TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II

Isângela Barbosa da Silva

[pic 1]

Atividade Avaliativa II: Relatório Final

Professor Regente: Arno Vorpagel

Professor Tutor Virtual: Sabrina Cerva

Goiânia, 2017


INTRODUÇÃO

O projeto de intervenção produção e renda será executado em Goiânia, junto ao CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, do recando das minas gerais, visa atender ao grupo de famílias da oficina de bordado, arrecadação de doações de matérias em condições de uso, para ser usado nas oficinas que é uma extensão do CRAS.   Em decorrência da necessidade de uma atividade que enfoque a produção de renda em consonância com a importância, do desenvolvimento da autoestima, autonomia, sustentabilidade, fornecendo oportunidade de atividade reflexiva, palestra sobre o empreendedorismo promovendo assim, uma feira de artes para demonstração das atividades desenvolvidas pelo grupo durante o tempo de minicursos ofertados pelo CRAS.

O estágio supervisionado é o momento de aliar a prática com a teoria e para isso, ele apresenta diversos procedimentos de observação, reflexão, prática supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, atividades práticas e projetos de intervenção e ação.   E através desses procedimentos podemos avaliar e relatar o nosso parecer sobre a realidade em que o usuário está inserido, visando sempre a melhor forma de sanar as necessidades e orientar de forma educativa para que as políticas públicas e os direitos cheguem até o público alvo.

Promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico ético profissional da estagiária do curso de Serviço Social, bem como capacitar a compreensão das dimensões constitutivas dos exercícios profissionais, técnico-metodológicos, técnicos operativos e ético-político.


1 INTERVENÇÃO DO ALUNO ALICERÇADA NO PLANEJAMENTO

No processo do estágio supervisionado I é necessário que se desenvolva e realize o projeto de intervenção que é uma técnica utilizada para provocar mudanças no ambiente institucional no qual é planejado de acordo com os problemas detectados dentro do campo de estágio, buscando trazer resultados positivos.   Portanto, para a execução do presente projeto de execução, no estágio II, que foi necessário realizar um estudo prévio, através de observação e perguntas feitas a equipe técnica do CRAS- Recanto da Minas Gerais, onde foi possível ser identificado quais as demandas, quais as deficiências no campo.  E diante disso podemos formular esse projeto de intervenção e ver na prática a intervenção alicerçada no planejamento do semestre passado.

De acordo com a Constituição Federal de 1988 que define em seus artigos 203(Assistência Social como políticas públicas que será prestada quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social) e 204(as ações governamentais desta área serão realizadas com recursos dos orçamentos da seguridade social) e com a Lei Orgânica da Assistência Social-Loas (1993) a Assistência Social, passa a integrar o tripé da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e a previdência Social.    Com a aprovação da política Nacional de Assistência Social (PNAS-2004), que desenvolve e detalha a política de assistência de acordo com as definições da LOAS, trocando o seu direcionamento em termo de gestão, serviços, controle e financiamentos.

           O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome busca implementar o Sistema Único de Assistência (SUAS), que tem como uma de suas funções a proteção social que está dividida em Proteção Social Básica (PSB), a Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSE) e Alta Complexidade.

           Considerando a definição expressa na lei n° 12.435/2011, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social.

          Eu estagiária (Isângela) de Serviço Social do CRAS- Recantos das Minas Gerais, sob supervisão da assistente social Vanisa Aparecida Climério, executaram a intervenção: “INTERVENÇÃO DO ALUNO ALICERÇADA NO PLANEJAMENTO”.

          Além de palestras, houve exposição de trabalhos manuais, feitos pelas senhoras que participa do grupo no CRAS que produzem crochê, tapetes, toalhas e bordados.

          Todo material utilizado para produção a criação dos artesanatos são fruto de doação. Com a exposição colocamos a venda o que foi produzido para que o valor arrecado, padecesse gerar mais produção e lucro com aquisição de mais materiais.  Tivemos vendas de roupas que recebemos doação em bom estado, que somaram ao caixa total.

             Visando atender ao grupo de famílias da oficina de bordado, arrecadação de doações em condições de uso que é uma extensão do CRAS. Em decorrência da necessidade de uma atividade que enfoque a produção de renda em consonância com a importância, do desenvolvimento da autoestima, autonomia, sustentabilidade, fornecendo oportunidade de atividade reflexiva, palestra sobre planejamento familiar e promovendo assim, uma feira de artes para demonstração das atividades desenvolvida de pelo grupo durante todo processo foram claro a aceitação e interesse por parte de todos que já fosse programado para continuidade dessas atividades.

2 TEMATIZAÇÃO DO OBJETO DE INTERVENÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA RELAÇÃO COM A QUESTÃO SOCIAL

O estágio supervisionado possui um caráter formativo, sendo esta a oportunidade de o estagiário associar teoria e prática numa perspectiva investigativa de quem deseja conhecer o campo de estágio e sua dinâmica de desenvolvimento voltada para a organização dos processos que visam a construção a aprendizagem do aluno.

Desse modo, o campo de estágio se constitui numa oportunidade de se construir conhecimentos a partir das diferentes situações que surgem nesse campo, tanto em termos teóricos, quanto práticos a partir das vivências das pessoas neste espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (201.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com