TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida dos idosos

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo geral        4

2.2 Objetivos específicos        4

3 REFERENCIAL TEÓRICO        5

3.1 Envelhecer com saúde        5

3.2 Uma alimentação saudável é fundamental para o idoso        5

3.3 Atividade física na terceira idade        6

3.4 Qualidade de vida do idoso e o serviço social        7

4 METODOLOGIA        8

4.1 Tipos de Estudo        8

4.2 Local/Período        8

4.3 População        8

4.4 Ações a serem desenvolvidas        8

5 CRONOGRAMA        10

6 ORÇAMENTO        11

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO        

 

, pois é nesta idade que existe a necessidade de medidas para prevenir certas doenças. O Estatuto do Idoso pretende humanizá-lo e aproximá-lo cada vez mais de sua família e doconvívio social. A família deve ser o ponto de apoio em todos os momentos e circunstâncias.

Diante esse contexto, ocorrerá a realização de oficina com os idosos no Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Rua Monsenhor Esmeraldo S/N, Bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte no mês de abril de 2014. Um dos membros da equipe tem um parente que é assistido por essa instituição e outra visitou o lugar e gostou muito do trabalho realizado no CRI, por isso se justifica a escolha do assunto.

Quanto ao local escolhido, verificou-se que lá acontecem diversas atividades com os idosos e tornou-se mais apropriado para as apresentações da equipe.

Conclui-se que o envelhecimento é uma questão social, fazendo com que o maior direito humanitário seja ter uma vida digna, chegar à velhice sem problemas, com qualidade e satisfação dos anos vividos. O idoso é como uma memória viva da sociedade, tendo consigo as experiências para compartilhar com seus descendentes fatos que deram origem a outras questões presentes na sociedade. Por isso a necessidade dessas informações, propiciando maior conhecimento da área aos futuros usuários da velhice.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Realizar uma oficina sobre a Qualidade de Vida do Idoso, na Rua Monsenhor Esmeraldo S/N, bairro Franciscanos – Juazeiro do Norte-CE.

2.2 Objetivos específicos

Estudar sobre o assunto;

Reunir os idosos para fazer uma dinâmica;

Fazer o uso de slides;

Elaborar um questionário para os idosos;

Passar um vídeo sobre a qualidade de vida dos idosos; Distribuir panfletos, incentivando uma melhoria de vida;

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Envelhecer com saúde

Para Neri (2007), há uma estimativa para a população brasileira de um grande aumento de idosos. A nossa maior preocupação é que essa idade seja alcançada com saúde, visando uma velhice com mais qualidade.

Sabemos que nessa fase ocorrem grandes transformações e dependendo do estilo de vida que se leva podemos enfrentar grandes problemas, principalmente se não tiver saúde. Com o passar do tempo, as chances de desenvolver doenças crônicas aumentam, por isso, devemos nos prevenir com hábitos saudáveis, como por exemplo, praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem, realizar coisas que dêem prazer, ter bom humor, manter a mente em ação e procurar evitar hábitos errados.

Refere-se a essas transformações como um resultado das diferenças individuais do comportamento fisiológico e psicológico. Envelhecer é tornar-se mais experiente, mas nem sempre é fácil viver essa experiência. O maior desafio é conseguir uma maior sobrevida com uma qualidade de vida melhor. (Meier-Ruge, 1988)

Conclui-se que grande parte das pessoas idosas procura viver melhor adaptando-se às condições que a eles são oferecida, buscando sempre uma qualidade de vida melhor através da prática de atividade física, uma alimentação saudável, tudo isso visando seu bem estar.

3.2 Uma alimentação saudável é fundamental para o idoso

É fundamental na vida do idoso ter uma alimentação saudável, com frutas ricas emnutrientes, pois a falta dos mesmos pode apresentar algum problema de saúde que é o caso do cálcio, pois os ossos ficam frágeis. Para chegar à terceira idade com saúde, precisamos ter uma boa alimentação, aí teremos uma vida mais longa, com saúde. E para promover esse bem estar, os idosos terão de assumir atitudes que contribuam para essa melhora na alimentação. É importante ter cuidado na alimentação com grande quantidade de calorias, pois isso pode causar prejuízos à saúde. Mas o importante é prevenir, aceitar que esses pequenos cuidados façam a diferença no bem estar do idoso. Uma orientação nutricional deve ser o componente principal de atenção à saúde desde jovem, uma vez que a alimentação equilibrada é o fator que mais contribui para a prevenção de doenças que possam surgir com o passar dos anos. Esses benefícios favorecerão a pessoa idosa, pois estas terão sua saúde menos comprometida.

Segundo, Veras (2003) 24, o envelhecimento saudável deve não só fazer parte das preocupações do setor saúde, mas também ser incluída como prioridade na agenda social do país, para que as intervenções nutricionais sejam realizadas ao longo da vida, e assim as pessoas possam chegar ao envelhecimento com saúde, agregando qualidade aos anos adicionais de vida. O prolongamento da vida é uma aspiração de qualquer sociedade.

Conclui-se que o organismo daqueles que estão na terceira idade não é capaz de absorver todos os nutrientes, portanto é fundamental balancear o consumo de alimentos dos mesmos.

3.3 Atividade física na terceira idadeSabemos da importância que tem a prática de atividade física em todas as etapas da vida, principalmente quando se trata de cuidados com a saúde. Para os idosos isso se torna necessário e é importante incluir na sua rotina atividades físicas com o objetivo de manter-se ativo. O sedentarismo é o principal inimigo dos idosos acima de 60 anos. Movimentar-se não só previne as doenças, mas ajuda a tratá-las. As melhoras para quem pratica algum exercício são visíveis, tais como a redução de dores e a melhora na auto-estima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com