TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento Humano e Linguagem

Por:   •  2/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Internacional - Uninter

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplinas: Psicologia do desenvolvimento humano e linguagem

e compreensão de texto.

Professor (a) /tutor (a) local: Bruna Rodrigues Cardoso Miranda

Nome do Aluno(a), RU: Ana Caroline Oliveira de Jesus, 1713737

Identificação Bibliográfica: PEREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas; ALMEIDA, Saulo Teles. Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial. Goiás: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003. pp.95-107 

                                           RESENHA

O artigo de Cícero Pereira, Ana Raquel Rosas Tores e Saulo Teles Almeida traz uma análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial, no artigo os autores fazem um questionamento sobre os avanços das mudanças na legislação que coíbe manifestações de comportamentos e atitudes discriminatórios e se essas leis realmente contribuem para a diminuição do preconceito racial.

O texto relata que talvez por existirem várias leis que proíbem a discriminação, os grupos majoritários não deixam de praticar os atos preconceituosos, mas começam a desenvolver estratégias ideológicas para mascarar essas práticas. E que através de estudos foi verificado que existem dois tipos de preconceito: o clássico, que se caracteriza pelas atitudes hostis em relação a um grupo e o novo, em que atitudes aparecem mais encobertas, assim a nova expressão de preconceito mascara a forma clássica fazendo parecer que diminuíram os atos e preconceito e discriminação.

O artigo vai utilizar de uma análise quantitativa das representações sociais como forma de estudo para analisar como um discurso ideológico pode está associado ao preconceito racial, nesse estudo foi realizada uma pesquisa com 120 alunos do primeiro ano de psicologia que foram divididos em dois grupos, um experimental e o outro de controle, foi dado aos alunos um texto onde os deveriam avaliar a atitude de uma gerente de uma loja de cosméticos de um shopping center onde essa precisava selecionar uma funcionária para completar seu quadro de vendedoras, após analisar  os currículos ela selecionada duas moças com competências profissionais idênticas e quando chega o momento da entrevista ela percebe que uma moça tinha pela negra a outra moça pele branca, a gerente ao ver as duas moças não teve dúvidas, e escolheu a moça de cor branca. Na situação do grupo experimental foi acrescentado como justificativa da gerente um discurso central onde ela não se via como uma pessoa preconceituosa, porém ela considerava a população brasileira preconceituosa e que seus clientes alvos preferiam ser atendidos pela moça de cor branca, assim ela estaria sendo profissional e cumprindo seu papel de administradora de negócios, esse discurso diferenciava o grupo experimental do grupo de controle.

Os grupos tinham que avaliar se a gerente foi justa, se foi profissional e tinham que se posicionarem na situação da gerente, se fossem eles na situação quem eles escolheriam, também deveriam dizer suas preferências em relação a cor de uma atendente em uma loja e qual a preferência da população brasileira ao serem atendidos em uma loja.

 O resultado da pesquisa mostra que o grupo que teve acesso ao discurso justificativo da gerente, consideraram a atitude dela mais justa e mais positiva do que o outro grupo e tendem a contratar a moça branca enquanto o outro grupo fica dividido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com