TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática como Componente Curricular

Por:   •  2/1/2023  •  Artigo  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

METODOLOGIA DA PESQUISA - EEL 0092

Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

Robson Estevão da Silva

201708223061

2021.1    

         

Caros alunos, a disciplina de Metodologia da Pesquisa é muito importante para todo graduando. Por isso, vamos exercitar um pouco a prática da pesquisa nessa atividade. Vamos lá?

  1. De acordo com as aulas estudadas nesta disciplina, porque todo graduando deve estudar metodologia? Apontem os três motivos, utilizando suas próprias palavras.

A metodologia científica proporciona o entendimento formal do método de pesquisa na busca por conhecimento. Ela direciona os parâmetros da pesquisa de forma que auxilie a ampliação do conhecimento do objeto de estudo com rigor acadêmico, coerência e coesão em sua elaboração. A metodologia de pesquisa proporciona o conhecimento do caminho a se percorrer, indicando os métodos e etapas que serão realizadas.

A metodologia cientifica também é importante porque esclarece como os instrumentos são utilizados na elaboração do trabalho cientifico, indicando procedimentos. A pesquisa e a investigação realizadas na ampliação do conhecimento e a consequente produção de saber é realizada através da identificação dos caminhos aprendidos durante o trajeto da disciplina.

Outro aspecto importante da metodologia de pesquisa está na colaboração da organização        das ideias e pensamentos, fundamentando sua redação de forma coerente e conforme as  normas da ABNT.

  1. Escreva com suas palavras a diferença entre fichamento, resumo e resenha.

O fichamento é o registro de todas as informações necessárias de uma obra que servirá para pesquisa rápida sobre dados da obra e sobre o que ela diz. Deve conter uma síntese do conteúdo da obra pra facilitar sua consulta quando necessária.

O resumo é a síntese objetiva de uma obra com os principais pontos de forma que fique claro o assunto a ser tratado e os temas de relevância. No resumo as informações são como uma explicação do que a obra trata e seus principais pontos.

 A resenha é um resumo com uma análise critica da obra. Possui opinião do elaborador que apresenta seu ponto de vista, destacando vários pontos, sejam de aspecto positivo ou negativo.

  1. Com base em tudo que estudou nesta disciplina, elabore a partir do seu curso (tem que ser um tema relacionado ao seu curso de graduação):
  1. Um tema para estudar para a futura monografia ou artigo científico.

Instrumentalidade do Serviço Social

  1. Um problema para essa monografia ou artigo científico.

Existe orientação suficiente de como, o que e para que registar?

  1. Três livros que possam dar suporte teórico ao seu tema e problema de pesquisa.

Rodrigues, Maria Lucia; Valente, Mara Thereza; Paulino, Sandra Eloiza. Serviço Social e Sua Reconstrução Técnico-Operativa. São Paulo: EDUC:FAPESP, 2016

Silva, Ângela Maria Pereira. Instrumentalidade e Instrumentais Técnicos do Serviço Social. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Guerra, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

  1. faça duas citações: uma direta e uma indireta de qualquer trecho dos livros ou artigos que utilizou como referência.

Já o relatório processual compreende uma descrição pormenorizada, a narrativa explícita dos acontecimentos e o detalhamento da forma de intervenção. Contempla a narrativa da entrevista, a análise da situação conhecida e dos sentimentos relacionados à situação (Silva, 2017, p. 92)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com