TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Serviço Social

Cristiane Doroteia Ferreira Franco.........RA: 2836312633

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

SERTÃOZINHO-SP

2018


UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Serviço Social

Cristiane Doroteia Ferreira Franco – RA: 2836312633

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estagio Supervisionado III

SERTÃOZINHO-SP

2018

SUMÁRIO

  1. Identificação..................................................................................4
  2. Introdução.....................................................................................5
  3. Desenvolvimento..........................................................................7
  4. Considerações finais....................................................................8
  5. Referências..................................................................................11
  6. Avaliação do Projeto – Serviço Social.....................................12

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Cristiane Doroteia Ferreira Franco

Curso: Serviço Social

Telefone: (16) 991661416 - E-mail: crisdorot@gmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: Estagio Supervisionado III

Local de Estágio: Condomínio Geraldo Honório Garcia

Empresa: Travain Serviços de Treinamentos LTDA

Endereço: Rua Oliveira Bento da Silva, 370

Supervisora Acadêmica: Gisele Cristina Costa Victorio Nº CRESS: 42471-9ª

Supervisora de Campo: Sandra R. Pereira Ribeiro Nº CRESS: 57636-9ª

Carga horária: 150 horas - Início: 19/03/2018 - Término: 28/05/2018


INTRODUÇÃO

Estágio realizado dentro de um condomínio de apartamentos financiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida (faixa 1). As ações são executadas pela empresa Travain Serviços de Treinamento LTDA, e para tanto, firmaram parcerias com Associação Instituto Terroa, Associação Cabeça di Nego, terceirizados autônomos e com o poder público, a fim de desenvolverem atividades que promovam melhora na qualidade de vida e tragam autonomia aos moradores da comunidade.

O campo de estágio tem como sede de atendimento o Centro de Convivência do condomínio, sendo possível, durante os três períodos de estagio, o acompanhamento do trabalho da assistente social em todas as atividades oferecidas aos moradores, que tem como base atender quatro eixos do Caderno de Orientações de Trabalho Social da Caixa Econômica Federal (COTS): 1- mobilização, organização e fortalecimento social; 2- acompanhamento e gestão social da intervenção. 3- educação ambiental e patrimonial e; 4- desenvolvimento socioeconômico. Em campo são feitos trabalhos de conscientização, divulgação de campanhas em parceria com o poder público municipal, estadual e federal, atividades como cursos de dança de rua e grafite, promovendo a integração com outros projetos sociais da comunidade, atividade de crochê, ações e reuniões para a promoção do desenvolvimento territorial, tendo como foco a economia solidaria, execução de feiras solidárias de artesanato e alimentação nos arredores do condomínio, projetos para jovens e ações de empoderamento, além do atendimento individualizado de acolhimento e escuta aos moradores, observando nestes atendimentos a necessidade de encaminhamentos para rede pública de assistência social, saúde ou educação.

   Entendendo que a assistente social também desenvolve o papel de educadora social junto aos moradores, os mesmos são beneficiados com ações e eventos que auxiliam a sustentabilidade do território, promovendo atividades de coleta seletiva, reciclagem e correta destinação dos resíduos sólidos, campanhas de conscientização sobre a dengue e febre amarela, limpeza dos blocos, tendo observado que esses espaços comuns estavam sendo degradados. Verificou-se a necessidade de ações junto aos moradores quanto à orientação, responsabilidade socioambiental, melhoria e conservação destas áreas comuns no que visa o meio ambiente e a criação das áreas verdes e sua importância junto à comunidade. A educação ambiental vista como questão social deve gerar mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal, assim como a harmonia entre os moradores e o ambiente que vivem, com base nisso foram coletados os indicadores necessários para a execução do projeto denominado “Geraldo Florido”.

 Assim, foi possível compreender que a educação ambiental não tem apenas o contexto de arborização ou embelezamento do espaço comum do condomínio, mas serve como orientador nas estratégias inovadoras que passam a ser desenvolvidas em certo tempo pelos próprios moradores, gerando sustentabilidade ambiental e patrimonial. A assistente social age como uma implementadora de políticas sociais, neste caso, políticas socioambientais para melhor aproveitamento de espaços e manutenção de forma consciente das áreas comuns do condomínio, promovendo a valorização do empreendimento e do meio ambiente.

A partir dessa perspectiva constatou-se a necessidade de trabalhar os conceitos de preservação, incentivando a comunidade quanto a preservação ambiental, entendendo que está se constitui em uma nova demanda de trabalho para a assistente social. Como o ambiente do campo de estágio está localizado em uma comunidade onde moram aproximadamente 304 famílias dividindo todo espaço de área comum de circulação. Foi observado que frente aos blocos existiam vários espaços de terra que não eram aproveitados. O projeto vislumbrou várias áreas de trabalho, como reciclagem, manejo consciente de mudas e incluindo o reaproveitamento de espaços de forma sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com