TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CAROLINI BARRETO LEME - 7598630979

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

JUNDIAÍ – SÃO PAULO

2017

[pic 2]

CAROLINI BARRETO LEME – 7598630979

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

[pic 3]

JUNDIAÍ – SÃO PAULO

2017

SUMÁRIO

INDENTIFICAÇÃO 04

APRESENTAÇÃO 05

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 05

INTRODUÇÃO 06

DESENVOLVIMENTO 08

AVALIAÇÃO DO PROJETO 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS 09

BIBLIOGRAFIA 11

IDENTIFICAÇÃO 

Nome do Estagiário: Carolini Barreto Leme Curso: Serviço Social

Telefone: (11) 97527 - 8582 e-mails: carolini.leme@hotmail.com

 Nível do Estágio Supervisionado: III

Local de Estágio: Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Itatiba

Endereço: Av. Saudade – 43 Itatiba – SP

Nome do (a) supervisor (a) acadêmico (a): Maria Marcela A. P. de Castro Julião Nº CRESS 36857

Nome do (a) supervisor (a) de Campo: Denise Masiero Tognolo

Nº CRESS 33885

Carga horária: 150 Horas Início: 02/03/2017 Término: 28/05/2017.

APRESENTAÇÃO

O trabalho social vem com o propósito de beneficiar pacientes com doença renal crônica além de auxiliar não somente o paciente como também seus familiares.

Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada na ala de hemodiálise no município de Itatiba na Santa Casa da Misericórdia de Itatiba, elaborada a fim de se verificar a situação socioeconômica e interesse por parte de ambos caso o projeto viesse a ser aplicado.

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

IRMANDADE SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ITATIBA, está localizada na Avenida da Saudade, nº 43 no Centro em Itatiba – SP. Fundada no dia 1 de janeiro de 1899, teve como fundadores: Tenente – Coronel Francisco Rodrigues Barbosa, Capitão Antônio Ferraz Costa, Capitão Doutor Alfredo Perroud, Doutor J.J. Carvalho filho, Estanislau José Soares, Benedito Leite de Paula e Ambrósio Dolce como objetivo a criação de um hospital de caridade no município. O programa de atendimento a pacientes de Hemodiálise no município de Itatiba teve início em 10 de março de 2015, tendo como finalidade o atendimento de portadores de insuficiência renal crônica, com a possibilidade de garantir melhoria de vida a estes indivíduos.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de expor o que foi apreendido e compreendido durante todo o período de estágio de campo na Ala de Hemodiálise do hospital Santa Casa da Misericórdia de Itatiba.                                  Ao longo de todo o estágio foi observado a importância do trabalho dos profissionais que ali atuam, pois cabem a elas como assistente sociais realizar acompanhamento social dos pacientes que ali estão e seus familiares.

O estágio de campo no Setor técnico de Serviço Social na Santa Casa de misericórdia de Itatiba possibilitou a compreensão do papel profissional no âmbito hospitalar, por meio de instrumentais como: atendimentos, visitas domiciliares e institucionais mesmo raras, estudos sociais, elaboração de relatórios, acompanhamentos de casos, etc.

Na área da saúde existe a necessidade de se compreender os aspectos sociais, econômicos e culturais, pois estão presentes na vida dos indivíduos ali atendidos e cabe ao Serviço Social a busca de ações estratégicas reforçando o direito social à saúde. No campo de estágio foi possível vivenciar as mais diversas demandas que ali chegavam as mãos do profissional de Serviço Social como a chegada de novos pacientes, o acompanhamento em diversas alas do hospital seja ela na UTI, hemodiálise, pediatria, UTI neonatal, pronto socorro, maternidade, dentre tantas outras demandas que cabem a Assistente Social. No período de estágio o acompanhamento de casos e a elaboração de projetos e relatórios fizeram parte do currículo do estágio de campo, com a supervisão da profissional responsável, do qual se propôs orientar e instruir com total empenho e qualidade.

O Projeto Vencendo as Barreiras de Ser Um Renal Crônico foi produzido durante o estágio II, o qual obteve boa aceitação e evolução ao longo de sua realização. O Projeto foi realizado na Ala de Hemodiálise dentro da própria instituição, com o intuito de trazer melhoria de vida a estes pacientes e seus familiares.

Este projeto tem como objetivo a humanização, visando à qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, encaminhando-os a oficinas profissionalizantes oferecidas gratuitamente pela prefeitura de Itatiba, tais como: Padaria artesanal, mini bolo decorado, oficina de risoto, designer de sobrancelhas, maquiagem, toalha de lavabo com pedrarias, entre outras.

Visando sua importância na especialização profissional os tornando empreendedores do próprio negócio, o projeto dará a oportunidade de conciliar o tratamento feito três vezes na semana ao trabalho feito após a especialização das oficinas por parte deste público alvo. O projeto não somente busca a reinserção social dos renais crônicos, que devido a doença e ao árduo tratamento ficam impossibilitados de trabalhar, o que consequentemente gera isolamento social, como também busca resgatar o amor próprio destes indivíduos e o fortalecimento de vínculos entre seus familiares. As oficinas são realizadas por projetos da prefeitura que juntamente ao projeto atendem os renais crônicos e seus familiares além de oferecer oficinas a toda a população.

Afirmando que houve procura pelos pacientes e seus familiares pelos cursos atingindo o objetivo principal do projeto.

A realização do estágio em todas as suas etapas se tornou um processo fundamental, pois será ele parte da transição do aluno para o profissional, no qual proporcionou a oportunidade de desenvolver capacidade de reflexão sobre a prática profissional, onde se é necessário que haja por parte do estagiário uma visão critico analítico das dificuldades e facilitadoras que ocorrem no âmbito de relações sociais existentes dentro do campo de estágio, considerando pequenos e grandes desafios enfrentados dentro da Instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (844.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com