TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

NOME – ELAINE JANAINA DA CONCEIÇÃO  RA -4930923545

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

BELO HORIZONTE – MG

2015 

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

                                  “ Relatório de Estágio apresentado ao curso

                                                    de Serviço Social do Centro de Educação a

                                                    Distância –      CEAD       da      Universidade

                                                    Anhanguera      UNIDERP     como Requisito

                                                    Obrigatório para cumprimento da disciplina

                                                    de Estágio Supervisionado III.              

               

BELO HORIZONTE - MG

2015

[pic 3]

Sumário

  1. Introdução

  • IDENTIFICAÇÃO

 Nome do Estagiário: ELAINE  JANAINA DA CONCEIÇÃO

Curso: Serviço Social

Telefone: (031)9577-5086  E-mail: elaiejana2013@hotmail.com 

Nível do Estágio Supervisionado:III

Local de Estágio: NIC – Núcleo de Incentivo a Cultura

Endereço: Rua Quinquim de Mandú, 480 Bairro Guanabara – Contagem – MG – CEP: 32145-560

Nome do(a) Supervisor(a) acadêmico(a): Daniela Correa

Nome do (a) Supervisor (a) de campo: Mônica Messias

Carga horária: 110 Hs Início:     /04/2015   Término: 30/06/2015

BELO HORIZONTE - MG

Junho - 2015

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

  1. DESENVOLVIMENTO:

a) Identificação da Instituição;

O núcleo de Incentivo à Cultura – NIC é uma instituição sem fins lucrativos e está localizado à Rua Quimquim do Mandú, 480 Bairro Guanabara região– Contagem- Minas Gerais –, fundada em 29 de Outubro de 2003. A instituição e voltada para atendimento social que visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Os serviços são gratuitos e realizados por voluntários. A captação de recursos financeiros ocorre de doações, eventos promovidos em sua sede, iniciativa privada e convênio com Prefeitura de Contagem através da secretaria de Desenvolvimento Social. A entidade acredita que é preciso mais articulações para parcerias em todos os cenários sociais como o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, com vistas á melhor na qualidade dos serviços prestados á sua população. Tem como missão garantir o acesso da população atendida ás políticas públicas sociais, como direito á proteção social, educacional e cultural. Tem como objetivo, promover, incentivar, apoiar e executar atividades e projetos sociais que visem á melhoria na qualidade de vida do público atendido, facilitando o acesso ás políticas públicas de promoção da cidadania nas áreas social, educacional e cultural.

b) Programa e Projetos

Os projetos desenvolvidos pela instituição são: Juizado de Conciliação, Curso Pré Vestibular Gratuito, Ginástica para Idosos, Atendimento demanda espontânea da comunidade, Projeto Carroceiro Legal. Todos estes projetos têm índice de 95% de aceitação pela comunidade. Segundo relato da presidente, o cursinho pré- vestibular atinge media de 70% de aprovações nos vestibulares, o Juizado de Conciliação recebe em media de 35 casos por mês para audiências com 50% resultado satisfatório, disse que no caso dos idosos, a aceitação é visível, pois a lista de presença que é o indicador de aceitação, não aponta variação e nem aumento de  faltas, pois a presença e deste publico é permanente.

c) alcance social dos projetos

Segundo Mônica supervisora do estagio do qual faço parte, disse que de todos projetos que a Instituição desenvolve, o de maior dimensão é o Projeto Carroceiro Legal, que tem como objetivo regulamentar a atividade dos carroceiros de Contagem promovendo a inclusão socioprodutiva e o fomento aos empreendimentos econômicos solidários as redes de cooperação de materiais recicláveis fortalecendo os processo de coleta seletiva no município, oportunizando a melhoria de condições e vida, trabalho, renda e acesso as políticas públicas. O Publico Alvo são os carroceiros e seus familiares em situação de vulnerabilidade social e econômica. O período do projeto e de um ano. Seus parceiros são: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras dentre outros.

d) espaço do estagio na organização

Trata-se de um projeto dentro do Programa Brigada da Limpeza desenvolvido pela Secretaria de Limpeza Urbana de Contagem, e as atividades desenvolvidas pelo estagiário são: Cadastramento sócio econômico dos carroceiros, visitas aos Ecopontos, mobilização via telefone, suporte para desenvolvimento da elaboração de capacitação dos agentes dos Ecopontos, Suporte na organização das reuniões com os carroceiros.

e) Alinhar a pratica do estagio à teoria

 Alinhar a pratica do estagio á teoria aprendida em sala de aula não é uma tarefa fácil, mesmo porque o púbico atendido é um publico ainda desconhecido para a equipe técnica do projeto, pois ainda não iniciaram as ações propriamente da intervenção social.

O projeto que participo como estagiaria, visa regulamentar a atividade profissional dos carroceiros de Contagem/MG, o projeto iniciou em dezembro de 2013, todavia eu iniciei meu estagio no final de fevereiro, considero que perdi uma parte considerável de informações e dados, mas de março ate a presente data tenho tentado interagir com todas as ações propostas no projeto.

O estagio do qual participo inicia as 13h00minhs na Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Limpeza Urbana, onde sou acompanhada por três assistentes sociais alem da coordenadora que também é assistente social. A atividade é um tanto repetitiva, pois ficamos às quatro horas na sala administrativa onde elas se ocupam em elaborar minutas de documentos, elaborar regulamentos, preparação de material para palestras e capacitações. Uma ou duas vezes de acordo com planejamento mensal esta equipe se dirige ao Ecopontos para visita técnica, conversam com os agentes de limpeza lotados ali, e elaboram mensalmente relatório técnico para a Secretaria de Limpeza Urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (349.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com