SOCIAL

Conselho Municipal de Defesa da Mulher de Ananindeua-Pa – CMDM

1.2 – PRESIDENTE

Cléa Dias Gomes

1.2 – Técnico de Apoio do CMDM: Anderson Cordovil/CRESS 1º Região 3414

2 – ENDEREÇO

Ananindeua-Pa                                                                                         UF: PA

Tv. We 21, n° 36 B, Cidade Nova II, bairro do Coqueiro

Telefone: (91) 3245 10 81

E-mail: cmdmulher@hotmail.com

ANO DE EXECUÇÃO: 2016

2 - APRESENTAÇÃO

O presente projeto se caracteriza como um instrumento viabilizador de direitos para as mulheres de Ananindeua-Pa, em especial as mulheres ribeirinhas, que muitas das vezes estão desassistidas pelas políticas públicas das gestões públicas.

O Conselho Municipal de Defesa da Mulher – CMDM / Ananindeua, instituído pela Lei Municipal nº. 1.202 de 28 de dezembro de 1993, no Decreto nº. 4.225 de 08 de março de 2005, caracteriza-se enquanto órgão de deliberação coletiva e tem por finalidade promover políticas públicas que visem eliminar a discriminação da mulher assegurando condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Município, nesse sentido o CMDM vem desenvolvendo inúmeras ações que combatam a violação de direitos utilizando inúmeros instrumentos como o projeto denominado: A SAÚDE DA MULHER RIBEIRINHA; tal projeto intenta colaborar com a ampliação de mias políticas sociais para o seguimento mulher, tendo a preocupação com a atenção as mulheres ribeirinhas e sua cidadania através da parceria com a Marinha do Brasil, mediante a disponibilização do navio para o atendimento a saúde da mulher.

3 - JUSTIFICATIVA

Uma das grandes demandas enquanto conjunto das necessidades coletivas da sociedade brasileira é a implementação e ampliação de ações, serviços, programas e projetos da área da saúde, política pública essa que vise garantir o direito a atenção a saúde do cidadão conforme preconiza a Constituição Federal de 1988 – dos Direitos Sociais.

O município de Ananindeua-Pa  é classificado de Grande Porte, com a população estimada de 471.980 habitantes, segundo dados de IBGE de 2010, dessa população 245.345 são mulheres, ou seja quase a metade da população.

A cidade é originária de ribeirinhos e começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.

Referências históricas datadas de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação do Município de Ananindeua que guardam relação com o estabelecimento de uma parada e/ou estação da Estrada de Ferro de Bragança no local onde se encontra instalada a sua sede municipal.


       O Município possui 14 ilhas de natureza quase intocada que serve como um verdadeiro centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica. As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas. Em cada um destes povoados é possível encontrar uma igreja, um campo de futebol, uma pequena escola e muito verde.

Nesse sentido, a população ribeirinha que vive as margens dos rios apresentam dificuldades de toda ordem para acessar o atendimento preventivo e curativo no campo da saúde, tendo em vista as insuficiência desse tipo de atendimento a essa população, por conta de vários fatores de gestões dessa política social pública; assim o CMDM enquanto órgão responsável pelo controle social de políticas sociais voltadas para a promoção da mulher em nosso município tem envidado esforços para o incentivo, discussão e proposição de formas, meios e instrumentos que viabilizem a melhoria da qualidade de vida da mulher, para isso uma das varias ações nesse sentido é a parceria com a sociedade civil organizada, movimentos sociais e instituições governamentais para alavancar ações e atividades voltadas para as mulheres e dentro dessas ações o presente projeto denominado  A SAÚDE DA MULHER RIBEIRINHA se caracteriza como uma proposta para garantir mais cidadania a essa população desassistida pelas políticas socais dos governos, com intuito de garantir alguns serviços a essa população em ANANINDEUA-PA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com