TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida dos idosos

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO..................................................................................................3

2. JUSTIFICATIVA        4

3. OBJETIVO .............................................................................................................5

3.1 OBJETIVO GERAL...............................................................................................5

3.2.OBJETIVO ESPECÍFICO......................................................................................5

        

4. PÚBLICO ALVO......................................................................................................5

5. METAS A ATINGIR.................................................................................................6

6. METODOLOGIA......................................................................................................6

7. RECURSOS HUMANOS..........................................................................................7

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS..................................................7

9. AVALIAÇÃO............................................................................................................7

10.CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO..........................................................................8

11. REFERENCIAS......................................................................................................9

        



1. APRESENTAÇÃO;

                      Atualmente o Município de Meruoca dispõe de dois Centros de Referência de Assistência Social, o CRAS Sonho Meu e o CRAS Bem Me Quer. Este último, no qual foi realizado o Estágio Obrigatório I, referência a parcela da população que corresponde aos cinco distritos que compõe a cidade, tais como: São Francisco, Fernandes, Palestina, Camilos e Anil. O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias, além disso, é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços da Proteção Social Básica.  

        O CRAS desenvolve diversas atividades, dentre elas, os serviços de convivência e Fortalecimento de vínculos, o qual desenvolve o trabalho social com famílias, tais como: acolhida, orientação, grupos de convívio e fortalecimento de vínculos, informação, entre outros.

                      O CRAS Bem-Me-Quer possui, atualmente, 16 números de SCFV, dentre estes, pode-se destacar o serviço desenvolvido com os idosos no Distrito de Fernandes. Considerando que o referido grupo contém bastante idosos, surgiu a necessidade de desenvolver o presente projeto neste grupo, a fim de contribuir na melhoria da qualidade de vida dos idosos deste território.

        O grupo de idosos de Fernandes já existia por meio de uma associação que foi desativada, no entanto, no ano passado foi reativado pelo CRAS Bem Me Quer. Os encontros são semanais, durante todas as terças feiras e, conta, atualmente, com 15 idosos inscritos e 04 ouvintes. O serviço objetiva o envelhecimento ativo e saudável e o fortalecimento de vínculos familiares, prevenindo o isolamento do idoso.

        O presente projeto de Intervenção é uma responsabilidade Social, que visa atender os idosos em suas necessidades físicas, sociais e mentais, buscando o resgate da cidadania da população idosa. A intervenção apresentada visa buscar proporcionar melhor qualidade de vida para os idosos através da criação de um espaço de discussão de temas referentes as necessidades dos participantes na busca pela efetivação da cidadania e promoção na terceira idade de qualidade.  


2. JUSTIFICATIVA;

O aumento considerável da população acima de 60 anos de idade vem sendo objeto de observação em todo mundo, inclusive no Brasil. Esse envelhecimento populacional se deve, entre vários fatores, ao desenvolvimento tecnológico, principalmente na medicina e na melhoria da infraestrutura sanitária, que acaba por auxiliar na redução da mortalidade e, consequentemente, proporciona melhor qualidade de vida. Tal crescimento da perspectiva de vida nos traz questões prementes que precisam ser discutidas. No bojo do contexto apresentado, o primeiro tópico a ser analisado está relacionado a questões que possuem peso ímpar para a   o significado do processo de envelhecimento e a respectiva inclusão social da figura do idoso. Embora os idosos tenha seus direitos já assegurados legalmente (CF, estatuto do idoso), ainda, assim, possuem seus direitos negligenciados, sobretudo, por parte da própria família, que não os reconhece enquanto cidadãos de direitos, pelo fato de não os considerarem mais como indivíduos úteis na sociedade. Essa situação repercute também, em âmbito comunitário.

Diante disso, surgiu a necessidade de desenvolver o projeto SOU IDOSO, SOU FELIZ no distrito de Fernandes, localizado no município de Meruoca, a fim de contribuir para superar os problemas que afetam suas vidas, proporcionando espaços de oportunidades de aprendizagem, e possibilidades de mudanças, de acordo com suas necessidades, para que estes tenham uma vida digna, dinâmica e produtiva.  O projeto SOU IDOSO, SOU FELIZ visa proporcionar uma vida mais dinâmica, criativa, recreativa, onde os idosos possam desfrutar de uma interação social onde convive, tendo inclusão do seu potencial de trabalho, de suas capacidades e talentos, reunidos seus conhecimentos e experiências alcançadas ao longo de sua vida. Assim, será desenvolvido um espaço onde o projeto busca contribuir para a inclusão social do idoso capaz de realizar e resgatar sua autoestima, pois no distrito de Fernandes há muito idosos que estão com a alta estima muito baixa, onde o projeto visa proporcionar melhor qualidade de vida e o exercício pleno de sua cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com