TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO DE VISITA

Por:   •  18/8/2016  •  Seminário  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP-FAECE

4 Semestre de Serviço Social

ENIGMAS DO SERVIÇO SOCIAL

Fortaleza, Novembro de 2015.

ENIGMAS DO SERVIÇO SOCIAL

                          Resumo do trabalho apresentado em sala de aula,  do curso de Serviço Social, na Faculdade  UNIP-FAECE .

Professora: Juliana Maranhão

Ana Julia da Rocha Rodrigues

Ana Karoline Lima Ferreira

Ana Raquel Martins Claudino

Arlene de Sousa Silva

Diana Maria Silva Nogueira de Queiroz

Luciana Mary Rabelo de Lima Feitosa

Francisco Jose Silva Rodrigues

Kelly Costa de Oliveira

Tuane do Nascimento Gomes

Valderi Luis de Andrade

Fortaleza, Novembro de 2015.

O trato da questão social e da proteção social requer uma grande reflexão. Além dos limites sócio históricos, por conta das características em espaço e tempos diferenciadas. Processo de reconhecimento de conflitos sociais presentes na sociedade capitalista. São presentes questões neste termo que refletem as contradições da sociedade: as extremas desigualdades resultantes dos modos de produção e reprodução social e desenvolvimento.

Nesse contexto, o social adquire um alto grau de interesse; nas abordagens mais amplas, ele demarca uma nova dimensão que resgata noções clássicas aparentemente abandonadas, ora tinge concepções que ignorava, buscando oferecer uma nova identidade a projetos criticados, ora pretende fazer novas saídas para a crise social.

São diversas as perspectivas de pensamento que se apropriam do termo questão social ao longo dos tempos e sua utilização de forma distorcida pode minimizar os efeitos produzidos pelos processos sociais que envolvem tal questão.

Carta Comunitária

Tentativa de chegar em um modelo social europeu. Surgiu da necessidade de que a dimensão social estivesse presente ao âmbito das atividades trabalhistas encaminhadas a instaurar na comunidade, um mercado único. Contém os seguintes aspectos: livre circulação; emprego e retribuição; melhoria das condições de vida e de trabalho; proteção social; liberdade de negociação coletiva, formação profissional; igualdade de trato entre homens e mulheres; informação, consulta e participação dos trabalhadores; proteção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho; proteção dos meninos e dos adolescentes, pessoas de idade avançada; pessoas com atividade limitada.

A questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, politicas e sociais ocorridas na Europa do séc. XIX. Entretanto as transformações societárias que vem ocorrendo nas economias capitalistas desde a década de 1970 tem alterado o tratamento teórico da questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com