TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  16/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

                                                            [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

               

JESSYCA BRUNNA SANTOS COSTA

RA 374681

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

                                                   

CAXIAS-MA

2016


INTRODUÇÃO

        A importância do estagiário para a vida profissional é de grande valia para a sociedade na formação do profissional, Nos leva a compreensão e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida. 

Buriolla (2001) diz que o estágio é campo de treinamento, espaço de aprendizagem do fazer concreto do serviço social. Essa fase de aprendizado consiste na preparação do acadêmico para a inserção no mercado de trabalho, inter-relacionando e integrando a formação acadêmica – mais especificamente a teoria aprendida em sala - com a prática profissional. Sendo assim nos inserimos no campo com o propósito de entender sua profissão com a realidade prática e sua ligação com a teoria bem como o emprego das técnicas e instrumentos comuns ao cotidiano da profissão e também na execução de planos e projetos.

No estágio supervisionado I, foi percebido através de diagnostico uma grande presença de moradores de terceira idade no bairro Pai Geraldo, a proposta para o estágio supervisionado II foi a elaboração de um projeto de intervenção dentro daquela comunidade, então foi tido público alvo para execução do projeto os idosos e seus familiares, assim foi realizada uma palestra no qual enfatizou a problemática da família ao cuidar dos idosos no ambiente familiar e buscando discutir as melhores medidas necessárias para se cuidar de um idoso, observando seus direitos garantidos em Lei, na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 1º/10°2003.

Este projeto também promoveu a importância de atividades que valorizem o idoso, buscando resgatar sua cultura, atividades, sentimentos, potencialidades e autoestima. Bem como, informar sobre seus direitos, auxiliando no desenvolvimento das potencialidades e habilidades das pessoas idosas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e valorização do ser humano. O objetivo do projeto é mostrar os direitos do idoso e como ele pode ter um envelhecimento saudável e digno, mas o foco também é a família do mesmo, pois percebemos que muitos precisam de respeito e carinho.

DESENVOLVIMENTO

O estágio com foco no projeto de intervenção, prima o estudo das declarações da questão social da comunidade, traçando o perfil socioeconômico das famílias residentes no bairro através de um diagnóstico social realizado por meio de visitas domiciliares e da aplicação de um questionário específico para a obtenção dos dados pessoais, profissionais e sociais de cada grupo familiar da área pesquisada, firmado em atividades teóricas e práticas, utilizando os instrumentais pertinentes à atuação profissional.

         O bairro foi legalizado no ano de 1992, porem bem antes já ouvimos relatos de morados que já viviam naquele local que antes era conhecido com Ramires com isso percebemos que existiam morados com aproximadamente 40 anos naquela localidade. Percebeu-se ainda na execução do trabalho de extensão a dificuldade na garantia dos direitos e necessidades básicas dos moradores sendo por maioria idosos. 

A partir de pesquisa no Estatuto do Idoso foi mapeada uma lista de situações que foram relacionadas ao cotidiano do idoso daquela região, lista em questão foi complementada com a consulta a um especialista na área, e logo em seguida foi elaborada e o material impresso será usado na divulgação e posteriormente foram feitas pesquisas a conteúdos jurídicos relacionados ao tema a fim de construir uma coletânea de atos jurídicos para a composição do material. O resultado esperado até este ponto foi reunir todo o material a ser usado na divulgação da palestra. E então a partir desse conteúdo foi realizada uma sistematização dos principais pontos a serem explanados na palestra. 

Depois de estudos e planejamentos foi executado o projeto de intervenção  tendo como tema” Transformando a terceira”, em melhor idade, tendo como o objetivo de assegurar e informar aos idosos e familiares sobre seus direitos do ponto de vista juridico, conscientizando-os sobre a importância da família no ato de cuidar e a participação efetiva da sociedade no envelhecimento, conforme no Estatuto do Idoso. De acordo com Suiter ( 2000 ), na sociedade moderna a terceira idade deve estar associada com felicidade, experiência e sabedoria. Estas ideias devem ser disseminadas por todos os cantos. Mas para que haja mudança do comportamento de nossa sociedade quanto a terceira idade, devem ocorrer também outras alterações com esforços para melhoria de vida de nossos idosos em todos os sentidos.

Foi feito todo um planejamento de palestras e dinâmicas, convidamos toda a população do bairro para a palestra informativa que aconteceu na escola U.E.M Guiomar Cruz Assunção porém a meta atingida não foi satisfatória pois apenas 7 idosos se fizeram presentes e 3 familiares, contudo os presentes saíram satisfeitos e animados, Tivemos uma parceria com um palestrante que informou aos idosos sobre seus direitos com dinâmicas para os idosos, familiares e acompanhantes enfatizando a importância do mesmo, que precisa ser cuidado, amado e respeitado. No término foi feito um lanche com uma conversa informal sobre o tema proposto com os próprios convidados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com