TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOCIAL VIVENCIADA NOS ÚLTIMOS DIAS

Por:   •  17/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1]        [pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

JULIA BANDEIRA CAVALCANTE

QUESTÃO SOCIAL VIVENCIADA NOS ÚLTIMOS DIAS

FORTALEZA-CE

2017

A expressão questão social começa a ser utilizada no século XIX sendo utilizada para nomear o fenômeno de pauperismo decorrente da implementação do capitalismo monopolista. A questão é produto e expressão da contradição entre o capital e trabalho.

Com o surgimento de novos problemas vinculados as modernas condições de trabalho urbano, e o processo de pauperismo crescente da classe trabalhadora a questão social se expressa de forma mais aparente. Uma das expressões da questão social mais aparentes no último tempo é a violência e o desemprego.

Em 2016 a taxa de desemprego no Brasil segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passa de 21,2% isso contribui para o aumento do processo de pauperismo no pais e contribui também para a busca de trabalhos informais e a precarização das condições de trabalho desde indivíduo que para sua sobrevivência tem que vender a sua força de trabalho.

Uma outra expressão da questão social bem presente no pais é quantidade de pessoas que vivem em situação de rua que de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 1,8 milhões de pessoas estão neste perfil os do, que é um reflexo da exclusão social que a cada dia atinge e prejudica uma quantidade de indivíduos que não se enquadram no atual modelo econômico que exige do trabalhador uma qualificação profissional,

A população em situação de rua é decorrente de vários fatores tais como: a violência, uso de drogas, perda de autoestima, a miséria, o desemprego e até problemas de saúde mental.

Com a ineficiência de políticas públicas voltadas para atender a esta parcela da população, coube a Organizações não governamentais ONGs e instituições religiosas realizar atividades de distribuição de alimentos, roupas e cobertores. Outro trabalho de assistência são os abrigos temporários e os albergues que, de um modo gral, são considerados insuficientes para beneficiar toda essa população.

Tais políticas, cujo objetivo é amparar as pessoas que delas necessitam são insuficientes e geralmente não atacam a causa do problema já que são fornecidas de forma assistencialista e não como um benefício continuado. Seria necessário a criação e implementação de uma política pública mais eficiente que pudesse reintegrar estes indivíduos na sociedade através de cursos preparatórios e uma demanda no mercado de trabalho para que estes indivíduos pudessem ter uma qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (124.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com