TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida do Idoso

Por:   •  1/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  3.596 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

POÇÕES

  2015


  1. APRESENTAÇÃO

No desenvolvimento do meu estagio II no cras volante na cidade de Ibicuí-Ba foi desenvolvidas metodologias de trabalho social com idosos mostrando uma nova realidade para os mesmo. Surgiu o desejo de desenvolver este projeto de intervenção com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos idosos e do ambiente onde ele vive.

Com o objetivo de elevar a autoestima de cada um deles envolvidos neste projeto, a partir da articulação com as politicas estaduais ofertada pelo município, mais cabe ressaltar, que os idosos assim como os demais seres humanos necessitam de assistência, amor, segurança e respeito adquirindo novos conhecimentos e experiência sendo útil e valorizado em sua própria sociedade.

O projeto surgiu da necessidade vista nos idosos em interagir no meio social com um envelhecimento saudável, pois os mesmos vêm sendo estudados a muitos anos com foco na necessidade e importância de envelhecer bem e saudável ao decorrer de suas vidas. Sendo que este projeto esta direcionado aos idosos atendido no Cras volante, onde desenvolvem assistência social. Será ofertada aos mesmos deste município uma enorme oportunidade de cuidar de sua saúde biopsicossocial, através da participação em grupos de novas atividades, com ações que busque atuação dos idosos para assim ter uma qualidade de vida melhor com proteção a saúde a reabilitação a melhoria da convivência familiar e social.

  1. JUSTIFICATIVA

Para um melhor desempenho e conscientização tanto do idoso quanto da família envolvida e da sociedade que os cercam, mostrando a eles a importância de uma qualidade de vida para um desempenho físico e qualidade de vida numa pratica de hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada com um apoio de profissional capacitados a ajudar a mostra os idosos uma nova maneira de ver e repensar na vida com a auto estima renovada e cheia de expectativa mostrando que a vida não acabou que agora sim é a hora de goza do que foi trabalhado e construído nos valores mentais e materiais para um viver melhor.

  1. OBJETIVO GERAL

Promover o resgate da valorização do idoso na sociedade, com suas experiências e vivencias cotidiana através de ações e atividades que despertem neles a realidade social.

  1. OBJETIVO ESPECIFICOS

 * Ocupar o tempo livre do idoso com atividades de educação física

* Contribuir para aumentar sua autoestima com atividades envolventes.

* Sensibilizar  a sua inserção ao meio social.

* Estimular pratica de educação física para uma melhor qualidade de vida.

  1. PUBLICO ALVO

São os idosos na região do Ingrunado na zona rural de Ibicuí-Ba

  1. METAS A ATINGIR

A comunidade idosa de no mínimo 30 pessoas, para desenvolver o projeto na região. Para que os mesmo possam ter uma melhor qualidade de vida ao meio social.

  1. METODOLOGIA

O projeto de intervenção tem como método de ação principal o envolvimento do idoso envolvido no contexto em razão do desenvolvimento, além dos idosos trazer também seus familiares e alguns profissionais do cras. Visando uma mudança de comportamento e concepção, ou seja, os envolvidos a terem uma reflexão de uma qualidade de vida melhor. Os participantes do cras a serem utilizados com os diferentes seguimentos sociais envolvidos, dispondo de reuniões, palestras, eventos de confraternização, visitas domiciliares, pesquisas e opiniões com entrevistas, para desenvolver esta metodologia ocorreu um estudo da região, visando uma infra-estruturar pra realização das atividades, localização e estratégia, credibilidade de um trabalho já desenvolvido pelo cras na comunidade. Foi utilizado o método de pesquisa para levantamento dos dados da comunidade para elaborar o projeto.

Que foi considerada de grande importância a participação dos idosos e de seus familiares, apesar do planejamento do projeto ser flexível, foi proposto aos indivíduos par discutimos algumas ações a serem desenvolvidas. O projeto pretende dar subsídios de uma nova realidade ao trabalho já existente pelo cras, contudo fizemos ações mais significativas intensificadas.

        7 .RECURSOS HUMANOS

  • Psicólogos
  • Assistente social
  • Professores

  1. RECURSOS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS
  • Secretaria de Educação.
  • Comunidade Rural do Ingrunado.
  • Secretaria de Ação social.
  1. AVALIAÇÃO

Será feita a do projeto nos moldes dos planejamentos e estratégicas, onde serão avaliados os indicadores, gráficos de desenvolvimento e desempenho de cada atividade desenvolvida no decorrer do projeto na execução das ações como objetivo geral do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com